Entenda quais são as vantagens de ter uma solução focada na gestão de leads para potencializar as vendas e garantir mais conversões.
Qualquer empresa sabe que o relacionamento com clientes é um ponto fundamental para o sucesso, não importa qual o estágio do cliente.
Seja na fase inicial, quando o contato ainda é um lead em conquista, ou na fidelização do cliente ao longo dos anos, prezar pelo relacionamento contínuo é o caminho para manter o portfólio sempre cheio e em crescimento. E existem tecnologias que foram criadas para apoiar essa jornada e facilitar o gerenciamento do relacionamento com os clientes em qualquer uma das etapas. No post de hoje vamos analisar duas delas: o sistema de gestão de leads e o CRM (Customer Relationship Management), também conhecido como gestão de relacionamento com clientes.
Entenda a diferença entre essas duas ferramentas e qual é a mais indicada para o gerenciamento de vendas.
Sistema de Gestão de Leads
Desenvolvido para apoiar as equipes comerciais no controle e multiplicação das vendas, um sistema de gestão de leads tem como principal missão controlar todo processo de gestão comercial, da captação o lead até a conversão em vendas.
Entre as funcionalidades dessa solução estão itens como as informações de cadastro dos leads, a distribuição de leads entre o time de vendas, envio de alertas para a equipe não esquecer de fazer um follow up ou ser informada imediatamente de novas ações de leads, histórico dos contatos e leads, emissão de relatórios gerenciais e outras análises que facilitam a tomada de decisões e agilizam o processo de vendas.
Além dessas vantagens, um sistema de gestão de leads ainda consegue aumentar a capacidade de atendimento em escala da equipe comercial para aumentar as vendas, principalmente no universo das vendas digitais, mas também apoiando as oportunidades off-line.
CRM – Gestão de Relacionamento com Clientes
O CRM, ou gestão de relacionamentos com o cliente, é um software que permite o acompanhamento de todas as interações com clientes atuais e futuros e conta com recursos para manter o controle de nomes, e-mails, telefones, perfis de consumo e histórico de acompanhamento dos contatos.
Mais do que acompanhar a entrada do cliente no portfólio, o CRM tem como principal objetivo acompanhar o ciclo de vida e comportamento do cliente enquanto parte da carteira da empresa, facilitando a criação de ações focadas em fidelização e satisfação do cliente. Por isso, acaba se tornando uma solução utiliza pelas equipes de marketing, vendas, atendimento e serviços.
Qual solução utilizar?
Depende. Se o seu objetivo é controlar clientes e garantir fidelização, então a solução mais indicada é o CRM, que vai oferecer informações no curto, médio e longo prazo para que sua equipe possa elaborar estratégias de negócio focadas na continuidade do cliente para o portfólio.
Mas se o seu objetivo é aumentar vendas, então o software de gestão de leads consegue trabalhar de modo mais focado nas ações necessárias, trazendo mais agilidade para as conversões e melhores resultados para as metas comerciais.
Juntas as duas ferramentas podem proporcionar uma atuação completa para a empresa, potencializando ao máximo os resultados enquanto cada uma atua de modo mais eficiente em seu nicho de especialização.
Por que um sistema de gestão de leads é o mais indicado para vendas?
O principal desafio da maioria das equipes comerciais é trazer agilidade aos processos para conseguir realizar o maior número de vendas possível em um curto espaço de tempo. E se o objetivo é trazer agilidade, então o software de gestão de leads é a solução que melhor se adapta à rotina comercial.
Além de atuar com mais foco no perfil da área comercial, a plataforma ainda automatiza todos os processos e garante mais eficiência para o time de vendas, trazendo uma solução simplificada e resultados imediatos.
O CRM é uma solução mais complexa e, por isso, muitas vezes pode alongar o processo de vendas, se tornando mais indicado para a gestão de relacionamento com clientes, que objetiva o acompanhamento do ciclo de vida do cliente.
Então se o seu objetivo é ampliar vendas e imprimir mais velocidade ao crescimento comercial, não há dúvidas que o sistema de gestão de leads é a solução mais indicada para o seu negócio.