Agora que você já sabe a importância de fazer uma boa gestão de redes sociais chegou a hora de conferir um cronograma nota dez que vai te auxiliar na gestão de conteúdos em cada uma das plataformas utilizadas Confira e baixe o material!
Na semana passada te mostramos por que investir em boas estratégias de redes sociais pode ser um diferencial para aumentar suas vendas e ainda disponibilizamos um e-book com dicas e informações básicas sobre como começar. Agora vamos te ajudar a controlar a gestão de conteúdos nas redes sociais.
Para isso, o primeiro passo é entender que a gestão de conteúdo nas redes sociais compreender algumas etapas:
- Planejamento: hora de colocar seu briefing em ação mais uma vez! Determine quais são seus objetivos em cada plataforma, mapeie seus concorrentes e saiba sobre o que você vai falar e quantas vezes vai falar.
- Estruturação: Se você ainda não tem perfil nas redes sociais, é hora de cria-lo!
- Definição de persona e conteúdos: etapa complementar ao seu briefing, defina a linguagem que será utilizada nas redes sociais, estilo visual e tipo de comunicação com base no seu público-alvo.
- Definição de ações: Elabore sua estratégia de conteúdo para redes sociais com possíveis pautas a serem abordadas, palavras-chave, hashtags e temas abordados.
- Desenvolvimento de conteúdo especializado: hora de colocar a mão na massa e preparar os materiais que serão divulgados para seu público – lembrando que eles devem ser sempre relevantes e estarem ligados à sua marca ou produto, mas não falando diretamente nela e sim fazendo ligações subliminares e estratégicas para conquistar a audiência.
Outros fatores básicos que você deve levar em conta é a produção antecipada de materiais para publicação. Uma boa alternativa é trabalhar sempre com um calendário de um mês a quinze dias de antecipação às publicações, assim você mantém todo processo de produção e aprovação alinhado para evitar atrasos ou falhas na periodicidade. E se algum conteúdo extra surgir, é só fazer um simples encaixe.
Mais uma dica é aproveitar as datas comemorativas ao longo do ano para fazer publicações e postagens especiais em redes sociais, sobretudo aquelas que têm ligação direta com o seu negócio e podem representar oportunidades de vendas sazonais.
Lembre-se também de observar com frequência de tipo de conteúdo tem maior resultado em sua audiência. Isso pode te ajudar a direcionar as produções futuras, além de ser uma excelente índice para seu fechamento mensal, mantendo sempre o termômetro do aquecimento do público e continuidade de seu conteúdo.
E por que você precisa de um cronograma para controlar redes sociais?
Bom, você já sabe que dinamismo, frequência e agilidade são itens essenciais para manter um bom relacionamento com seus públicos nas redes. Mas controlar todos os braços e plataformas que estão disponíveis no mercado hoje – facebook, instagram, linkedin, twitter, pinterest, snapchat e uma infinidade de oportunidades que podem variar de acordo com o seu perfil de atuação – pode não ser uma tarefa tão simples se você não souber como otimizá-la.