Descubra as melhores práticas de distribuição de leads de forma rápida, eficiente para, assim, fazer uma gestão otimizada e que impacte positivamente nos resultados da empresa.
A correta distribuição de leads é uma estratégia fundamental para ajudar os times de marketing e vendas, bem como toda a organização, a conquistarem bons resultados. Essa separação permite que os vendedores não fiquem sobrecarregados e que os leads sejam atendidos no menor tempo possível, sem comprometer a qualidade, claro.
Além disso, distribuir leads com eficiência permite uma melhor administração da qualidade dos contatos, que devem ser abordados conforme a chance que possuem de concretizar algum negócio. Assim, leads “frios” não são trabalhados pela equipe de vendas até que estejam prontos para o momento da compra.
Quer saber como fazer a distribuição de leads com eficiência? Confira o conteúdo que preparamos sobre o tema, logo abaixo.
O que é distribuição de leads?
Na prática, a distribuição de leads consiste em categorizar os interessados no produto ou serviço que uma empresa vende para que sejam, no momento ideal, abordados pela equipe de vendas.
Esse processo de agrupamento, normalmente, é realizado por um software de gestão de leads, capaz de realizar esse tipo de tarefa com eficiência, que é um fator decisivo para os resultados da empresa.
Por que a distribuição de leads é importante?
A distribuição de leads é importante por vários motivos, seja para administrar o volume de contatos e também a qualidade dos mesmos. Dessa forma, nenhum vendedor vai ficar acumulado com muitos contatos para fazer, da mesma maneira que não vai perder tempo com leads que ainda não estão no momento de compra.
Assim, os vendedores responsáveis pela condução da negociação podem atingir resultados cada vez melhores e, de quebra, poderão ajudar a equipe de marketing na busca pelo público-alvo que mais contribui para o crescimento da organização.
Por último, a eficiência na distribuição de leads vai permitir que os vendedores façam contato com os prospects rapidamente, assim que eles forem categorizados como leads qualificados.
O que acontece quando essa distribuição não é bem feita?
Obviamente, temos alguns problemas quando o processo de distribuição de leads não é feito corretamente. Com a falta de organização, é possível que alguns contatos qualificados não sejam atendidos rapidamente ou pior: nem sejam atendidos por algum vendedor.
Seguindo essa linha de raciocínio, a má administração de leads ainda vai resultar na “queima” de contato com um possível cliente, que é abordado no momento que ainda não está preparado para comprar.
Boas práticas para uma distribuição de leads eficiente
Agora que você entendeu a importância de uma boa distribuição de leads, é hora de conferir as melhores práticas para que isso seja feito com eficiência. Mesmo que sua empresa tenha características únicas do segmento que atua, é importante seguir as recomendações para não errar nesse processo.
Software especializado
Antes de iniciar o processo de gestão dos leads, é importante contar com um software especializado para tal função. O Followize, por exemplo, é um sistema completo para este tipo de tarefa, garantindo mais produtividade, economia de tempo e dinheiro quando o assunto é gestão de leads.
Sendo assim, busque um sistema robusto e que atenda as necessidades de gerenciamento dos contatos.
Distribuição conforme critérios de vendas
Agora que você já conta com um sistema especializado para gestão de leads, é hora de juntar a equipe de vendas e marketing para fazerem a definição dos critérios que irão categorizar cada lead.
Ticket médio, tamanho da empresa do possível cliente e dificuldade da negociação, por exemplo, podem ajudar a categorizar os contatos e, dessa forma, facilitar a posterior distribuição para os vendedores, conforme a experiência para condução do negócio.
Separação por perfis
Da mesma forma que a distribuição por critério de venda, a separação por perfis, normalmente realizada pela equipe de marketing, vai definir as características macro do público-alvo e, dessa maneira, facilitar os contatos futuros com os prospects.
Nesse quesito, a separação pode ser feita por faixa etária, cargo, segmento (B2C ou B2B) e até região do país, entre outros pontos. Independente da separação escolhida, é importante que ela faça sentido pra empresa e, principalmente, para o time de vendas.
Necessidades
A separação por necessidades é uma categorização de mais baixo nível, onde a ideia é conhecer de forma mais profunda o que leva um lead a se interessar por seu produto ou serviço.
Aqui, conforme seus conteúdos forem sendo consumidos pelos leads, será possível traçar um perfil para que o time de vendas faça uma abordagem mais pontual no futuro. Por exemplo, uma empresa que fornece um sistema ERP pode perceber se um lead tem uma necessidade em contratar um software de gestão empresarial ou não.
Assim, em cima da necessidade identificada, a abordagem do time de vendas poderá ser mais certeira para aumentar as chances de uma negociação positiva, além de gerar uma satisfação maior no cliente.
Retrabalho de leads não qualificados
Da mesma forma que a identificação de leads qualificados é importante, o retrabalho dos leads não qualificados é essencial por dois motivos:
- Ajuda a identificar quais leads não tem chance alguma de fechar negócio;
- Ajuda a identificar qual a melhor abordagem para fazer um lead se tornar qualificado.
No primeiro caso, a identificação de leads não qualificados vai evitar que a empresa perca tempo com contatos que dificilmente tenham vontade ou necessidade de fazer negócio. Se encaixam nessa situação, por exemplo, pessoas que consumiram artigos e baixaram materiais ricos apenas para compreender um conceito, mas nada além disso.
No segundo caso, o retrabalho vai permitir que a equipe de marketing e vendas identifiquem qual é a melhor abordagem para fazer um contato avançar dentro do funil de vendas. Assim, leads indecisos podem sinalizar se realmente querem fazer negócio e qual o melhor momento para isso.
O importante, nos dois casos, é conhecer a base de leads e não deixar nenhum lead sem identificação, mesmo aqueles que não tenham interesse em comprar o que você vende.
Otimize sua distribuição de leads hoje mesmo
Agora que você entendeu como a distribuição de leads é importante para qualquer empresa, poderá planejar e organizar a sua base da melhor forma possível, dentro da sua realidade. Aplicando as boas práticas que trouxemos aqui, será possível ver uma maior eficiência no atendimento aos leads e, com isso, um inevitável aumento nos negócios.
Portanto, se você precisa de ajuda no gerenciamento dos leads, não deixe de conhecer o Followize, um software completo para sua empresa se organizar e não deixar dinheiro em cima da mesa. Solicite uma demonstração agora mesmo e comprove como ele pode melhorar a produtividade e aumentar os lucros.