O inbound sales pode ser uma estratégia de baixo custo com alto impacto para as vendas! Com presença na web e as ações corretas no tempo certo, você pode garantir o giro do seu estoque e ainda economizar com técnicas assertivas.
Com a aproximação do fim de ano começa também um dos períodos mais promissores para as vendas do setor automotivo. Muitos consumidores esperam pelas ofertas de fim de ano, black Friday, virada de estoque e até mesmo facilidades de compra de veículos com IPVA quitado para fazer um bom negócio. E quem tem muito a ganhar com esse movimento são as concessionárias.
No entanto, não é só nesse período que boas vendas podem funcionar! Com a expectativa da melhoria na economia brasileira para o próximo ano, existe uma grande probabilidade de que a retração dê lugar ao aumento do consumo com a recuperação do poder de consumo e entrada do crédito. E, mais do que nunca, as empresas que estiverem realmente preparadas vão se destacar!
Neste sentido, é fundamental marcar presença no universo das vendas online para facilitar a aproximação e contato com o público. E no post de hoje você vai entender como a prática do
inbound sales (ou inside sales) pode ajudar o seu negócio a crescer em qualquer época do ano.
Por que adotar o inbound sales para venda de veículos?
Qual a primeira coisa que o consumidor faz hoje em dia quando está interessado em comprar um carro? Se você respondeu “pesquisa na internet” acertou!
A primeira ação de um possível comprador é pesquisar mais informações sobre o carro, características técnicas, dados e preços. Agora imagine se você está marcando presença nesse universo e consegue captar a atenção de um potencial cliente? Melhor ainda, você consegue capturar o contato do seu cliente interessado…
Com o apoio de algumas técnicas de marketing digital, você terá dados o suficiente em mãos para colocar em ação o inbound sales! Com essa técnica você consegue atuar em prospecções sem ter que esperar seu possível cliente ir até uma loja física interessado em comprar um carro. Nós tópicos a seguir mostraremos como essa prática é simples e pode garantir mais vendas para suas metas anuais.
Capte seu cliente pelo interesse dele
Muito bem. Seu time de marketing fez um bom trabalho e conseguiu captar alguns contatos para você. Agora entra em ação sua equipe de vendas!
O primeiro passo é entender quem é seu cliente e quais foram as ações ele desde o primeiro contato com sua loja. Verifique quais páginas do site ele acessou, que e-mails abriu, em quais links clicou e qual foi sua origem. Todos esses dados podem te dar pistas para fazer a melhor aproximação e abordagem possível e com um bom
CRM de vendas é possível obter todas essas informações. O Followize, por exemplo, permite até mesmo cadastrar alertas para que você saiba quando é o momento ideal de tomar uma ação com um lead de sua base.
Assim, ao iniciar o contato de vendas com seu lead, tenta aplicar a estratégia da venda consultiva antes de “empurrar” um produto para ele. Entender quais são suas necessidades, dores e desejos é o primeiro passo para criar um ambiente favorável à venda. Dê a ele toda a assistência possível e cheque se é o momento de partir para a venda ou se ele ainda não está preparado para a tomada de decisão.
Mantenha contato sempre!
Max Altschuler, especialista em vendas, afirma que é preciso que o seu cliente o veja sete vezes ao longo de sete dias para que sua marca se torne uma referência para ele. Então você já sabe que tem muito trabalho a fazer! Considerando que o primeiro contato via web e mais sua ligação ou email consultivo já contam menos dois nessa estratégia, você precisa criar um ambiente favorável para ter mais cinco pontos de contato com seu lead antes do término do período.
Criar anúncios de remarketing no Google ou nas redes sociais pode ser uma estratégia, mas também existe a possibilidade de manter seus alertas ativos no CRM e disparar, periodicamente, e-mails, mensagens e ligações para continuar o contato com seu lead.
Tenha CTAs eficientes em seu site
Se um cliente está interessado em comprar pela web, mesmo sendo um produto de alto valor, por que não oferecer CTAs eficientes de agendamento de test drive ou reserva de veículo?
Quantos novos leads potenciais você pode conquistar com essa estratégia ao invés de ficar esperando que seu lead vá até a loja? Ao acionar o CTA com seus dados, sua equipe de vendas pode imediatamente entrar em ação. E se você sentir que é um lead avançado na tomada de decisão, por que não oferecer um serviço de test drive delivery?! Pode ser um diferencial para o seu negócio e, quem sabe, uma garantia de venda. Você vai até o lead, ele dirige até a concessionária, fecha negócio e se bobear já sai de lá de carro novo!
Otimize o trabalho da equipe
Com uma estratégia de inbound sales ativa, sua equipe sempre terá atividade garantida, com ou sem visitantes na loja física. E você ainda eleva as conversões por não depender apenas da venda presencial.
Se você começa com a estratégia consultiva citada anteriormente, aplicar a venda matadora depois de alguns contatos é muito mais fácil! Muitas vezes um lead está propenso a comprar, mas ainda não sabe disso. Com sua equipe de vendas bem preparada, a conversão pode ser imediata e ainda gera uma experiência positiva para o consumidor, trazendo mais relevância e referência para sua marca.
Sem contar que é muito melhor saber que há um atendimento humanizado na venda que vai além dos tradicionais e velhos email marketings que ninguém mais quer receber com promoções de veículos. Então capriche no discurso e traga para seu lead informações relevantes e que ele queira saber: qual economia o modelo de carro escolhido proporciona em trechos urbanos e estradas? Qual a periodicidade para manutenção e itens adicionais mais vantajosos? Vá além do tradicional!
Se você ainda não está aplicando o inbound sales em sua concessionária, aproveite o bom período para fazer negócios e comece agora mesmo a testar sua estratégia.