Conheça as 5 principais métricas de venda para acompanhar e conseguir melhorar os resultados da organização.
Acompanhar as metas e indicadores de vendas do seu negócio é um princípio básico para garantir que sua equipe está no caminho certo e atuar caso seja necessário ajustar a rota durante o trajeto.
Por isso, existem alguns números que você deve ter sempre à mão para saber se suas vendas estão saudáveis ou não e quais as ações necessárias para intervir e aumentar resultados.
No post de hoje vamos apresentar as 5 principais métricas de venda para quem trabalha com vendas online. Mãos à obra!
1. Vendas por vendedor
Quando se fala das principais métricas de venda, muitas pessoas acreditam que a coisa toda acontece naturalmente e não se faz necessário o acompanhamento de um vendedor. Mas esse é o primeiro erro de quem deseja trabalhar com vendas online.
Assim que o lead é captado, seu vendedor tem papel fundamental para que o processo de inbound sales funcione e traga mais conversões (e rentabilidade!) ao seu negócio. E, neste sentido, conhecer quem são as melhores peças do seu time pode te ajudar a definir o perfil ideal de vendedor e as melhores estratégias de atuação para a equipe.
Por isso é fundamental ter o controle de um quadro de vendas com o nome de cada um de seus vendedores e suas estatísticas e métricas em número de vendas e receita. Essa será a base para entender como cada um está performando e investigar as razões do sucesso (ou fracasso) para ajustar o equilíbrio de toda equipe.
Além disso, saber quanto cada vendedor traz mensalmente para sua receita ajuda a prever seu fluxo de entradas e até mesmo avaliar investimentos, como a contratação de um novo recurso e seu impacto no faturamento da empresa.
2. Ciclo de vendas
Cada negócio tem uma característica própria de venda. Descobrir qual é o ciclo de venda do seu produto na internet pode ser o caminho para definir sua gestão financeira e até mesmo traçar novas estratégias para otimizar esse tempo e conquistar mais velocidade nas vendas.
Busque acompanhar todo o seu ciclo de vendas e entenda quanto tempo em média um lead leva para se tornar seu cliente. Entenda quais são os gargalos que impedem esse período de se tornar mais breve e busque ajustá-los.
Mas tome cuidado para não tentar encurtar demais seu ciclo de vendas, pois normalmente isso pode causar decepções baseadas em expectativas muito altas, já que ao encurtar seu ciclo você também precisa medir sua capacidade de entrega, que nem sempre pode conseguir acompanhá-lo. E você não quer clientes insatisfeitos e infelizes em seu portfólio, certo?
3. Taxas de conversão
Esta é, provavelmente, uma das principais métricas de venda para o seu processo de gestão de leads e vendas online. Ela traduz o seu fator de sucesso diante das oportunidades trabalhadas e te ajuda a entender quanto precisa investir em leads para ter um determinado número de clientes ao final do período.
A taxa de conversão mais relevante está no final do funil de vendas, mas todas as etapas de transição ao longo do pipeline devem ser medidas para que sua equipe entenda onde estão os pontos de melhoria possíveis para as conversões em cada fase na jornada do lead.
Se você conhece seus gargalos e trabalha neles, sua taxa de conversão pode subir com um menor esforço e aumentar sua rentabilidade.
Leia também: Como fazer follow up: guia matador para seu time comercial
4. Ticket Médio
Outro ponto que pode ajudá-lo a compor suas previsões financeiras é acompanhar o ticket médio de consumo por lead a cada venda realizada. E esse cálculo pode trazer mais de uma visão para suas análises estratégicas.
Além de entender qual o perfil de consumo do seu lead, você ainda consegue mensurar o potencial das contas para cada tipo de vendedor. Enquanto alguns podem ser mais ativos em contas de alto consumo, outros podem ser mais voltados à maiores volumes de vendas com menor valor de ticket médio.
Mas ambos podem ser importantes para o seu negócio. Entenda o cenário e trace seu plano de crescimento.
5. Churn
Existem números que preferíamos não ter que calcular. E um deles é a taxa de churn, ou seja, perda de clientes. Apesar de ser um índice negativo, ela também é uma das principais métricas de venda para acompanhar no dia a dia.
Por isso é sempre essencial medir quais os motivos de saída de um cliente do seu funil de vendas. Ao entender por que um negócio foi perdido, você pode mudar seu processo, trabalhar com argumentos mais concretos e transformar o seu processo de vendas para melhor.
Você está no controle de suas métricas de vendas?
Cada uma das principais métricas de venda que apresentamos no post de hoje podem te ajudar a definir melhor o potencial de sucesso do seu negócio. Mas você realmente está no controle dos seus dados e informações?
Se, muitas vezes, lidar com um alto índice de informações já é algo complicado no dia a dia, como conseguir controlar facilmente todas essas métricas para acompanhar o desempenho das vendas diariamente? A resposta é mais simples do que você imagina: com um software de gestão de leads.
Além de levar mais dinamismo e praticidade para sua equipe, que passa a contar com um processo automatizado de distribuição, atendimento e follow up das vendas, um sistema de gestão de leads ainda pode te ajudar a controlar os relatórios e indicadores necessários para que você saiba exatamente o que está acontecendo com suas vendas. Em tempo real e de qualquer lugar!
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