Entenda o que são indicadores de competitividade e aprenda a aplicá-los para aumentar seus resultados e otimizar o trabalho da sua equipe.
Um ambiente capaz de atrair resultados, depende do entendimento do trabalho que deve ser feito, clareando o foco de cada membro da equipe e evitando o desperdício de energia em projetos e canais que não dão certo.
Descobrir qual é o caminho a ser tomado pode parecer uma tarefa difícil, mas os indicadores servem justamente para isso, eles são um mapa com o poder de direcionar a empresa para os melhores rendimentos nos mais diversos setores.
Portanto, descubra o que são indicadores de competitividade e seus principais benefícios na rotina empresarial. Boa leitura!
O que são indicadores de competitividade?
Estes dados, são basicamente aqueles que trazem clareza sobre como a empresa é vista no mercado e sua posição perante os concorrentes. Quando bem analisados, são como uma passagem secreta se abrindo, facilitando o caminho do crescimento.
Se você quer descobrir quais são as vantagens competitivas da sua empresa, o que a torna diferente, descobrir pontos fortes e fracos a serem melhorados, você está buscando por indicadores de competitividade.
Os indicadores podem ser quantitativos, quando representados por números e qualitativos, quando baseados em opiniões e pontos de vista.
Benefícios dos indicadores
Os benefícios de entender o que são indicadores de competitividade e saber utilizá-los estão ligados a vários aspectos do planejamento estratégico, saber qual área demanda maior atuação e melhorias é essencial, para não só alavancar o lucro, mas o desempenho da empresa no geral.
Exemplos de indicadores de competitividade
Agora que você já sabe o que são indicadores de competitividade, confira alguns dos principais:
Market Share
Compreender o que são indicadores de competitividade e suas aplicações, passa também por saber qual a porcentagem do mercado que o seu negócio possui, dado chamado de Market Share.
Suponhamos que no período de um mês, 1.000 compras de carros foram efetuadas em uma cidade, se 200 delas ocorreram em sua concessionária, o seu Market Share do mês foi de 20%.
É importante ter conhecimento desse número para garantir um alinhamento de posicionamento perante o mercado.
ROI
O retorno sobre o investimento (ROI), é um excelente indicador, através dele é possível saber quais foram os resultados dos investimentos da empresa nas mais diversas áreas, entre elas, a de marketing.
Retornos baixos em estratégias de marketing, representam um gap de competitividade considerável, mas conseguir mensurar quais ações especificamente estão apresentando resultados abaixo do esperado, te permite identificar a falha.
Através do ROI, também é possível saber quais canais geram mais leads. Para isso, dependendo do tamanho da sua empresa, é interessante contar como um software de gestão de leads, como o Followize.
A partir do sistema, você conseguirá focar em aumentar o percentual de negócios fechados, integrando os times de venda e de marketing, e finalizando o processo de compra do cliente que já demonstrou interesse no produto.
Produtividade
Logo após o ROI, vem a produtividade. Ao se perguntar o que são indicadores de competitividade e compreender suas funções, por mais estranheza que cause, os dois caminham juntos.
A partir dos dados observados pelo ROI e pela gerência dos leads, fica muito mais fácil identificar o ponto onde cada colaborador deve centrar o seu trabalho, impactando diretamente na produtividade da empresa.
Lembrando que a produtividade, não é produzir aos montes e sem estratégia. E sim, obter resultados positivos a partir do menor investimento e esforço possível. Meça a produtividade pelos resultados das ações, não pela quantidade de trabalho realizado.
Rotatividade de pessoas
Dentre os exemplos de indicadores de competitividade, dar atenção e valorizar sua equipe é crucial. Contar com uma baixa rotatividade de colaboradores demonstra o compromisso da empresa com a retenção de talentos.
É saber demonstrar que a sua empresa é melhor no que faz porque tem o time ideal, mas, além disso, é permitir que o consumidor saiba que as peças desse time ideal são valorizadas.
Nessa etapa, o indicador pode funcionar organicamente, fica claro quando uma empresa tem a vantagem nesse quesito, através de pesquisas você poderá encontrar comentários e depoimentos de colaboradores que podem garantir essa posição ou até mesmo derrubá-la.
Para atingir um resultado efetivo, é importante observar as principais causas que fazem um profissional deixar a empresa. Entre as mais citadas estão a falta de autonomia, trabalhos incompatíveis com o cargo e a sensação de que não está mais aprendendo, travando o seu desenvolvimento.
Contrate bons colaboradores e confie neles, a recompensa virá através de resultados positivos para a sua empresa e para quem a compõe.
Taxa de satisfação do cliente
Criar e consolidar uma cultura que tem o cliente como peça principal, também faz parte da resposta para a pergunta “o que são indicadores de competitividade?”.
Observar a taxa de satisfação do cliente e adotar um sistema de pós-vendas, para não só fidelizar o cliente, mas também saber sua opinião, são ótimas métricas para se destacar competitivamente.
Ler comentários e se relacionar com os consumidores além da troca monetária, traz a clareza de como o serviço está sendo visto. Por exemplo, uma sugestão constante, direcionada para uma etapa específica do processo, é um ótimo dado, que permite focar e solucionar o problema, elevando a competitividade.
Domine os indicadores de competitividade e abrace os resultados
Como você percebeu, saber o que são indicadores de competitividade é só a ponta do iceberg. Conhecer os principais e saber utilizar os dados apresentados por eles é a chave para o crescimento.
Se você considera esse assunto importante para alavancar os resultados da sua empresa, não deixe de ler outros artigos, e melhore sua análise e aplicação de dados: