Finalmente chegamos ao sexto post da série “Como gerenciar leads com sucesso” para falar sobre análises e relatórios. Nessa parte mais prática, trazemos dicas sobre como tirar o melhor proveito da ferramenta e quais são métricas que você pode avaliar. E se você quiser conferir os textos anteriores, é só clicar nos links abaixo:
- #01: Implementando a cultura digital na empresa
- #02: Definindo processos internos
- #03: Conhecendo as plataformas de negócios
- #04: Planejando as ações
- #05: Agilidade no atendimento
Porque a integração é importante para a análise?
Antes de chegar na parte de análise propriamente dita, você precisa saber como ter um processo de trabalho definido, desde a captura do lead à conclusão do processo de vendas.
A integração entre Marketing e Vendas é importante porque na hora da análise esses departamentos vão definir em conjunto quais são os leads mais qualificado para aumentar as vendas. Com o sistema da Followize esse trabalho em equipe ficará mais fácil de ser administrado, já que todos poderão acessar e analisar os dados de um certo período em tempo real.
Ações como “qual campanha investir” ou “quantas vendas precisamos ter neste mês” poderão ser definidas juntas, além de analisar o que deu certo e o que não deu.
Entendendo este conceito, vamos finalmente para a parte da análise.
O que analisar, afinal?
O departamento Comercial ficará responsável por estudar alguns itens. Para ficar mais fácil, listamos quais são eles aqui embaixo:
- Qual é a média de tempo de atendimento?
- A equipe tem capacidade de absorver o volume de leads recebidos?
- Qual é o período do Ciclo de Vendas? Dias? Semanas? Meses?
- Qual o número total de agendamentos? E desse total, quantos foram realizados?
- Quantas vendas foram realizadas?
- Qual o ticket médio?
- Quais sãos os principais motivos de declínio durante a negociação?
- Qual é a representatividade das vendas online?
Já o departamento de Marketing ganha a missão de buscar tudo o que tem a ver com os custos que as ações tiveram para conseguir esses leads. Confira:
- Qual é o volume de leads, vendas e taxa de conversão por origem (Exemplos: Google Adwords, Facebook, etc)?
- E o custo por lead e venda, total e por origem?
Todas essas respostas poderão ser encontradas com a ferramenta da Followize. Assim, ficará ainda mais fácil analisar todos os dados e saber por qual caminho seguir.
A ideia desse post é mostrar que os departamentos podem e devem trabalhar em conjunto na análise com o objetivo de otimizar os investimentos de marketing (qualificando os leads) e desempenho da equipe. Só não se esqueça das reuniões! Realizadas com as equipes, elas garantirão um melhor acompanhamento do que foi realizado e do que poder ser melhorado.
Se você quiser saber mais sobre como funciona a nossa ferramenta, solicite uma demonstração no botão abaixo!