Com certeza você já viu um link comprido, cheio de códigos e palavras que pareciam não fazer sentido algum. “Não seria mais fácil ter um link menor?” Bem, para quem quer mensurar cliques e identificar tráfego, o UTM é muito importante! Nada mais é do que um Módulo de Rastreamento Urchin ou em inglês Urchin Tracking Module (por isso a sigla UTM). Também é conhecido como “parâmetros UTM” ou “rastreamento UTM”.
Como eu identifico?
Você verá um código após a URL original, que é o parâmetro UTM. Você consegue identificar porque ele sempre aparece com o final como utm_source ou utm_medium. Normalmente esse tipo de URL aparece quando você clica em um e-mail marketing ou anúncio, por exemplo.
O que ele faz?
Ele te ajuda a descobrir quantas pessoas estão clicando no seu link e de onde elas estão vindo. Por exemplo: você tem uma newsletter e um anúncio no Facebook. Descobriu usando o Google Analytics que muitas pessoas estão acessando seu site. Como você vai descobrir de onde essas pessoas estão vindo exatamente? Com a UTM!
Olha só como é:
Link?utm_source=redesocial&utm_campaign=conteudo&utm_medium=post&utm_content=data
Verde: link da página.
Azul: origem (pode ser rede social, newsletter, por exemplo) e é ela que você conseguirá ver em Google Analytics > Aquisição > Origem.
Vermelho: tipo de campanha (aqui você pode inventar qualquer nome, como “conteudo”).
Amarelo: é a informação mais detalhada. Pode ser post ou o número da newsletter, por exemplo.
Laranja: representa a data de quando será gerada. Se você tem várias campanhas rolando, quanto mais informação sobre cada uma você colocar, mais fácil será achar de onde vem cada tráfego.
Um exemplo de URL com o parâmetro UTM em nosso software:
E como eu começo?
Calma! Vamos dar todo o passo a passo para você começar a fazer isso hoje mesmo. Anote aí:
(Neste caso simularemos uma inserção de UTM em uma newsletter. No sistema da Followize você consegue fazer isso diretamente em Mídia > Gerenciar URLs)
1º passo: Escolha a URL de destino, no nosso caso “https://www.followize.com.br/blog/146/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-whatsapp-business.html”.
2º passo: Escolha qual o nome que será utilizado para a campanha (Exemplo: Institucional, Dias das Crianças, Captação, etc.). Utilizaremos “conteúdo”.
3º passo: Aqui é a hora de definir a origem do tráfego que será gerado ao seu site (Exemplo: Google, Facebook, Newsletter, E-book, etc). Utilizaremos “newsletter”.
4º passo: Escolha o método de mídia que será utilizado. Caso fosse uma campanha de links patrocinados, poderíamos usar “cpc” (custo por clique) ou “display”. Neste caso utilizaremos “89”, para identificar exatamente a edição da newsletter.
5º passo: Clique em adicionar e esta tela (igual a imagem acima) aparecerá, com a opção de copiar o link. E pronto, já estará
E o que precisa fazer para usar o parâmetro UTM?
Antes de começar, saiba que você precisa ter uma tag (um código) do Google Analytics (ou para quem usa, do próprio sistema Followize) instalada em cada página do seu site. Isso permitirá que as UTM’s sejam lidas e interpretadas, para que você consiga mensurar exatamente o volume de visitas, leads e vendas geradas. No exemplo que demos, você conseguiria ver todos esses dados vindos através da newsletter. Ah, e também será possível visualizar a fonte de tráfego no histórico do lead, se foi de uma notícia ou de um botão em específico, por exemplo.
Ficou claro? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário aqui embaixo ou continue navegando pelo blog da Followize. 🙂