Confira um guia básico de como divulgar seu negócio nas redes sociais em 9 passos simples e altamente eficazes.
Que as redes sociais se tornaram uma boa ferramenta de marketing para as empresas se relacionarem com seus clientes não existem mais dúvidas. Ao longo dos últimos anos, esse canal se tornou um dos meios mais interativos e diretos no contato com o público, ganhando de vez a atenção dos departamentos estratégicos nas pequenas e grandes empresas.
No entanto, para quem atua no universo corporativo, o principal objetivo não é apenas ampliar a base de seguidores ou gerar interação. As redes sociais devem, acima de tudo, ser capazes de impulsionar os negócios e gerar novas vendas.
Com um bom planejamento, conhecimento sobre cada uma das plataformas disponíveis, atenção ao público e estratégias de interação com o consumidor é possível criar iniciativas contínuas que não apenas elevam o conhecimento e fidelização à marca, como também podem promover a venda direta nesses canais.
Então, se você ainda tem dúvidas de como divulgar seu negócio nas redes sociais — e os motivos para fazê-lo —, continue lendo esse guia até o final e confira os 9 passos simples para aplicar hoje mesmo.
1. Conheça bem o público que você quer atingir
Se você quer saber o primeiro passo de como divulgar seu negócio nas redes sociais, primeiramente vai precisar saber qual público quer atingir. Com informações de localização, idade e sexo disponíveis nesses canais, você também pode públicos com características bem específicas, como características pessoas e comportamentos, por exemplo.
Assim, é essencial conhecer quais são os atributos da persona para que os anúncios sejam mais eficazes em seu objetivo. Dessa forma é possível criar ações direcionadas para um número significativo de pessoas, aumentando sua chance de retorno sobre o investimento realizado.
2. Defina o alcance dos anúncios
Sem ter que pagar valores altos como um anúncio de TV ou rádio — práticas que estão perdendo cada vez mais força em alguns segmentos — para atingir um grande número de pessoas, com criatividade você consegue distribuir o seu conteúdo e aumentar a visibilidade de seu produto.
No entanto, é preciso definir o alcance dos anúncios para fazer cada centavo contar bastante. Nesse sentido, você pode apostar em campanhas locais ou de nível nacional — e até mundial, se a sua empresa atuar dessa forma.
3. Defina seu orçamento de marketing
Outro ponto importante, que você precisa saber ao entender como divulgar seu negócio nas redes sociais, é que um orçamento de marketing mensal e recorrente é essencial para o sucesso das ações.
Portanto, seja na crise ou nos tempos onde o dinheiro não é um problema, tenha um orçamento bem definido para conquistar leads e gerar mais oportunidades de negócio. Mesmo que seu investimento vá para campanhas de reforço de marca, é essencial manter o marketing sempre ativo.
4. Escolha as redes cuidadosamente
Sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais existentes. Isso faz suas campanhas perderem o foco, o que — possivelmente — não vai levar a um resultado muito positivo em médio e longo prazo.
Portanto, entenda onde seu público está e tende “dominar” essa rede social. Com o tempo, você pode até avançar para outros sites, mas primeiro tem que extrair o máximo desempenho dos locais que escolheu inicialmente.
5. Aposte na força do público
Nada é mais dinâmico e rápido que o poder de um compartilhamento. Se o material for interessante e promover algum tipo de interação então, pode esperar que em pouco tempo a sua publicação estará nas páginas de muitos seguidores, atraindo a cada minuto mais e mais interessados em conhecer melhor a sua marca.
Sendo assim, trabalhe com conteúdos que possam ser compartilhados para que o poder do tráfego orgânico seja uma grata realidade para a sua empresa. Além de potencializar os resultados, esse tipo de estratégia ajuda a economizar nos investimentos de marketing.
6. Preze pelo bom atendimento ao público
Se você quer saber como divulgar seu negócio nas redes sociais com eficiência, vai ter que entender que os anúncios não são a única fonte de alcance. O atendimento ao público, quando bem feito, também tem um potencial imenso.
Quantas vezes você tem a oportunidade de conversar com um cliente tão diretamente quanto nas redes sociais? Esse tipo de plataforma exerce a magia da aproximação ao criar o efeito de “humanização” em uma página corporativa.
As pessoas não veem ali apenas a sua marca, mas passam a interpretá-la quase que como uma pessoa, que interage e conversa com ela a cada ação. E o melhor: de forma contínua, antes, durante e depois da compra.
7. Planeje bem o que será publicado
Outro passo importante na hora de saber como divulgar seu negócio nas redes sociais é planejar bem o que será publicado, pois isso tem um efeito grandioso nos resultados de marketing — e também na parte comercial, claro.
Portanto, procure as melhores dicas de conteúdo para redes sociais e defina um calendário editorial bem estruturado. A partir dessas ações, você terá mais chance de obter a visibilidade necessária para fazer sua marca decolar.
8. Defina objetivos para o bem do negócio
Mais um passo importante ao anunciar nas redes sociais é ter objetivos bem definidos. Nessa hora, é essencial pensar em metas que realmente beneficiem a empresa — e não sejam apenas questões de vaidades como muitos gestores ainda buscam por aí.
As métricas de vaidade precisam ficar de lado nessa hora. Nada de buscar curtidas ou número de seguidores, que são importantes, mas não podem direcionar os esforços de marketing. Portanto, pense no que realmente ajuda a sua empresa a crescer e faturar mais.
9. Mude rápido, quando necessário
Após avaliar os resultados, considerando os objetivos definidos previamente, você precisa decidir rapidamente se vai seguir com a estratégia ou tomar um rumo diferente. E a flexibilidade das redes permite isso: que as mudanças sejam feitas em pouco tempo, o que ajuda na execução de testes e aumenta o potencial de aprendizado.
Aprendeu como divulgar seu negócio nas redes sociais?
Então, é hora de aplicar!
Bons motivos para investir nas redes sociais agora não faltam mais, não é mesmo? Então, comece agora mesmo a tirar seu plano do papel para aproveitar o melhor que o mundo digital pode oferecer.
Faça um bom planejamento, considere os pontos que a gente trouxe aqui e execute rapidamente, sempre evoluindo a cada dia. Com inteligência e conhecimento, você poderá colocar a sua marca em outro patamar. Boa sorte!
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