Fique por dentro das previsões do setor automotivo no pós-pandemia de coronavírus e as principais dicas para manter o desempenho positivo na área.
O setor automotivo já se prepara para enfrentar o pós-pandemia com seriedade e muito trabalho. A área, muito afetada durante o pico de circulação do coronavírus no país, vê com bons olhos a retomada da economia e, principalmente, o comércio de veículos.
Assim, será preciso trabalhar duro para manter o mercado para consumidores finais aquecido, visto que o comércio para empresas de segmento agrícola praticamente não sofreu com a pandemia.
Desse modo, trouxemos os principais aprendizados do setor automotivo, bem como as ações que o segmento precisará adotar no pós-pandemia. Continue lendo para se informar mais sobre o assunto.
Impacto da pandemia no comércio de veículos particulares
As vendas de veículos particulares foram especialmente castigadas durante o período mais forte de quarentena e fechamento do comércio em geral. Com a recomendação para ficar em casa, não fazia sentido investir em um novo veículo no início de 2020.
Assim, muitas montadoras viram seu estoque acumular e precisaram parar totalmente a produção. Abril foi o mês onde o caos se instalou nas fábricas e deixou o futuro incerto para milhares de trabalhadores, devido a redução do consumo de carros.
No entanto, com a economia sendo retomada gradualmente a partir de maio e junho, a economia voltou a mostrar sinais de recuperação e as fábricas começaram a operar de forma segmentada, mas já colocando novos veículos nas concessionárias.
Já a venda de carros comerciais e para agronegócios praticamente não sentiu o impacto da pandemia, visto que esses negócios continuaram a operar quase que plenamente no auge do coronavírus no país — se tornando um grande alívio para os empresários.
O “novo normal” do setor automotivo
Apesar da doença ainda circular pelo Brasil, o setor automotivo já está pensando no pós-pandemia e como será esse “novo normal”. Os analistas apostam que a venda de veículos será retomada normalmente, mas outros desafios permanecem um mistério.
As concessionárias fazem parte desse futuro incerto. Apesar de já terem retomado as atividades, respeitando os protocolos de segurança, é preciso trabalhar com proatividade para que a situação não se repita no futuro.
Assim, as apostas estão voltadas para novas formas de vender automóveis, como os showrooms digitais em sites de concessionárias. Nessa modalidade, os compradores podem escolher seu automóvel e só então agendar uma visita presencial para o test drive.
Apesar de ainda exigir alguns passos presenciais, esse modelo tem se mostrado muito promissor, já que permite um atendimento mais certeiro, seguro e alinhado com as expectativas dos clientes. Para a concessionária, também é uma forma de manter as vendas aquecidas.
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O medo do transporte público pode ser uma oportunidade
Outra oportunidade para retomar as vendas consiste em apostar no medo das pessoas em utilizarem o transporte público para locomoção. Apesar de não ser uma saída ideal, visto que as cidades precisam comportar mais carros circulando, esse movimento será inevitável para várias pessoas.
Por isso, esse medo será um aliado importante no pós-pandemia para o comércio de veículos, visto que o transporte particular apresenta mais segurança do que qualquer modalidade de transporte público nos dias atuais.
Outro movimento interessante do pós-pandemia será o investimento em carros autônomos que muitas empresas já testam em alguns países. Com esses veículos em circulação, as pessoas estarão mais seguras para transitarem. Mesmo que, ainda, seja uma realidade distante, é importante ficar de olho nesse mercado.
Prioridades no momento de incerteza
Mas, então, quais são os movimentos que o setor automotivo deverá fazer na pós-pandemia? Possivelmente, o principal ponto nesse momento é criar um modelo de trabalho sustentável e que não exija a presença das pessoas para funcionar.
Seja com atendimento híbrido nas concessionárias ou com uma negociação totalmente virtual, a indústria automotiva já percebeu que a internet é sua grande aliada em manter os resultados de vendas sob controle — e está apostando muito nisso.
No entanto, enquanto esse futuro não chega, é preciso agir com cautela e proteger a vida de todos os envolvidos na produção e comercialização de automóveis. Desde as montadoras até as concessionárias, todos os colaboradores precisam ser mantidos nas funções e com proteção total contra a doença.
Após esse passo, o setor automotivo precisa trabalhar para continuar sobrevivendo, mas sem deixar de olhar as oportunidades que surgirão no pós-pandemia. Algumas delas já se mostram bem claras, enquanto outras aparecerão com o tempo.
Sua concessionária já está preparada para o pós-pandemia?
Agora que o cenário da pandemia começou a dar sinais de positividade, é importante pensar em como fazer os resultados melhorarem. Para isso, é necessário olhar para o futuro, mas investindo no presente.
A gestão de leads, por exemplo, é uma necessidade recorrente para qualquer empresa. A partir dela, os vendedores poderão aumentar seu índice de conversão, fazendo com que cada interesse de compra tenha alta probabilidade de se concretizar em uma assinatura de contrato.
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