Descubra como a aposta no mobile pode gerar uma grande vantagem competitiva para as concessionárias que desejam expandir e gerar mais negócios.
O uso de estratégias focadas em mobile é uma grande oportunidade para as concessionárias gerarem leads para o setor automotivo. Essa modalidade pode transformar os resultados financeiros, desde que o investimento para aquisição de novos clientes seja feito corretamente.
E esse pensamento não vem à toa: segundo pesquisa da TIC Domicílios, os smartphones são os dispositivos preferidos dos usuários, onde 99% dizem escolher os aparelhos para acessarem a rede mundial dos computadores.
Além disso, conforme o mesmo estudo, 58% dos entrevistados utilizam os celulares exclusivamente para acessar a internet. Esse número, considerando o tamanho de internautas brasileiros, é extremamente relevante.
Então, com essa informação em mente, é importante que as concessionárias utilizem o canal para atraírem leads para o setor automotivo. Mas, é claro que tudo depende de inteligência e muito planejamento para apostar no mobile.
Praticidade que faz toda a diferença
Cada vez mais o mobile tem se tornado essencial para as empresas. E isso também vem acontecendo no segmento de automóveis, onde os acessos para site de concessionárias — bem como o interesse geral em veículos — geram cada vez mais tráfego para os portais de vendas de carros.
Além da popularização dos smartphones e da ampliação de cobertura da internet, seja em residências ou em sua versão móvel, a praticidade de fazer negócio da telinha do celular também tem atraído os compradores.
Atualmente, os aplicativos e sites otimizados têm tornado essa experiência muito mais simples e, no segundo caso, graças ao foco do Google em dar mais atenção para a otimização de páginas nos dispositivos portáteis.
Essa abordagem, chamada de “mobile first index”, obrigou os sites a se adaptarem para o mundo móvel, onde o foco é criar páginas e experiências pensadas, primeiramente, para serem consumidas nos smartphones e tablets.
Assim, com a “obrigatoriedade” de fazer o mobile funcionar — com a penalização de não aparecer bem posicionado no Google para quem ignorar essa regra — todos os segmentos viram uma grande oportunidade de atender a maioria dos usuários da grande rede.
A aposta no mobile precisa acontecer agora
Com tudo isso dito, é hora as concessionárias começarem a se movimentar para trazer leads para o setor automotivo a partir desse canal. No entanto, alguns desafios precisam ser superados para que isso realmente transforme os acessos ao site em negócios fechados.
Experiência na “vitrine” virtual
A experiência de um lead dentro de um site do setor automotivo precisa ter um valor imenso, até maior do que seria pessoalmente, por exemplo. Para isso, o usuário precisa se sentir muito atraído pelo produto que pretende consumir.
Então, os recursos multimídias são essenciais nessa hora: fotos, vídeos, elementos interativos, muita informação e conteúdo para engajar os visitantes e despertar o interesse de compra. Com o tempo cada vez mais escasso, isso precisa ser estrategicamente pensado para “fisgar” o consumidor.
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Atendimento diferenciado e personalizado
Você quer gerar mais leads para o setor automotivo? Então, crie um atendimento realmente diferenciado para quem demonstrar interesse nos produtos da sua concessionária. Além de atenção, educação e cortesia, a personalização do atendimento é uma grande “arma” nessa hora.
Como o ambiente online não proporciona algumas características que o atendimento físico oferece, é preciso pensar bastante em como trocar o momento do cafezinho por algo significativo e extremamente valioso para o lead.
Isso pode acontecer com uma visita até a casa do cliente, para que o test drive seja feito mais facilmente, ou alguma oferta que faça o lead realmente balançar ao ponto de concluir o negócio por meio do dispositivo móvel.
As possibilidades são grandes, então é preciso colocar a equipe para trabalhar duro nesse ponto.
Estratégias e gestão de leads no mobile
A utilização das notificações pode ser uma grande estratégia para sua concessionária. Enviar uma promoção relâmpago para o lead pode gerar gatilhos importantes de escassez, além de, claro, manter a comunicação com o prospect sempre ativa.
Nesse sentido, o uso dos dados é importantíssimo para entender em que ponto do funil seu lead está. Ele faz visitas recorrentes para alguma categoria de veículo? Então, personalize suas estratégias para convencê-lo a comprar um veículo desse segmento.
O que importa, no final das contas, é melhorar os pontos de contato com o usuário, utilizando as melhores estratégias — não exploradas — que a geração de leads para o setor automotivo pode proporcionar.
Segurança, incentivos e aprendizados
Quer aumentar as conversões no mobile? Então, você vai precisar mostrar ao usuário que aquele canal é seguro e, da mesma forma, traz vantagens exclusivas. Nesse ponto, é preciso incentivar o próximo passo do usuário, seja com um desconto, pacote de revisões gratuitas ou tempo de entrega diferenciado, por exemplo.
Aqui, os incentivos podem ser importantes para ajudar o lead a avançar na negociação. E a cada negócio fechado pelo mobile, mais e mais pessoas vão ficar sabendo como a experiência foi boa — desde que ela realmente seja diferenciada.
Esse ciclo vai ajudar na expansão do “boca a boca”, além de servir de cases e aprendizados para o aprimoramento das estratégias, o que possibilita uma verdadeira especialização na captação de leads para o setor automotivo por meio dos dispositivos móveis.
Assim, sua concessionária ficará — cada vez mais — especialista em utilizar o mobile como diferença competitiva.
Portanto, aproveite o momento para apostar no mobile, enriquecer sua base de leads e, por consequência, gerar vários negócios para sua empresa. E quanto mais cedo você começar, mais cedo poderá colher os frutos dessa estratégia.