Chegou a hora de entender por que é tão importante investir nas vendas online. E a gente já dá uma dica de cara: maior faturamento com menor investimento.
Na última quinzena iniciamos um especial sobre e-commerce para trazer à você todas as novidades sobre o crescimento das vendas online no Brasil e como este setor representa uma estratégia potencial para o crescimento do seu negócio. Então se você perdeu o primeiro capítulo da nossa série, dá uma espiadinha aqui antes de continuar lendo esse post: O crescimento das vendas online – Part I: Os números não mentem.
Se você já está em dia com o conteúdo, agora é hora de mergulhar na segunda etapa do nosso conteúdo, que te ajudará a entender melhor quais são as vantagens de investir nas vendas online e por que você deve correr atrás disso o quanto antes se ainda não tiver começado.
Por que investir nas vendas online é um bom negócio?
Se todos os números apresentados no primeiro capítulo da nossa série não foram suficientes para convencer sua empresa sobre a importância das vendas online, então vamos falar do que interessa: economia e aumento do faturamento.
Mesmo com os investimentos iniciais que você precisará fazer para ter sua loja ou modelo de vendas online, pense agora na economia que isso representa em contratação de novos vendedores e representantes ou até mesmo de novas lojas, já que você pode aumentar sua presença geográfica no universo digital sem ter que investir um centavo em lojas físicas. Muito mais eficiência no motor de vendas, economia para seu bolso e investimento focado em resultados! Você cresce em larga escala sem precisar se preocupar com as consequencias estruturais globais do negócio.
Outra característica observada entre as mudanças registradas no setor em 2015 foi o perfil da compra. Se antes os consumidores utilizavam o e-commerce para produtos de valor baixo a médio, a partir do ano passado foram registrados números crescentes de vendas online em itens de alto valor, como automóveis, por exemplo, elevando em 12% o ticket médio das compras. Tanto que a Grand Brasil, uma das maiores redes de concessionárias de São Paulo, mesmo diante da crise fechou suas vendas online com mais de 1.500 carros vendidos e uma tava de conversão superior a 5%. Ou seja, isso significa que a evolução do comércio eletrônico trouxe mais credibilidade e segurança para a tomada de decisão do consumidor, que não quer mais aquele vendedor urubu o cercando nas lojas quando tem a oportunidade de comprar se, quando e como quiser com tranquilidade e todas as informações possíveis em mãos.
Mas para aproveitar essa onda, é importante que você esteja sempre de olho nas tendências! Então confira quatro dicas importantes para surfar nas oportunidades de vendas online:
- Mobilidade: os acessos mobile hoje já representam mais de 80% da preferência da população em relação à tablets e desktops. Se considerarmos que dentre estes mais de 86% fazem pesquisa de compras e visitam lojas online, as chances de promover negócios na plataforma é ainda maior. Os dispositivos móveis representaram 12% do faturamento em 2015. Comprar se tornou algo simples, ágil e imediato para o usuário conectado. E que está fora dessa lógica, vai perder espaço no mercado. Considere não apenas ter seu espaço de venda online adaptado para a plataforma mobile, mas também pense em oportunidades de transformar seu negócio em aplicativos que facilitem ainda mais o dia a dia do seu consumidor.
- Cupons de desconto: as vendas online estão diretamente relacionadas ou imediatismo. E nada tem mais a ver com imediatismo do que promoção. Estimular seu público com a política do “aproveite agora com desconto, é só agora!” sempre é uma estratégia com bons resultados. Aliada ao crescimento dos sites de compra coletiva, os cupons de desconto funcionam como um botão de “turbo” para atingir as metas de períodos em baixa sazonalidade.
- Redes de Relacionamento: é impossível negar a presença e influência das redes sociais na cultura popular. Marcar presença nesse universo – e de forma diferenciada! – é essencial para se aproximar de seu público com estratégias de marketing digital e personalização para conquistar melhores resultados.
- Sazonalidade e Fidelização: desconsiderando os períodos de Dia das Mães, Black Friday e Natal, quando são registrados os maiores períodos de vendas em qualquer categoria, ter estratégias para combater períodos de baixa sazonalidade e fidelizar seu cliente para aumentar o faturamento recorrente é importante não apenas para o caixa, mas principalmente para a sobrevivência da sua empresa no longo prazo. E o universo digital abre um leque infinito de possibilidades neste sentido. Por isso vale a pena investir em um planejamento de marketing estratégico que tenha foco nas vendas online para ampliar oportunidades e faturamento.
É hora de arregaçar as mangas!
Ótimo. Você já conhece agora os índices e benefícios que comprovam porque investir nas vendas online é bom para o seu negócio e viu também algumas dicas que podem te ajudar nessa missão. E contar com um sistema para gestão de vendas, como o Followize, pode ser o primeiro passo para te ajudar a controlar melhor sua atuação no universo do ecommerce e mapear cada oportunidade de conversão dos seus leads em clientes.
Então enquanto você aguarda o terceiro e último capítulo da nossa série, que tal arregaçar as mangas e fazer um teste para entender os benefícios na prática? Aproveite essa oportunidade e solicite uma demonstração do sistema da Followize: