Todos os passos que explicamos até aqui são fundamentais para gerenciar leads com sucesso. Quando chegamos ao ponto de termos material suficiente para análise (principalmente se pensarmos em período – como 1 mês por exemplo) é a hora de verificar o que deu certo e o que não deu (o famoso debriefing).
Com isso, a equipe de vendas online é parte necessária dessa análise: como foi o tempo de atendimento? Como foram as conversões? Quem teve melhor performance nas vendas? Saiba tudo isso aqui no nosso texto!
Mas antes de começar, se você quiser conferir nossos outros posts, é só clicar nos links abaixo:
Vamos começar pelo tempo de atendimento. É aqui que você saberá em quanto tempo seu lead foi atendido e quanto tempo ele demorou para comprar ou simplesmente ser finalizado. Cada produto ou serviço tem seu próprio tempo, ou seja, uma loja que vende produtos perecíveis tem um tempo menor de atendimento do que uma imobiliária, em que o cliente passa dias ou até semanas negociando uma casa.
Já no item capacidade de atendimento (fluxo) você consegue saber se a sua equipe está performando bem. Se no final do mês ainda faltam muitos leads para serem atendidos, isso pode indicar que falta mão de obra para atender a demanda.
Quando falamos em conversão, pensamos em quantos leads entraram e quantas vendas aconteceram a partir desse contato. Dependendo do segmento, o ideal seria trabalhar com uma taxa de conversão de 5% para cima. Se a sua estiver menor que isso, muitas coisas merecem ser analisadas (qualidade das campanhas de marketing, número de leads atendidos, mão de obra disponível, entre outros).
Outro ponto importante: você sabe dizer qual é o tempo médio das vendas do seu produto ou serviço? No setor automotivo, uma compra demora em média 45 dias para acontecer, desde o primeiro contato com o lead até a data da compra. Isso quer dizer que o lead será trabalhado durante todo esse período.
E os motivos de vendas não realizadas? Eles precisam ficar claros e serem padronizados. A pessoa não comprou porquê? Preço? Desistência da compra? Toda e qualquer informação nesse caso ajuda, pois esse mesmo lead pode ser reativado um certo período depois, com alguma promoção ou benefício que ele tenha pedido.
Isso tudo citado acima ajuda e muito a melhorar a performance da equipe e a performance individual de cada vendedor.
Afinal, qual é o segredo?
O segredo no fim das contas é replicar boas práticas. Se um vendedor online está vendendo muito bem, veja o que ele faz de diferente dos outros e replique para o resto da equipe. Pode ser a forma de abordagem, o tempo de atendimento e a disposição para atender todo o fluxo de leads que chega.
Gostou do texto? Então fique atento porque em breve teremos nosso último texto da série “Como gerenciar leads com sucesso”.
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