Se você está em busca de estratégias para aumentar suas vendas e conversões no setor de saúde e bem-estar, é preciso ter em mente que os argumentos certos ajudarão a conduzir seu lead ao longo da jornada de compra. Veja algumas dicas neste post!
Sabe quando você tenta convencer o seu amigo de que ele deveria te acompanhar naquele passeio incrível? Você não coloca à prova todos os argumentos possíveis para que ele não tenha como recusar seu convite? Pois então! É a mesma coisa quando você precisa mostrar ao seu lead por que ele deveria comprar o seu serviço ou produto.
Claro que para isso, assim como no caso do seu amigo, você precisa conhecer bem o seu lead, seus desejos e necessidades para elaborar os argumentos corretos e garantir o tão desejado “sim”. Do contrário, você corre o risco de não apenas ouvir um belo “não” como ainda ter de enfrentar objeções que você não estava preparado para ouvir.
Logo, quando o assunto são vendas, estudar as possíveis objeções do seu setor de atuação e conhecer muito bem o perfil (ou persona) do lead são fases fundamentais do processo para criar um processo de argumentação ideal e infalível.
Além disso, você pode ainda fazer uso de técnicas de persuasão que poderão ajudar – e muito! – a construir o ambiente ideal de argumentação, do qual nem o mais esperto dos leads vai escapar. E para te ajudar nisso, recomendamos que você leia este artigo aqui:
>> TÉCNICAS DE PERSUASÃO: COMO AUMENTAR SUA CONVERSÃO DE LEADS COM GATILHOS MENTAIS
Mas como toda ajuda é sempre válida, hoje nós separamos algumas dicas importantes de argumentos que você pode utilizar com seus leads caso atue no setor de saúde e bem-estar. 😉
A medicina preventiva é mais eficiente e econômica do que a curativa
Culturalmente, a maior parte da população brasileira ainda acredita que os investimentos em medicina, saúde e bem-estar são um grande desperdício em um mercado com preços abusivos e uma saúde pública precária. Mas aí é que está o grande “x” da questão: se sabemos que a saúde pública pode ser sinônimo de risco em uma emergência, já temos o primeiro motivo para investir em um bom serviço de saúde e bem-estar.
E logo vem a segunda principal objeção do público: pagar alto por uma mensalidade que não vou usar. Mas apesar de ser um pensamento compreensível, uma boa analogia para se pensar sobre os planos de saúde é compará-los com o seguro de um automóvel: você só perceberá a importância quando precisar usar. Por mais que ele seja uma despesa e comprometa uma parte de sua renda, é um investimento que visa proteger um dos maiores bens que você pode possuir: sua saúde.
E logo vem o grande trunfo da argumentação sobre investimentos: se o seu lead refletir sobre os investimentos preventivos em relação aos curativos (ou seja, os casos em que a doença já se instalou e é preciso iniciar um tratamento para sua cura), em 100% dos casos o valor financeiro envolvido será muito menor na medicina preventiva. Sem contar o principal: a eficiência do tratamento, que é muito maior no processo de prevenção do que de cura.
Saúde e bem-estar são sinônimo de felicidade
Investir em saúde e bem-estar não geram reflexo apenas no organismo, corpo e aparência do seu lead. É também um investimento poderoso em um bem maior e que não se pode medir: a felicidade.
Além de todos os fatores externos que envolvem a busca pela felicidade na sociedade atual, ter uma condição de vida saudável e cuidados básico com o bem-estar podem elevar significativamente os níveis de felicidade do ser humano. Além de trazer pontos básicos como disposição e energia para o dia a dia, a saúde bem cuidada ainda promove maior empenho na busca pelos fatores externos que geram a felicidade e eliminam barreiras como doenças e condições debilitantes.
Sem contar que a sensação de bem-estar e felicidade estão diretamente associadas uma à outra, de modo que o entendimento sobre o investimento em saúde também ganha um significado muito mais amplo com essa reflexão.
Longevidade não tem garantia sem investimentos básicos
A expectativa de vida da população brasileira aumentou. No entanto, viver mais também significa mais manutenção com a saúde para que se tenha qualidade de vida nos anos a mais que temos na conta. E isso só é possível quando se investe desde cedo em medicina e bem-estar preventivos (lembra do primeiro argumento?!).
Qualquer pessoa sabe que para uma pessoa de maior idade esse tipo de investimento pode ser muito maior quando iniciado tardiamente. Desse modo, garantir desde cedo um plano de investimento em saúde e bem-estar podem ser também um investimento de longo prazo para qualidade de vida na longevidade.
Sem isso, os riscos de ter uma longevidade com pouco conforto e algumas complicações também aumenta. E ninguém quer isso não é mesmo? Os hábitos saudáveis de hoje refletem diretamente no nosso futuro!
O cuidado e segurança da família são bens preciosos
Por fim, temos mais um dos argumentos que mais geram apelo emocional (leu o artigo sobre Técnicas de Persuasão?!): cuidado e segurança da família.
Mais do que proporcionar cuidados de saúde e bem-estar para si mesmo, qualquer pai ou mãe de família tem uma grande preocupação em gerar qualidade de vida para seus filhos e familiares. E não é diferente quando o assunto é saúde.
Fazer com que seu lead compreenda que o investimento em saúde e bem-estar pode significar um futuro melhor e mais seguro para que seus filhos e entes queridos aproveitem a vida com qualidade e conforto é um dos argumentos mais importantes para conquistar pelo benefício, sobretudo se você tiver bons diferenciais e facilidades frente à concorrência.
Captou a mensagem?
Se você aplicar esses argumentos, as chances de garantir melhores taxas de conversão para o seu negócio são muito maiores e você ainda se torna um mestre das vendas em saúde e bem-estar!
Mas não esqueça de controlar cada etapa da negociação e dos argumentos utilizados para manter sua estratégia de fechamento impecável! Para isso você pode (e deve!) utilizar um sistema de gestão de leads, que não apenas vai apoiar o acompanhamento de todo histórico com o lead, como também te ajuda a seguir cada etapa do processo comercial sem riscos. Veja uma demonstração: