O quarto texto da série “Como gerenciar leads com sucesso” traz dicas práticas sobre como planejar as ações na empresa. Saiba porque é fundamental definir as estratégias de marketing para gerar leads, porque é necessário contratar pessoas para trabalhar com vendas online e que diferença faz um treinamento para toda a equipe.
Se você quiser conferir os textos anteriores da série, é só clicar nos links abaixo:
- #01: Implementando a cultura digital na empresa
- #02: Definindo processos internos
- #03: Conhecendo as plataformas de negócios
Passo 1 – Defina as estratégias para gerar leads
Chegou a hora de conversar com o departamento de Marketing e definir quais campanhas vocês vão colocar para rodar. Quais informações disponibilizar no site, qual produto ou serviço pode ter uma landing page, quais anúncios serão usados nas redes sociais, assim como os portais verticais (Mercado Livre, OLX, no caso de concessionárias, Web Motors, iCarros, entre outros).
Passo 2 – Selecione quem vai ficar responsável pelas vendas online
Muito provavelmente você vai precisar de uma equipe para cuidar deste novo setor. As pessoas que vão gerenciar os leads devem lidar muito bem com a internet, tendo facilidade em operar softwares e redes sociais. Caso necessite contratar, calculamos sempre o número de novos vendedores de acordo com a entrada mensal de leads.
Ex: um vendedor online pode tratar em média até 250 leads por mês. Se uma empresa tem em média 1000 leads por mês, será necessário contratar pelo menos 4 pessoas para a equipe, além de definir um gerente específico para o departamento de vendas online.
Passo 3 – Treine a equipe com todos os processos importantes
Depois de definir as estratégias e contratar o pessoal, é a vez do treinamento. Pode até parecer muito burocrático a princípio, mas saber usar a ferramenta e todos os detalhes nela inseridos é primordial para o sucesso.
Gerenciando da maneira correta você conseguirá principalmente:
- Diminuir o tempo de atendimento, deixando o cliente mais satisfeito;
- Acompanhar o desempenho da equipe comercial e ações de marketing digital;
- Acessar todas as informações a qualquer momento e a qualquer lugar
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