Rastreamento de URL é o processo de adição de códigos identificadores nas URLs de destino. Com este recurso é possível identificar o tráfego de todas as ações e otimizar os investimento em marketing digital.
Para simplificar, vamos a um exemplo prático utilizando o Digitall Hub para gerar a URL de rastreamento.
Simularemos o envio de uma newsletter com objetivo de gerar tráfego para o site e, consequentemente, leads. Após desenvolvimento, incluiremos as URL’s com o rastreamento.
Gerando a URL
1º O primeiro passo: inserir a URL de destino, no nosso caso “https://www.digitallhub.com.br”.
2º Campanha: Nome que será utilizado para a campanha (Exemplo: Institucional, Dias das Crianças, Captação, etc.). Utilizaremos “conteúdo”.
3º Origem: Origem: Origem do tráfego que será gerado ao seu site (Exemplo: Google, Facebook, Newsletter, E-book, etc). Utilizaremos “newsletter”.
4º Mídia: Método que será utilizado. Caso fosse uma campanha de links patrocinados, poderíamos usar “cpc” (custo por clique) ou “display”. Neste caso utilizaremos “04”, para identificar exatamente a edição da newsletter.
- Clique em gerar URL, ela será criada incluindo os códigos de identificação.
- Após o disparo, é possível visualizar exatamente o volume de visitas, leads e vendas geradas através da newsletter.
- Também é possível visualizar a fonte de tráfego no histórico do lead.
- Além de simplificar a leitura do desempenho em marketing digital, o Digitall Hub auxilia no processo de gestão de leads.