Entender os perfis de possíveis alunos pode ser uma grande estratégia para conquistar, ativamente, mais pessoas para seus cursos. Por isso, escolhemos 5 perfis de alunos que podem aumentar sua taxa de agendamento. Confira!
Com tantas instituições de ensino disponíveis no mercado, cada qual oferecendo uma grande variedade de cursos, é preciso se esforçar para chamar a atenção do público e, desse modo, aumentar a captação de leads para sua escola.
No entanto, é possível fazer uso de algumas dicas para que a busca por novos alunos seja mais eficiente — e menos custosa para a instituição de ensino. Na hora de utilizar o poder da internet e das redes sociais, contratar influenciadores e anunciar em sites especializados, por exemplo, pode ser interessante segmentar as ações para atingir grupos específicos de alunos.
Não sabe que alunos são esses? Veja 5 perfis de alunos que podem ser clientes ideais para sua escola, e que vão ajudar a aumentar a taxa de agendamento dos cursos.
Perfil 1: Alunos por faixa etária
O primeiro perfil de alunos a ser considerado é aqueles que podemos dividir por faixa etária – e idade escolar. Nesse perfil, fazemos uso de idade inicial e final para delimitar nossas ações de captação de clientes, ou seja, uma vez encontrado o segmento ideal para trabalhar, todas as ações serão concentradas nele.
Por exemplo: alunos em idade para vestibular, ou próximo disso, são interessantes para escolas que oferecem cursinhos preparatórios para a faculdade. Assim, é possível concentrar as ações de marketing para adolescentes que estão entre 15 e 18 anos, utilizando uma comunicação adequada para chamar a atenção desse público.
No entanto, é bom analisar profundamente o segmento que será “atacado” pois, em alguns casos, o direcionamento da propaganda não deverá ser realizado diretamente às pessoas da faixa etária escolhida.
O que isso significa? É que se o objetivo é conquistar alunos com idade de 5 até 7 anos, as ações deverão ser destinadas aos pais ou influenciadores da decisão de escolha da instituição de ensino. E faz sentido, afinal, quem dará o passo final, nesse caso, são os responsáveis pela criança.
Perfil 2: Alunos por segmento de mercado
Além da divisão por faixa etária, é possível segmentar possíveis alunos por determinado segmento de mercado para aumentar a taxa de agendamento dos cursos.
Um exemplo é a área de tecnologia da informação, que desperta muitos interessados, principalmente nos dias atuais com o lançamento diário de novidades tecnológicas em todos os setores e, certamente, tem um público alvo de pessoas que compartilham algumas características comportamentais.
Indo além na estratégia desse perfil, também é possível atuar com segmentos mais fortes dentro de uma determinada localização.
Assim, em uma cidade cujo mercado agrícola é a maior força financeira, pode ser interessante utilizar a informação estrategicamente como abordagem para a conquista de clientes ideais para sua escola. A mesma coisa vale para cidades turísticas, por exemplo.
Perfil 3: Alunos de cursos que permitem ensino à distância
Já está mais do que provado que a internet tem o poder de aproximar as pessoas e democratizar o acesso à informação. E podemos usar essa característica para aumentar a taxa de agendamento.
Seguindo essa linha de raciocínio, mais um perfil bastante interessante para buscar é o de alunos de cursos e disciplinas que permitem ensino à distância. Aqui, a sugestão é usar o poder da internet para mostrar que um curso pode ser realizado ainda que questões geográficas sejam um obstáculo.
Marketing, desenvolvimento de software, língua portuguesa, matemática, atendimento ao cliente, redação publicitária e uma grande variedade de cursos e disciplinas podem ser ensinadas remotamente, por grandes e conceituados professores.
Então, faça uso dessa estratégia, caso o curso que você ofereça possa fazer o aluno ter um excelente aprendizado direto da casa dele.
Perfil 4: Alunos em processo de intercâmbio
Mais um perfil bem específico e eficiente quando a ideia é aumentar a taxa de agendamento — e conquistar clientes ideais para sua escola — são os alunos em processo de intercâmbio.
Nesse caso, geralmente, as pessoas dentro desse grupo podem precisar de um reforço extra para algum idioma ou, simplesmente, de aulas técnicas para aumentar as chances de conquista de um emprego no exterior.
Como alguns países permitem que alunos de intercâmbio trabalhem de forma limitada, pode ser uma boa chance preparar essas pessoas para conquistar uma vaguinha lá fora.
Portanto, estude o público para encontrar diversas oportunidades de negócio.
Perfil 5: Alunos em processo de transição de carreira
Por último, um perfil muito valorizado e comum nos dias atuais são os alunos em processo de transição de carreira. Com tantas pessoas insatisfeitas com suas profissões, temos uma grande demanda para atender esse segmento para ajudá-las no difícil processo de mudança.
Aqui, vale vender o sonho de um recomeço feliz, com novas perspectivas, considerando e oferecendo o que será o início de uma vida melhor e com mais propósito. Isso também ajuda a aumentar a taxa de agendamento dos alunos.
Para esse grupo em especial, pode ser interessante buscar pessoas com uma idade mais avançada. Assim, dos 30 até os 50 anos, por exemplo, pode ser uma faixa etária importante a se considerar na estratégia.
Aposte no gerenciamento dos leads para melhorar a taxa de agendamento
Para finalizar, o importante é saber que os perfis apresentados aqui podem se misturar e, desse modo, formar segmentos ainda mais interessantes para sua estratégia de conquista de novos clientes.
A intenção inicial foi mostrar que os perfis de alunos podem facilitar a sua busca na conquista de clientes ideais para sua escola. Portanto, planeje bem, execute as prospecções, aprenda com os resultados e evolua aos poucos. Ah, e não adianta definir uma estratégia bem desenhada, com perfis detalhados a serem atingidos, mas não fazer uma gestão de leads eficaz. Para isso, conte com o software de Gestão de Leads (como o Followize) e acompanhe a trajetória dos leads, reúna as informações em um único lugar, faça o follow up recorrente e tome as medidas necessárias para fazer as conversões decolarem.