Muito mais do que aproveitar cada oportunidade de venda, a distribuição de leads também é um importante indicador da qualidade de atendimento de sua empresa. Afinal, agilidade é essencial para garantir uma primeira impressão positiva e gerar melhores resultados!
Uma das maiores preocupações de um gestor de vendas é conseguir imprimir mais produtividade na rotina de seu time. Essa dinâmica tem um único objetivo: aumentar as vendas!
Entretanto, alcançar índices elevados de produtividade na área comercial muitas vezes pode ser um grande desafio para as empresas. Com tantos afazeres e a complicada rotina para gerir os leads que entram na pipeline de vendas, algumas oportunidades acabam ficando muito tempo na fila de espera ou até mesmo sem retorno. E nada é pior do que uma oportunidade perdida.
Mas existe um fator básico no processo de gestão de leads que pode transformar essa realidade e trazer muito mais produtividade – e resultados – para sua equipe: a distribuição de leads.
O conceito de distribuição de leads
Sempre que um novo lead entra no radar comercial, o primeiro passo é direcioná-lo para o atendimento. Contudo, se você não tiver uma distribuição ágil e bem organizada, corre o risco de ter uma fila de espera pelo atendimento que resultarão em muitas vendas perdidas.
A maior parte dos estudos realizados sobre marketing e vendas digitais afirmam que as taxas de conversão em vendas sobem quando o tempo de resposta da equipe é inferior a 48 horas.
Portanto, o primeiro passo é estabelecer uma equipe condizente com sua demanda e fazer uma distribuição estratégica dos leads para evitar acúmulo e agilizar o máximo possível o tempo de resposta para os contatos. Assim você garante mais vendas, satisfação e índices acima das metas estabelecidas.
Com a distribuição de leads funcionando de modo equilibrado, você terá um pipeline sempre ativo e promissor para sua empresa.
Automatizando o processo de distribuição de leads
Mas com todas as tarefas que você precisa gerir e muitos contatos entrando em seu funil de vendas o tempo todo, como gerir uma distribuição de leads eficiente? O primeiro passo é ter um processo bem desenhado em sua empresa.
Se você trabalha com um time de inbound sales e um time de campo, já temos, então, o primeiro filtro para facilitar o seu processo de distribuição de leads, visto que o time de inbound poderá não apenas qualificar, mas muitas vezes converter as oportunidades em vendas enquanto o time de campo atua em vendas mais complexas.
Além disso, se você trabalha com mais de um produto, segmentar seus vendedores pode ser outra opção interessante para distribuir os leads. Contudo, lembre-se que é importante existir um rodízio ou um backup para cada vendedor. Se um de seus segmentos de atuação é carro chefe, tenha mais de um vendedor alocado para atender esses leads, assim você garante que toda a demanda será atendida.
Mas não importa o tamanho do time ou perfil da sua empresa, o principal ponto para que a distribuição de leads funcione de forma natural é ter um processo automatizado e bem desenhado. O lead entrou na pipeline? Então já é direcionado no mesmo instante para um vendedor capacitado para orientar, atender e apoiar o processo de venda. E no tópico a seguir você entenderá que esse processo pode ser muito mais simples do que parece!
Como um software de gestão de leads pode te ajudar
Com o apoio de um sistema de gestão de leads a sua distribuição de leads fica muito, mas muito mais simples! O software pode ser configurado para fazer a distribuição de leads automaticamente, facilitando o processo toda vez que um novo lead entrar em sua pipeline.
Veja como é simples: se um novo lead foi identificado, o sistema direciona automaticamente através dos parâmetros configurados por você para o vendedor que será o responsável pelo atendimento. E o seu vendedor receberá um alerta para que possa tomar uma ação imediatamente. Pronto! O lead já não corre o risco de ficar parado na fila esperando por um consultor disponível.
Além disso, toda vez que chegar o momento de fazer um novo follow up com esse lead ou que uma nova interação do lead for registrada, o vendedor receberá novos alertas para acompanhar o processo e tomar as ações que forem indicadas.
Com isso, seu time ganha muito mais autonomia, produtividade e tempo para focar no esforço real de vendas e garantir mais conversões para bater as metas.
E o investimento que você fizer na aquisição do software de gestão de leads não é nada comparado à economia gerada com o fim dos controles manuais dos vendedores, levantamento de inúmeras informações que antes não eram centralizadas e oportunidades perdidas por falta de atendimento. Seu custo diminui e sua lucratividade aumenta!
Conte com Followize para otimizar a sua distribuição de leads
O Followize é um sistema de gestão de leads preparado para atender todo o processo de atendimento comercial, de ponta a ponta. Da entrada do lead ao fechamento da venda, você pode automatizar cada etapa e garantir mais eficiência para que seu time permaneça focado na argumentação de venda, aumentando suas conversões e oportunidades de fechamentos.
Com o sistema Followize, sua distribuição de leads ganha mais agilidade e seus vendedores se tornam mais ativos para que todas as oportunidades em vista sejam trabalhadas com dedicação e cuidado para garantir sua trilha ao longo do funil de vendas até a conversão.