Antes de entender como de fato a mídia pode te ajudar a vender mais:
- #01: Implementando a cultura digital na empresa
- #02: Definindo processos internos
- #03: Conhecendo as plataformas de negócios
- #04: Planejando as ações
- #05: Agilidade no atendimento
- #06: Analisando os dados
Existem várias estratégias para se conseguir o retorno de leads e vendas. O investimento em mídia paga pode funcionar rapidamente, mas seu efeito não é permanente.
Porém, assim que o investimento acaba, os leads também cessam, e a visibilidade de sua empresa volta ao normal. Em outras palavras, quanto maior o orçamento, mais chances de resultado você terá.
Para ter certeza de que investir em uma mídia vale a pena e que ela pode sim trazer retornos (novos leads, novas vendas), é necessário analisar de maneira individual, ou seja, por ação.
1- Audiência:
O primeiro passo é saber exatamente quanto estamos investindo para atrair uma pessoa até o site ou landing page.
Ex.: Se você investir R$ 10.000,00 e obtiver 25.000 visitantes únicos, o custo por visitante será de R$ 0,40 (investimento / visitantes únicos).
2- Leads:
O segundo passo é analisar o valor gasto para atrair um lead.
Ex.: Se com esses mesmos R$ 10.000,00 foi gerado um volume de 650 leads, o custo de cada lead será de R$ 15,38 (investimento / leads).
Importante: Neste ponto além do investimento em mídia e qualidade do tráfego gerado, é importante analisar o site ou landing page, pois ajustes de usabilidade podem aumentar o volume de conversão.
3- Vendas:
E por fim, o terceiro passo é saber qual o valor gasto para gerar uma venda.
Exemplo: Dos 650 leads que foram gerados, se 50 se transformarem em vendas, então o custo por venda será de R$ 200,00 (investimento / vendas).
Importante: O desempenho da equipe comercial reflete diretamente no resultado das ações de marketing, portanto é importante definir os processos internos e a integração dos departamentos.
Abaixo um modelo de layout para auxiliar na análise geral, individual (por veículo ou ação específica) e apresentação do relatório:
Imagine que o seu produto é um carro que custa R$ 25.000,00 e o CPV (Custo por Venda) foi esse apresentado acima, no valor de R$ 200,00. Isso significa que o CPV representa apenas 0,80% do valor total do produto.
Por essa perspectiva, você consegue definir qual o valor máximo sua empresa poderia pagar pelo CPV. Isso desencadearia a análise para saber se a audiência que chega é qualificada, se o lead realmente entende e está interessado no seu produto e se a oferta é boa, tornando o lead em um potencial comprador.
Aplicando as análises acima será possível saber:
- Quanto custa um novo cliente para a empresa;
- Qual a qualidade do tráfego gerado, a usabilidade do site ou landing page;
- Qual a capacidade de atendimento da equipe comercial;
- Qual a mídia que gera maior retorno financeiro e ainda consegue planejar as próximas ações de maneira mais assertiva;
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