Para ingressar no universo digital de maneira assertiva é necessário tomar alguns cuidados: após definir processos internos é hora de partir para o planejamento. É através dele que será definida toda estratégia, sempre com base em análises que devem ser realizadas.
O total de pessoas com acesso a internet no Brasil no primeiro trimestre de 2013 chegou a 102,3 milhões, segundo o IBOPE Media. Dados da Anatel indicam que o Brasil terminou junho de 2013 com mais de 253 milhões de celulares. A difusão dos smartphones atinge 26% da população (Ipsos OTX Media CT – julho/13), e esses proprietários dependem cada vez mais de seus dispositivos. Mais de 85% acessam a internet todos os dias no smartphone e muitos nunca saem de casa sem ele.
Estes são números interessantes, principalmente para micro, pequenas e médias empresas. Mas para ingressar no universo digital de maneira assertiva é necessário tomar alguns cuidados: após definir processos internos é hora de partir para o planejamento. É através dele que será definida toda estratégia, sempre com base em análises que devem ser realizadas. Veja abaixo alguns pilares para sua empresa desenvolver um bom planejamento:
Objetivo
Tenha um objetivo claro. O que espera com o site? Vender? Fidelizar? Branding?
Cenário
Entenda o cenário em que sua empresa está inserida. Analise o mercado, a economia, as tendências de consumo, o comportamento e universo da marca.
Concorrência
Faça um benchmarking de produtos, serviços e presença digital de seus concorrentes.
Público
Um dos pilares mais importantes. Entenda quem são seus consumidores, como eles interagem com a marca e quais os canais utilizados.
Estratégia
Após análise inicial, defina o rumo que o planejamento irá seguir, tipo de conteúdo, plataformas, etc.
Plano de ação
Hora de “arregaçar as mangas” e detalhar as táticas para executar as estratégias. Em cada ação deverá constar o que será feito, por quê, onde, quando, por quem, como, quanto custará e o mais importante: os Indicadores de Performance (KPI).
Cronograma
Desenvolva um mapa com o cronograma das ações para facilitar o acompanhamento.
Lembre-se que marketing não é uma ciência exata e a internet é um meio em constante evolução. É preciso mensurar resultados constantemente para não deixar os investimentos se perderem.