Muitas instituições estão em fase de inscrições para os períodos de novos cursos e formações, mas nem todas sabem como aumentar a conversão dos leads recebidos e garantir mais alunos. Mas a gente ajuda!
Recentemente nós demos algumas dicas aqui no blog de como é possível aumentar a captação de leads no setor educacional com alguns materiais atrativos e estratégicos. Agora nós vamos falar sobre o que fazer com os leads que você conquistou através dessa prática!
Afinal, em um mercado tão competitivo, descobrir formas diferentes de abordagem pode ser uma etapa fundamental para garantir que a sua instituição de ensino seja a melhor escolha para o público. E para explorar um pouco mais essa temática, vamos trazer para o foco uma técnica que pode ser um tiro certo no coração do lead: o inbound sales.
O inbound sales no setor educacional segue os mesmos princípios de considerar as necessidades e expectativas de cada potencial aluno, só que para direcionar as estratégias de vendas. Então vem com a gente para entender cada detalhe e começar a aplicar o quanto antes essa estratégia no seu negócio!
O que é inbound sales?
Se você faltou na aula inicial sobre inbound sales, dá uma pausa na leitura e dá uma espiadinha nesse post aqui antes:
Por que adotar o inbound sales no setor educacional?
Na Educação, como em outras áreas, os métodos tradicionais de abordagem, prospecção e venda se modificaram. Há alguns anos, panfletos, anúncios impressos e outdoors eram exemplos de estratégias poderosas de divulgação usadas também por instituições de ensino.
Antes era comum que estudantes esperassem que as informações sobre cursos e faculdades viessem até a eles. Por isso, ações de panfletagem nas portas de escolas de Ensino Médio eram mais comuns e surtiam mais efeito. E essas táticas até funcionam ainda em alguns casos, mas como parte de uma estratégia maior, que combine ideias de outbound e de inbound marketing.
Com a intensificação de uso da internet, é cada dia mais comum – e muito mais fácil! – buscar a informação do que esperar por ela. Por isso, os interessados em realizar qualquer tipo de curso hoje preferem agir por conta própria para saber sobre cursos, instituições e o que cada uma tem a oferecer.
Continue a captação através do contato constante com foco no interesse do lead
O nosso post sobre captação de leads trouxe algumas alternativas para criar interesse e atração de forma a trazer os leads até o funil de vendas da sua instituição. Mas para que ele avance nas etapas a seguir, é preciso ter também uma boa estratégia de continuidade da captação, sempre valorizando o interesse do lead no processo.
Por exemplo: um estudante descobre o blog da instituição e assina sua newsletter, fornecendo dados de contato. Esse lead navega pelo blog e foca em conteúdos sobre cursos de Comércio Exterior e clica em “banners” sobre o vestibular da instituição e visita a página sobre como se inscrever. Todos esses dados indicam ao inbound sales que esse lead está pronto para receber uma oferta para se matricular em cursos que tenham como foco o comércio exterior e suas vertentes. E, provavelmente, em um específico que tenha sido destacado por suas preferências, interações e mensagens.
Prepare sua equipe para a “ação e reação”
Quantos novos leads potenciais você pode conquistar com um bom atendimento?
Depois que seu lead entra no fluxo da instituição, nem sempre é preciso esperar que ele se manifeste para aproveitar uma oportunidade. A partir do seu comportamento de interação, um especialista da sua equipe pode entrar em contato com ele e oferecer um bom atendimento para apoiá-lo na jornada de compra.
Imagine, por exemplo, ligar para um lead que está interessado em um curso profissionalizante mas não fechou negócio ainda por questões financeiras e oferecer à ele a possibilidade de um desconto ou um plano de pagamento diferenciado? As chances de ganhar esse lead e garantir a conversão são enormes e você evita perde-lo para a concorrência por falta de ação. Sem contar que é muito melhor saber que há um atendimento humanizado na venda que vai além dos tradicionais e velhos e-mail marketings que ninguém mais quer receber com promoções de veículos. Então capriche no discurso e traga para seu lead informações relevantes e que ele queira saber.
Ter uma equipe pronta para esse atuar com a estratégia consultiva e uma distribuição de leads eficiente são as ferramentas necessárias para que essa tática funcione bem. E para isso você pode contar com o apoio da tecnologia. Aliás, é sobre isso que vamos falar mais no tópico a seguir!
Não perca nenhuma informação relevante de vista e otimize o senso de urgência
Para ter uma boa estratégia de abordagem na ponta da língua quando o seu especialista entrar em contato com o lead é essencial ter em mãos todas as informações relevantes sobre ele! Desde o primeiro contato até seu comportamento em cada etapa da jornada. A atuação “investigativa” pode ajudar a quebrar objeções e otimizar a performance de apoio à conversão.
Mas para isso é essencial ter os dados registrados e organizados em uma ferramenta que permita centralizar informações e ter acesso rápido à tudo que você precisa saber sobre o lead. Um software de gestão de leads, por exemplo, permite a coleta e gestão de todos dados relevantes sobre os leads, auxiliando em todo o processo de vendas para garantir que os responsáveis pelas ações de inbound sales realmente saibam como interagir com cada lead de modo a transformá-los em novas matrículas.
Além disso, acompanhar os resultados para que o inbound sales no ensino superior funcione para captar leads, ajuda a avaliar seu desempenho de modo a identificar falhas ou oportunidades que otimizem os resultados. E a tecnologia de gestão de leads também tem impacto positivo direto neste ponto, trazendo resultados em tempo real para que sua equipe possa alavancar muitas oportunidades e conversões.
Que tal entender um pouco melhor como um sistema de gestão de leads pode ajudar a sua instituição de ensino? Veja uma demonstração: