Aprenda como aumentar sua rede de contatos profissionais com nossas 5 dicas de networking para vendedores que querem mais resultados.
Os contatos profissionais são essenciais para alavancar muitas carreiras. E quando falamos dos profissionais de vendas, essa necessidade é ainda mais explícita, já que um bom contato pode resultar no aumento da base de clientes.
No entanto, montar uma rede profissional nem sempre é fácil. Na verdade, a criação de qualquer rede é até simples, mas criar conexões que funcionam para o propósito profissional leva tempo e requer certa habilidade.
Com base nisso, separamos 5 dicas de networking para vendedores, além de 3 benefícios reais para aproveitar e, assim, gerar mais negócios. Quer conhecer todos os itens? Então, continue lendo o artigo até o final.
Quais são os benefícios do networking para vendedores?
De fato, os benefícios do networking são muitos. No entanto, decidimos separar as 3 maiores vantagens para profissionais da área comercial. Sendo assim, confira como as conexões no trabalho podem beneficiar o dia a dia do vendedor:
1. Melhorar as vendas
Obviamente, o principal benefício de um networking bem feito é a sua capacidade de aumentar as vendas. Ainda que não seja o único objetivo ao estabelecer uma rede de contatos, esse item é essencial para qualquer profissional que planeja bem a sua carreira.
2. Gerar oportunidades de parceria
Mas não são apenas as vendas que devem motivar um vendedor a criar networkings. Muitas vezes, uma parceria de negócios também é um benefício inestimável para a empresa e, da mesma forma, pode ajudar na melhora indireta dos resultados.
3. Descobrir talentos
Outro ponto forte do networking é a sua capacidade de expor talentos. Nesse caso, os vendedores que estão em posição de liderança podem recrutar novas pessoas para seu time e, obviamente, melhorar os resultados comerciais com o reforço da equipe.
Então, agora que você entendeu os 3 principais benefícios do networking para vendedores — entre tantos — é hora de conferir 5 dicas de networking que separamos para otimizar as suas conexões profissionais. Continue lendo para conhecer:
1. Entenda que o networking é uma troca profissional
Apesar de o networking ser explicitamente praticado, é importante lembrar que é necessária uma troca profissional para que ele funcione bem. Portanto, sempre que você for para eventos, congressos e feiras, busque oferecer algo em troca de um bom contato.
Nesse caso, como vendedor você pode se apresentar brevemente e mostrar como o produto ou serviço que vende pode ser útil para a pessoa com quem busca conexão. Quanto maior a afinidade, nesse caso, maior é a chance de networking.
Outra dica é mostrar que sua carteira de contatos pode ser relevante para a pessoa abordada. Assim, servindo como “ponte” entre dois conhecidos, pode ser mais fácil criar uma rede profissional de alto nível.
2. Procure contatos relevantes
Um vendedor precisa se conectar com contatos relevantes, que, de alguma forma, agreguem algo para a sua função. Não adianta se conectar com pessoas só para aumentar a rede. As conexões precisam ser estratégicas e direcionadas para fins profissionais.
Não adianta muito se conectar com professores, por exemplo, se aquilo que você vende nunca for usado por esses profissionais. Nesse ponto, a sua rede precisa ser criada para atender a sua jornada como vendedor e nada além disso.
3. Não demonstre interesse apenas na venda
Outra dica de networking importante é não focar apenas nas metas comerciais. Nesse sentido, queremos dizer que nem sempre a venda é o objetivo de uma tentativa de conexão com outros profissionais.
Muitas vezes, um contato pode trazer muito conhecimento e experiência para a sua rotina de trabalho. Em outros momentos, uma conexão pode servir como um mentor de carreira. Enfim, também procure pessoas que te ajudem a ser um profissional melhor.
4. Seja relevante na sua área de atuação
Além de procurar novos contatos, também é muito importante atrair a atenção de outros profissionais que se interessam por aquilo que você faz. Ou seja, tão importante quanto saber se conectar com terceiros, é ser procurado por eles.
Portanto, para que isso seja possível, você precisará demonstrar relevância como profissional. Construa sua autoridade com resultados, mas também com a sua capacidade de ensinar pessoas e espalhar conhecimento.
Essa é uma ótima maneira de ser notado na área de vendas e despertar a atenção do mercado profissional.
5. Cultive os relacionamentos criados
E o último passo, entre as dicas de networking que trouxemos ao longo desse conteúdo, é cultivar os relacionamentos criados. Após conseguir a conexão de uma pessoa, faça um processo de follow-up de tempos em tempos para saber como andam as coisas.
Mesmo que seja somente para dar um “alô”, é importante estar presente para manter o contato aquecido. Seja desejando um bom fim de semana ou oferecendo ajuda para algum problema, é essencial cultivar os relacionamentos profissionais.
Gostou das nossas dicas de networking? Então, é hora de criar a sua rede!
Melhorar o nível de networking não é uma tarefa difícil, mesmo para aquelas pessoas que são mais tímidas. E isso é verdade pela maioria dos profissionais entenderem como a dinâmica funciona.
Então, a partir das nossas dicas, entendendo o motivo e objetivo de criar uma rede, você vai ter muito mais facilidade para evoluir como vendedor e montar uma carteira riquíssima de contatos.
Mas lembre-se que isso leva tempo para acontecer. Ou seja, nada de se apressar e forçar situações que atrapalhem esse objetivo. Lembre-se que uma rede bem montada vai durar muitos anos e gerar muitos negócios.
E se você quer evoluir ainda mais como vendedor, não deixe de conferir 3 artigos que separamos sobre a área. Boa leitura e evolução profissional:
- 5 técnicas de vendas consultivas para melhorar resultados e aumentar faturamento
- Perfil DISC para vendas: como usar de forma eficaz + dicas
- Métodos de prospecção de clientes: 5 opções para aumentar vendas