Processos, pessoas, gestão e tecnologia. Veja como esses quatro pilares podem incentivar a equipe de vendas e, assim, proporcionar a conquista de excelentes resultados no negócio.
O principal desejo de qualquer gestor comercial é ver seus resultados dobrarem sempre, não importa se está em boa ou má fase. E um dos principais desafios com que precisam lidar diariamente para que isso aconteça é saber como incentivar a equipe de vendas.
Mas como fazer isso? Quais são os pilares essenciais para que o seu motor de vendas esteja sempre engrenado e pronto para subir qualquer ladeira em velocidade máxima sem ter que aumentar o seu volume de investimentos?
Assim, nós separamos quatro estratégias fundamentais para incentivar a equipe de vendas e obter resultados comerciais surpreendentes. Vamos falar sobre cada uma delas nos itens a seguir, continue a leitura!
#01 – Defina e melhore processos
Este é, provavelmente, o principal gargalo de crescimento de muitas empresas. Sem um processo comercial bem definido, não há como incentivar uma equipe de vendas.
O processo de vendas funciona como um guia para que todo o ciclo aconteça da melhor maneira possível, sem falhas, gerando os melhores resultados ao final da jornada de compras. O que, na prática, só quer dizer uma coisa: conversão!
Se cada vendedor trabalha à sua maneira, você pode ter metodologias e tempos de fechamento completamente diferentes, dificultando não apenas o controle sobre as vendas, mas também em todas as análises de KPI do seu negócio.
Como planejar uma estratégia sem saber ao certo seu funcionamento prático quando cada membro da equipe trabalha de uma maneira?
O melhor caminho é sempre ter um processo desenhado para o seu negócio, que funcione bem em seu segmento ou nicho de atuação e, acima de tudo, atue em função do lead. É justamente o lead que deve ser considerado o centro do seu universo quando o assunto são vendas. Então todo desenho deve ser feito pensando nele.
Além disso, ter um processo de vendas bem definido e com etapas objetivas pode ainda agilizar o seu tempo de fechamento e número de conversões, pois padroniza o atendimento e coloca todo o time atuando em prol dos mesmos objetivos, sempre. Isso é bom para o lead, para o vendedor e para a empresa, que consegue alcançar metas com mais praticidade e dentro das expectativas idealizadas no planejamento. Sem contar a economia que isso gera com toda engrenagem funcionando sem enrosco, não é mesmo?
#02 – Tenha foco nas pessoas
Cuidar bem das pessoas é um grande passo para incentivar a equipe de vendas.
Não há dúvidas do importante papel que as pessoas exercem para alcançar o sucesso em vendas dentro de uma empresa, ainda que não sejam as únicas responsáveis por isso. Mas podemos dizer com total segurança que se existisse uma receita mágica para tornar a receita das vendas possível, então o time comercial seria o fermento. Sem ele o bolo não cresce.
A organização de um time de vendas começa com uma premissa básica: ter um perfil bem desenhado sobre qual é o vendedor ideal para o seu time de negócios. Sem dúvida, em qualquer nicho eles têm algo em comum: instinto e habilidade natural para vendas. Mas quanto mais alinhado ao seu tipo de negócio, maior as chances de sucesso de um vendedor (e de resultados para a sua organização).
Claro que o papel do gestor é manter esse time não apenas motivado, mas também bem capacitado. Para isso, investir em treinamentos, integrações, assessments, boa remuneração e ações internas ajudam a delinear o caminho rumo ao sucesso.
Mas a motivação é outro ponto fundamental para que a estratégia de vendas funcione muito bem. Isso inclui ter metas viáveis e desafiadoras bem definidas, constantes monitoramentos de resultados e desempenho individual e da equipe, sem esquecer jamais que oferecer a base ferramental e processual é o básico para que o vendedor possa trabalhar bem.
Quer saber mais? Neste post você encontra algumas dicas para motivar seu time de vendas.
#03 – Foque na gestão para melhorar resultados
Este item parece absurdamente básico. Mas talvez justamente por ser tão básico ele acabe esquecido entre os desafios do dia a dia. Sem uma boa gestão não existe produtividade, o que é resultado direto da falta de incentivo da equipe de vendas.
E aqui entram em pauta não apenas temas como os cuidados com a equipe e os processos, mas sobretudo o acompanhamento desses pontos no dia a dia e a constante análise de métricas e KPIs que podem ser fundamentais para os bons resultados.
Assim, uma boa gestão deve ser capaz de planejar estratégias, os processos e a forma de executar essas atividades. Saber definir quais os indicadores são realmente necessários é importante para avaliar a equipe e traçar melhores estratégias.
Mas para que o trabalho do gestor seja realmente eficiente, ele também precisa de um último comando de apoio que será essencial para tornar esse passo mais produtivo e contribuir para a cadeia geral de produtividade em toda a empresa: tecnologia. E este é justamente o foco de nossa quarta estratégia.
#04 – Use a tecnologia para incentivar a equipe de vendas
O apoio de ferramentas e novas tecnologias pode ser a chave propulsora do motor de produtividade em qualquer organização. É através delas que as atividades podem ser automatizadas e o retrabalho vai embora, dando espaço para uma atuação mais focada e estratégica.
E quando isso acontece no departamento comercial, a otimização do tempo certamente vai resultar em mais resultados.
Contar com um software de gestão de leads, por exemplo, é um dos caminhos para garantir o controle de todo processo comercial e a conversão de oportunidades em vendas. Quando um lead entra na base, o sistema permite distribuir cada um deles entre seus vendedores de acordo com suas regras de negócios, dando início ao relacionamento ágil e eficiente com o público.
Além disso, ter o registro do histórico durante toda a jornada de compras facilita a argumentação e aproximação dos vendedores. Tudo isso contribui diretamente para facilitar a venda e reduzir os riscos de perder oportunidades por falta de controle ou demora no tempo de resposta.
Para a gestão, ter os dados reunidos em uma plataforma que faça a rápida leitura do panorama geral da empresa significa maior facilidade de análise dos KPIs e agilidade na tomada de decisões. E com tudo isso rodando de modo eficiente, a produtividade permanece atuando sempre a favor da equipe e da empresa, conquistando resultados acima da média nas taxas de conversão em vendas.
Se o seu objetivo é aumentar vendas, então faz total sentido!
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