Conheça as principais e melhores dicas de como fazer um e-mail de follow-up para aumentar a taxa de conversão nas negociações.
Um dos passos mais importantes para longas negociações é o acompanhamento do lead até o processo de fechamento, ou não, da oportunidade. Para isso, é essencial saber como fazer um e-mail de follow-up eficiente.
Essa estratégia, entre muitas existentes no processo de follow-up, é uma grande oportunidade para entender o andamento da negociação e, dependendo de como for realizada, incentivar o lead a finalizar sua compra.
Portanto, separamos 7 dicas básicas e eficazes de como fazer um e-mail de follow-up que funciona. Confira cada tópico com calma, faça anotações e coloque as recomendações em prática no seu dia a dia na área de vendas. Boa leitura!
1. Estude o lead antes de montar a mensagem
A primeira etapa no processo de como fazer um e-mail de follow-up eficaz é estudar o lead antes de montar sua mensagem. E isso é essencial para que haja uma verdadeira conexão entre o remetente e o destinatário.
Portanto, faça o dever de casa e entenda as características que possam ajudar nesse momento. Lembre-se de adequar o tom da comunicação, alinhar expectativas em relação ao produto ou serviço oferecido e, principalmente, entender quais as reais necessidades do lead antes de insistir na compra.
Em resumo: adeque a sua forma de vender para se comunicar com essa persona.
A cadência de contato também é importante nessa hora. Se o lead for mais ocupado, evite mandar muitos e-mails em sequência. Dê tempo para ele pensar e responder no momento mais apropriado. Então, reforçando a dica, adapte seu processo de follow-up para cada caso.
2. Seja objetivo
E se você quer saber como fazer um e-mail de follow-up eficaz, comece pensando na objetividade da mensagem. Nada de ficar enrolando o prospect na comunicação: preze por ser direto e objetivo nas suas intenções.
É claro que a abordagem do brasileiro envolve aquele papo mais descontraído antes do assunto principal. E está tudo bem. No entanto, quando falamos de um e-mail de follow-up, a objetividade deve ser o guia da mensagem.
3. Faça uma breve introdução do que foi conversado anteriormente
Outra dica importante para aplicar na sua mensagem de follow-up é utilizar uma prévia do que foi conversado em reuniões anteriores. Além de criar um histórico de conversa, essa estratégia também mantém o lead atualizado sobre o andamento da proposta.
Além disso, o histórico economiza tempo do prospect, que deixa de consultar anotações para lembrar em que pé ficou a negociação. Assim, para quem busca saber como fazer um e-mail de follow-up que funciona, é importante utilizar essa tática em suas mensagens e obter inúmeros benefícios.
4. Gere valor imediato
Um e-mail de acompanhamento também é uma oportunidade para gerar valor ao prospect. Nesse sentido, quanto mais cedo isso for feito na mensagem, melhor é para o futuro da negociação.
Mas gerar valor não é uma atitude fácil, pois isso vai depender bastante das necessidades do lead — que você deve ter identificado seguindo a nossa primeira dica. Portanto, verifique como esse valor pode ser gerado, logo no início da mensagem, e utilize a oportunidade em seu favor.
A nossa dica é que você traga um conteúdo de blog, estudo ou algo relacionado já no começo da mensagem. Mesmo que o lead não avance na negociação, ele vai ficar imensamente agradecido pela transferência de conhecimento da sua parte. Aproveite!
5. Resuma os tópicos no final
Outra boa prática no processo de como fazer um e-mail de follow-up é resumir os tópicos da conversa no final da mensagem. Mesmo que o assunto não seja complexo, é uma boa ideia facilitar a compreensão de todos os envolvidos.
Além disso, o resumo em tópicos passa uma imagem positiva do seu trabalho, já que aplicar esse cuidado na comunicação é um imenso diferencial. Então, valorize a sua mensagem para agradar o lead e, por consequência, aumentar as chances de conversão.
6. Coloque prazos na negociação
Outra técnica importante da área de vendas, que pode e deve ser aplicado aos e-mails de acompanhamento, é o estabelecimento de prazos. Além de despertar um senso de urgência no prospect, essa atitude também mostra seu interesse em finalizar a conversa rapidamente, seja para concluir a venda ou não.
E não é uma questão de desespero para o fechamento. Na verdade, colocar uma data limite para a negociação mostra que a negociação não deve ficar eternamente sem resposta. Para o vendedor, também é uma forma de gerenciar a carteira de clientes e trabalhar as outras oportunidades no funil de vendas.
7. Atenda as necessidades do destinatário
Se você fez toda a lição de casa que passamos aqui, nessas valiosas dicas de como fazer um bom e-mail de follow-up, suas chances de conversão já devem aumentar consideravelmente. No entanto, existe um último passo importante, que é atender as necessidades do destinatário.
Lembre-se que o objetivo do follow-up é entender o momento da negociação e, se possível, fazer com que ela avance. Para isso, as necessidades do usuário, seja na aquisição do produto ou serviço, precisam ser verdadeiramente atendidas.
Então, se você conseguir seguir os 6 passos anteriores que falamos nesse conteúdo e, no final, também conseguiu atender as necessidades do usuário — sejam elas quais forem —, a sua probabilidade de conversão vai aumentar bastante.
Gostou das dicas de como fazer um e-mail de follow-up eficaz?
As dicas que trouxemos ao longo do conteúdo vão ajudar na sua organização como vendedor e, obviamente, aumentar as conversões em vendas das oportunidades disponíveis. Mesmo que alguns passos não pareçam fáceis, vale a pena investir tempo para aprimorá-los e tornar o seu acompanhamento por e-mail cada vez melhor.
Portanto, siga rigorosamente as práticas que trouxemos aqui — com eventuais adaptações — para tornar seu processo de follow-up por e-mail mais assertivo, organizado e eficaz. Além de aumentar os resultados da empresa, você também será um profissional mais competente e valioso no mercado, pode apostar.
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