Descubra os principais mitos da gestão de leads e por que você precisa eliminá-los do seu gerenciamento de prospects e condução de novos negócios.
Quais foram as mentiras que já te contaram sobre a gestão de leads? Esse tópico pode ser bastante polêmico para algumas empresas, principalmente aquelas que não entendem o poder dessa estratégia.
Dessa maneira, além de conhecer as vantagens que o gerenciamento de leads pode proporcionar, é importante saber as principais mentiras que o mercado conta. A partir desse conhecimento, é possível quebrar objeções e adotar a gestão de leads como benefício real e eficiente.
Quer conhecer as 8 mentiras sobre a gestão de leads? Então, continue lendo o conteúdo para conhecê-las e, principalmente, evitá-las!
1. A gestão de leads custa muito caro
Essa é a primeira grande mentira da gestão de leads, seja para uma empresa grande ou pequena. O fato é que a gestão de leads proporciona uma economia grande, já que transforma negócios perdidos em clientes.
Assim, é imprescindível a contratação de uma ferramenta especializada nessa área. No entanto, o retorno que ela proporciona em médio prazo faz o investimento valer muito a pena e, certamente, ajudará no crescimento da organização em longo prazo.
2. A gestão de leads não funciona
Sim, existem empresas e profissionais que utilizam esse argumento ao falar da gestão de leads, que ela não funciona ou é muito complexa para fazer de forma eficiente. E essa atitude, basicamente, é uma grande mentira e deve ser contestada imediatamente.
A gestão de leads, quando realizada com o mínimo de organização e processos, é uma forma extremamente eficiente de gerenciar os possíveis clientes, resultando em um fechamento maior de negócios, o que reflete na saúde financeira da empresa.
Sendo assim, usar a gestão de leads é uma importante estratégia para qualquer tipo e tamanho de empresa, independentemente do segmento de atuação da mesma. Até mesmo freelancers são beneficiados com a adoção do acompanhamento de leads.
3. A gestão de leads aumenta o tempo de trabalho da equipe
Outra grande mentira contada sobre a gestão de leads é que ela aumenta o tempo de trabalho da equipe, o que resulta em uma grande demanda da equipe responsável pelo acompanhamento dos prospects.
Na verdade, a gestão de leads proporciona o efeito oposto: o de otimizar — em todos os sentidos — o tempo da equipe, além de possibilitar que cada interação com cada lead seja muito mais valiosa e precisa.
4. Uma gestão de leads eficiente precisa de muitos contatos para funcionar
Essa afirmação é equivocada pelo princípio da gestão de leads: ela justamente serve para otimizar as conversões independentemente do volume de prospects gerado. A ideia é potencializar os novos negócios sem necessitar alcançar um público muito grande.
Dessa forma, a gestão de leads permite um fluxo saudável de novos negócios mesmo que o volume no topo do funil seja baixo. É claro que a entrada de muitos leads ajuda, mas não é isso que vai resolver os problemas de conquista e fechamento de novos clientes.
5. Fique atrás do seu lead até ele comprar
Outro mito para você ficar de olho e, caso ele esteja acontecendo, parar imediatamente. Nesse ponto, queremos dizer que o contato com o lead é importante, assim como é essencial saber a hora de “demiti-lo”.
A gestão de leads não consiste em obrigá-los a comprar, ela também envolve saber o momento certo de descartar um prospect não qualificado. Então, a insistência não é a chave para novos negócios.
6. A gestão de leads é única para cada empresa
Apesar de cada empresa ter processos específicos na sua área de atuação, algumas boas práticas podem ser replicadas com sucesso dentro de outros negócios. Assim, vale a pena entender o que terceiros estão fazendo para refinar o seu processo de gerenciamento de leads.
Além dos sucessos, é importante conhecer os fracassos e avaliá-los com cuidado. Muitas vezes, evitar um erro cometido por outra empresa é importante para não deixar a equipe ficar desmotivada.
7. Os prospects vão mudar de estágio automaticamente na gestão de leads
Apesar de ser uma estratégia extremamente eficiente para o time de marketing e vendas, a gestão de leads precisa ser bem organizada para que as mudanças de estágio ocorram dentro do funil.
Assim, será possível fazer os leads avançarem com eficiência, dependendo de como isso for conduzido, o que vai resultar no fechamento de mais negócios. No entanto, é importante enfatizar que nem todos os leads serão convertidos, então é importante saber desapegar quando for a hora.
8. Uma boa gestão de leads vai tentar vender em cada contato realizado
A última grande mentira que contam sobre a gestão de leads é aquela de que cada contato feito com um prospect precisa ter uma tentativa de venda atrelada a ela. E isso não só é um grande mito, como pode estar comprometendo a sua estratégia de conversão.
Sim, a comunicação é importante, bem como abrir um caminho para concretizar uma venda. Mas, para chegar nesse ponto, é preciso gerar valor para o lead, que só então vai tomar a decisão de se tornar um cliente da sua empresa.
Assim, cada ponto de contato com os leads precisa ser cirúrgico. Sempre que enviar um e-mail, fazer uma ligação ou impactá-los com anúncios, é essencial tentar gerar valor de alguma forma — conforme as características da sua persona.
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Gestão de leads: aposte nessa estratégia eficiente
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