Começou a contagem regressiva para o maior evento do varejo mundial. E apesar de todos os boatos sobre “a metade do dobro”, com a estratégia certa sua empresa pode conseguir bons números para converter leads e bater as metas de vendas em 2016.
O fenômeno mundial que toma conta do setor de vendas todo ano em Novembro está chegando. E muita gente ainda não parou para pensar como usar a Black Friday a seu favor. Se esse for o seu caso, preste atenção nas dicas que vamos dar no post de hoje para aproveitar a ocasião e bater algumas das metas que faltam para fechar 2016 dentro – ou acima! – das expectativas e garantir muitas novas conversões.
Esforço com retorno valioso
A primeira pergunta que você deve estar se fazendo caso nunca tenha participado de uma BlackFriday é se realmente vale a pena. E a resposta vem de forma simples, através de alguns números do mercado brasileiro (e vale lembrar que a Black Friday só começou por aqui em 2010).
Em 2014 o número de pedidos bateu o índice de 2,2 milhões, com 48% do aumento de vendas em relação à 2013 e o valor movimentado foi de R$ 871,9 milhões. Em 2015 esse valor subiu para R$ 1,6 bilhão de acordo com a e-Bit.
Além disso, os registros apontam que o tráfego de um e-commerce, por exemplo, aumentar 195% no dia da ação, mas ao longo do mês as taxas de cadastro no site podem subir até 85%.
Ainda tem dúvida se vale a pena?
Tudo pela metade… do dobro?
“Ah, todo mundo diz que Black Friday é tudo pela metade do dobro…”
Não é porque todo mundo diz isso que sua empresa também precisa seguir essa lógica. O respeito ao seu público e ao seu cliente sempre deve vir em primeiro lugar, com ou sem promoção. Por isso, se você quer participar do movimento, tem que ser capaz de oferecer diferenciais de verdade.
É preciso entender que nesta data existe uma pré-disposição do público a aproveitar as ofertas para conseguir comprar o que gostariam por um valor abaixo da tabela. Se você consegue oferecer isso aos seus leads, ganhará em cima do volume de vendas em um período de menor duração, o que o fará economizar com outros recursos e, automaticamente, elevar seus lucros.
Então crie promoções atrativas e para se destacar entre as lojas de confiança, cadastre-se na Camara-e.net para ter o selo Black Friday Legal.
Ative seus leads que estão quase lá
Quando se fala em Black Friday muita gente pensa apenas nas novas oportunidades de vendas da massa que busca as ofertas da ação, mas se esquece que pode ser um poderoso argumento para conquistar os leads que já estão na base e ainda defende-los do ataque da concorrência.
Sabe quando você tem um lead que está em processo comercial, quase fechando, mas está faltando aquele argumento matador? Um cupom promocional pode ser o empurrãozinho que faltava para garantir a conversão dos leads que estavam quase lá, na beiradinha da ponte, só esperando o melhor vento para saltar.
Comece a acioná-los antes mesmo da sexta-feira D e aqueça o terreno para garantir o fechamento. Depois é só correr para o abraço.
Prepare suas ações de ataque
Enquanto seu time comercial cuida dos leads de base, você também precisa olhar para os novos leads que podem chegar até você durante o mês de novembro, já disposto a pensar em possíveis aquisições promocionais. E você precisa estar pronto para atendê-los!
Prepare uma landing page focada na conversão em vendas, capriche no CTA e acione os alertas da sua gestão de leads para estudar cada novo cadastro que chega em sua equipe, investindo numa distribuição eficiente de leads entre a equipe de vendas e fique pronto para a ação.
E como o volume de leads que vai chegar até você pode ser grande, é preciso eficiência operacional! Então se você ainda não tem, contrate um bom CRM focado em vendas e garanta agilidade nas vendas.
Não menospreze o atendimento
A ideia de ter um software para gestão de leads não é importante apenas para facilitar o trabalho e atender a alta demanda, mas também para liberar sua equipe para um dos pontos mais importantes da Black Friday: o atendimento!
É natural que dúvidas e questionamento possam surgir, mas você precisa preparar seu time para um dia diferente dos outros, com muitas dúvidas para poucas pessoas! Então tente deixar sua comunicação de vendas o mais claro possível para filtrar tanto quanto puder as dúvidas e qualificar os leads antes da ação. E monte um plano tático de atendimento com a força de vendas para mandar bem e garantir a satisfação do público. Ah, e nada de pausa total para o almoço, hein! Em 2015 o pico de conversões da ação aconteceu justamente entre 12h e 14h, quando o pessoal aproveitou o almoço para fazer umas comprinhas. Então já organize a escala para manter a atividade nesses horários.
Mesmo que você não feche uma venda hoje lembre que um lead bem atendido pode ser o cliente de amanhã.
Não abandone os novos leads
Não vendeu na Black Friday? Tudo bem, mesmo com o alto volume de vendas nós sabemos que nem todos os leads vão fechar negócios. Mas antes de menosprezar ou descartar sua lista de leads da ação, vale aquele filtro no capricho para ver se não há contatos potenciais entre eles. As estatísticas indicam que quem investe no engajamento nos leads não convertidos em novembro, após o 8º mês da data geram um valor em vendas acumulado igual ao próprio valor gerado na Black Friday, dependendo do setor e tipo de produto ofertado. Então vale uma atenção extra nessa base tão rica a ser explorada.
E o mesmo vale para quem comprou! Cerca de 40% dos leads que já compraram na Black Friday vão comprar novamente em outras oportunidades. Mas você precisa estar sempre por perto para lembra-los disso.
Nos dois casos entra de novo um valioso item estratégico: o software de gestão de leads! Com o histórico do lead na mão, você continua acompanhando ele de perto mesmo após o grande evento, recebendo alertas sempre que for o momento de programa ruma nova interação e agir.
Arme sua força de vendas!
E se a Black Friday é um campo de guerra entre a concorrência, vence a luta aquele que está melhor preparado para entrar em campo minado! Com a gestão de leads a seu favor, fica muito mais simples lidar com as barreiras do mercado e levar sua oferta até os leads que já te conhecem e acompanham.
Então coloque o Followize em ação na sua empresa e comece desde já sua estratégia para a sexta-feira mais agitada do comércio mundial!