Projetar conversões e captar novos leads. Essas são as principais funções de um CTA (Call to Action), os poderosos botões que incentivam seu usuário potencial a realizar uma ação e interagir com sua empresa. Mas você sabe como criar um call to action?
Antes mesmo de ler a chamada do post de hoje qual foi o primeiro fator que captou sua atenção? Aposto que sua resposta foi “a imagem”, certo?
Pois bem, é um fato conhecido que imagens representam 30% do que um ser humano pode absorver em sua lembrança durante o processo de comunicação. A leitura representa apenas 10%, enquanto a audição gera 20% de absorção e, quando unidas, visão e audição representam 50% da memória de comunicação.
Logo, se considerarmos os sentidos isoladamente, trabalhar com o visual pode gerar um alto potencial de atração para captar a atenção de um lead, certo, visto que a mesma lógica se aplica à navegação web.
Sendo assim, imagine o poder de um botão de ação aliado à uma imagem atrativa!
É com essa técnica que muitas empresas estão encontrando o caminho ideal para gerar leads qualificados e aumentar seu índice de conversões com ações direcionadas e sem ter que realizar grandes investimentos de marketing.
Basta trabalhar as ações corretas para cada etapa do funil de vendas e dentro do perfil de cada persona e contar com bons CTAs. Então vamos entender como criar call to action para começar a gerar novos leads para o seu negócio!
O que é e como criar um call to action?
Antes de saber como criar um call to action, é importante conhecer esse conceito. O call to action, ou CTA, é a “Chamada para Ação”. Ou seja, é o botão vermelho do seu site, aquele que ninguém resiste em clicar quando vê.
De modo geral, a função de um CTA em sua página é criar links ou funções que incentivem os usuários a realizar ações em troca de uma contrapartida. Pode ser o acesso a uma nova página de informações, download de uma apresentação, cadastro em uma promoção ou lista de interesses, agendamento de visita, testes gratuitos, compras e uma série de outras funcionalidades que gerem algum tipo de troca.
Você fica com os dados de um novo lead e ele fica com algo que você tenha para oferecer. A lógica é simples.
No entanto, não basta colocar apenas um botão “clique aqui” em sua página e imaginar que isso seja um CTA eficiente. CTAs focados em conversão devem ser criados pensando sempre na usabilidade do usuário. Essa é uma dica ao aprender como criar um call to action.
Esse é o principal fator de otimização que tornará suas conversões mais promissoras. Quanto mais atrativo e direcionado for o seu botão de ação, maiores são suas chances de trazer leads qualificados para o seu funil de vendas.
Tipos de CTA
Ao contrário do que muita gente pensa, um CTA não precisa ser necessariamente apenas um botão simples. Ele pode assumir vários formatos, todos válidos, desde que respondam à sua principal função: gerar interesse e ação com direcionamento e foco.
Dentro deste contexto, um CTA pode assumir a forma de um botão, banner, imagem, links em textos, pop ups ou até mesmo sidebars, por exemplo. Sua relevância em termos de formato está associada diretamente ao contexto e material no qual ele está inserido e o quanto deve chamar a atenção de seu leitor.
Como criar um call to action focado em conversões:
Para aprender como criar calls to action matadores de vendas, você deve pensar sempre estrategicamente em alguns fatores primordiais para o sucesso da ação. Para te ajudar, elencamos um check list básico de pontos aos quais você precisa permanecer sempre atento antes de criar um CTA:
- Seu público: em primeiro lugar, quem é a persona que você quer atrair e o que ela busca em seu site? Para criar o seu botão de ação, você precisa entender como o seu público pensa, navega e qual o padrão de comportamento que ele pode ter dentro de cada contexto.
- Tipo de ação: já dissemos que um CTA pode assumir diferentes formatos. E da mesma forma ele pode ter diferentes ações. Para ajudar seu público, é sempre interessante direcionar o conteúdo de seu botão de modo a auxiliar na navegação. Quanto mais auto explicativo seu texto for, maiores as chances de conversão. Alguns exemplos positivos: “Ligamos para você”, “Agende uma visita”, “Sim, quero saber mais!”, “Solicitar cotação”, “Faça um teste grátis”, etc.
- Senso de urgência: nada é tão eficiente quanto uma pressão psicológica. Seja na vida ou nos CTAs. Deixar claro que você está oferecendo uma oportunidade única ou limitada à certo tempo ou número de cliques é um excelente potencializador de conversões. Muitas vezes colocar um temporizador ou contador também pode aumentar suas chances de sucesso.
- Localização estratégica: não adianta sair aplicando CTAs em qualquer lugar do seu site. Um bom CTA está no lugar certo e na hora certa para o seu usuário. Observe o tipo de ação, o contexto, persona e até mesmo o mapa de comportamento dos usuários que frequentemente acessam sua página. Quando estamos falando em CTAs com foco em vendas, é sempre importante que ele esteja no topo de sua página para evitar perdas de navegação. Assim você não corre o risco do lead se perder em outros conteúdos e não realizar as ações necessárias.
- Visual é tudo: contraste é a palavra chave para que seu CTA chame a atenção do público. Se o seu site é azul, um CTA azul será só mais um elemento entre tantos. Mas um CTA laranja pode promover atração imediata ao sentido visual. Formatos, cores, imagens e texto devem formar a combinação perfeita para gerar atração e tornar o processo de ação irresistível. Em nosso post, por exemplo, escolhemos trabalhar um banner com uma pergunta que gera imediato interesse em quem deseja aumentar seu número de leads. E se você está lendo esse texto agora, é porque funcionou. Se tivéssemos utilizado apenas uma imagem de um homem navegando na web o efeito teria sido o mesmo? Certamente não… Estude mais sobre o poder das cores e palavras de indução para criar CTAs cada vez mais assertivos.
Dica sempre válida: a melhor maneira de encontrar o CTA mais eficiente para sua página é testando na prática! Realize testes A/B para validar formatos mais eficientes em seus CTAs e amplie ainda mais suas oportunidades de conversão. Muitas vezes trocas simples de formatação, texto, cores ou até localização na página podem mudar totalmente seus resultados.
Controle os resultados de seus CTAs
CTAs criados e a todo vapor no seu site. Ótimo! Os leads estão entrando e são mais qualificados do que nunca. Agora você precisa controlar cada nova entrada e promover uma gestão de leads eficiente para gerar conversões em vendas.
Para isso, o primeiro passo após a captação é classificar o contato, é fazer a distribuição de leads entre sua equipe para monitorar passo a passo de seu cliente potencial. Nesta etapa um CRM ou software de gestão de leads será fundamental para tornar o seu processo de vendas mais dinâmico e garantir a agilidade necessária de modo que você não perca nenhuma oportunidade de venda.
Com Followize você consegue realizar a gestão de leads de ponta a ponta, desde a entrada de um novo contato até o fechamento da venda. Assim, além e monitorar a origem do seu lead e saber quais CTAs estão sendo mais eficientes para gerar oportunidades, você também consegue acompanhar todas as outras etapas do processo comercial de perto e garantir que sua equipe saiba a hora certa de agir através de alertas e agendamentos focados em ampliar a experiência do seu lead.
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