Quer dar aquele up nas vendas da sua concessionária neste segundo semestre? Então se liga nessas dicas que separamos com ferramentas que podem te ajudar a construir hacks de vendas e crescimento de forma simples e prática.
Não há limites para a inovação quando o assunto é tecnologia. O problema é que com tantas possibilidades disponíveis no mercado, escolher aquelas que melhor se adaptam ao seu negócio e perfil pode ser um desafio e tanto, não é mesmo?
Imagine quando a missão é ajudar a sua concessionária a vender mais!
É preciso controlar os leads que entram em contato com a sua loja por qualquer canal, não esquecer de manter os follow ups em dia, garantir que as metas sejam alcançadas, integrar todas as informações para não perder dados importantes e ainda ser capaz de prestar um excelente atendimento ao público. Ufa! Só de fazer esse resumo já dá para ficar arrepiado com o tamanho do desafio.
Mas a boa notícia é que é totalmente possível controlar cada detalhe da sua empresa e ainda criar estratégias que ajudem a concessionária a vender mais, crescer e se destacar no mercado.
Hoje nós fizemos uma seleção mais do que especial de 5 ferramentas que a sua concessionária pode usar para vender mais e transformar a forma como faz a gestão dos negócios. Espia!
1. Gestão de leads e Leadphone para aumentar vendas
A maior parte das empresas tem como processo comum utilizar um CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com clientes) para gerenciar de perto o portfólio de clientes da empresa e acompanhar o ciclo de vida e comportamento do cliente.
No entanto, para aumentar vendas a solução mais indicada é o software de gestão de leads (como o Followize), que consegue trabalhar de modo mais focado as ações necessárias, desde a distribuição dos leads entre a equipe de atendimento até o fechamento da venda, trazendo mais agilidade para as conversões e melhores resultados para as metas comerciais.
E para que os contatos feitos via ligações também sejam monitorados, é possível usar ferramentas de leadphone, como o PhoneTrack e o NextIP, que ajudam a rastrear, gravar e gerenciar chamadas e manter todas as informações integradas à sua ferramenta de gestão de leads via API, tornando seus dados ainda mais valiosos, completos e direcionados para conversão.
Unificar as três ferramentas podem proporcionar uma atuação completa para a empresa, potencializando ao máximo os resultados enquanto cada uma atua de modo mais eficiente em seu nicho de especialização.
2. WhatsApp Business, Skype e Google Hangout para comunicação
Quando o assunto é venda de veículos boa parte dos consumidores ainda não abre mão de uma visita ao showroom e um bom test drive. Mas é importante garantir que o lead chegue até essa etapa do processo. E para isso você pode contar com uma série de recursos de comunicação que te aproximam do contato e ainda podem ajudar a criar um relacionamento de confiança rumo à conversão.
O WhatsApp é uma boa opção em qualquer esfera de negócio. Com uma versão do aplicativo focada em negócios – o WhatsApp Business – um dos seus principais ganhos é a possibilidade de envio de respostas automáticas para os usuários, agilizando o contato entre público e empresa. Você pode criar um perfil corporativo, cadastrando informações relevantes sobre seu negócio, como nome, e-mail, endereço, website, redes sociais, entre outros, o que também ajuda a criar uma forma de acesso rápido do usuário aos dados importantes que podem conduzi-lo a sua empresa (como contato para uma cotação via e-mail ou site, por exemplo).
Mas há também outras ferramentas, como o Skype e o Hangout, que permitem fazer chamadas de voz ou vídeo com o mesmo impacto de uma reunião presencial e a facilidade de não ter problema com deslocamento dependendo da agenda e local em que seu cliente esteja.
3. MailTrack para acompanhar e-mails
Garantir que o lead leu aquela lista de benefícios do novo lançamento disponível no seu showroom é o primeiro passo para agilizar o processo de decisão de compra.
E se você tem ferramentas de rastreamento e monitoramento de e-mail, pode fazer o acompanhamento ativo em tempo real de todas as mensagens que envia aos seus clientes, permitindo até mesmo ligar no mesmo instante em que ele abriu o seu e-mail (sem que ele saiba que você tem uma bola de cristal secreta, claro).
O Mailtrack é um plugin disponível para usuários do Gmail que conta ainda com um plugin no Chrome para que você receba notificações em tempo real sobre seus e-mails lidos, abertos e até mesmo checar relatórios completos sobre o comportamento de seus contatos.
4. Automação de marketing para criar uma máquina de vendas
A maior parte das concessionárias já entendeu a importância de investir em inbound marketing no setor automotivo, a melhor estratégia que gera alto impacto com baixo custo quando comparada, por exemplo, ao marketing tradicional.
O mercado disponibiliza várias ferramentas multifacetadas para apoiar nesta jornada, como o RD Station, o Dinamize e o Lahar, que oferecem funcionalidades para atender desde as funções mais simples, como disparos de e-mails, até a automação completa de marketing, incluindo criação de landing pages, gestão de mídias sociais e tratamento da base de contatos por meio de lead scoring e lead tracking. Tudo focado em criar melhores resultados para suas campanhas e otimizar o seu ROI.
Então se a sua concessionária ainda não adotou essa estratégia, é bom repensar isso…
5. Tecnologia para atender melhor
O atendimento é, sem dúvida alguma, o melhor aliado do processo comercial. Boa parte das decisões de compra hoje, com tantas opções no mercado, são tomadas com um peso muito maior no atendimento que no produto em si. Então não dá nem para pensar em bobear nisso.
E a qualidade no atendimento já começa no primeiro contato do lead com a sua empresa. Para isso, o que não faltam são opções de chats de atendimento, recursos preferidos pelo público que deseja ter resposta rápida: Jivochat, Zendesk, Omnize, ASC Brazil e Flychats.
Todas essas tecnologias ajudam sua empresa a prestar um atendimento eficiente, imediato e amplo, atuando em qualquer canal pelo qual o cliente prefere ser atendido.
Se você tiver o cuidado de integrá-las com a sua ferramenta de gestão de leads, aí a sintonia perfeita entra em ação: contato fácil para o lead, distribuição imediata para a equipe de vendas, bom atendimento, satisfação e ao final a tão desejada conversão 🙂
Conclusão
Com um kit de ferramentas bem pensado fica mais simples criar estratégias que podem aumentar as vendas da sua concessionária e você ainda cria uma dinâmica para melhorar a experiência do cliente e fidelizá-lo, aumentando as taxas de retenção da sua empresa.
Tá na dúvida se funciona mesmo? Então espia o depoimento da Jéssica Pereira, da Ápia Volkswagen, que conhece na prática os benefícios de uma ferramenta de gestão de leads: