Você já parou para pensar que seu lead é mais que uma meta, mas um ser humano com dores, anseios, sentimentos e emoções?
Para qualquer empresa o maior objetivo que leva uma equipe a iniciar uma relação comercial é a conquista de um novo cliente. E para que isso aconteça, muitos esforços são dedicados. Mas em prol de índices positivos de vendas e novos clientes, algumas vezes um item essencial é menosprezado: o seu lead!
Quantas vezes você já parou para observar se tem tratado seu lead como mais um número ou como um ser humano? Já refletiu que, assim como você, seu lead tem sonhos, objetivos, dores, anseios, emoções e sentimentos? Que ele também está buscando, de alguma maneira, suprir uma necessidade ou desejo que, muitas vezes, ainda nem sabe que existe?
Se você tiver isso em mente, a chance de conseguir estabelecer uma conexão real com seu lead se torna muito maior e suas chances de sucesso mais assertivas e eficientes. Tem início, então, aquilo que podemos chamar carinhosamente de “dicas para um matrimônio comercial mais feliz”. E são essas dicas que te ajudarão a fazer com que seu lead não apenas se apaixone por sua empresa, mas permaneça com ela a cada dia.
Então vamos lá!
Conheça seu lead
Antes de mais nada, este é o ponto inicial de qualquer conversa. Você realmente conhece o seu lead? Essa é uma informação definitiva para o sucesso ou fracasso de suas vendas.
É preciso conhecer muito bem o seu lead, suas características mais profundas, personalidade, opiniões, gostos, vontades, hábitos e tudo mais que possa te auxiliar a compor um mapa da sua buyer persona. Tente entender sua história, os detalhes por trás de cada pequena curiosidade a seu respeito.
Dessa forma você poderá traçar caminhos muito mais simples para chegar até seus objetivos, conquistando seu lead sem que ele perceba e muito antes do esperado.
Receba seu lead
Depois de passar pela etapa de conhecer bem o lead, essa deveria ser uma fase lógica e que nem precisasse ser mencionada. Mas o fato é que muitas empresas ainda não estão preparadas para receber seu lead de braços abertos.
Mais do que recebê-lo simplesmente pensando na conversão em vendas, você deve ampará-lo. Ao entender quais são suas dores, procure gerar informações que possam apoiá-lo nessas dificuldades, ofereça caminhos, alternativas, mostre que está disposto a ajuda-lo e que ele pode encontrar em você uma referência positiva.
Seja fiel ao seu lead
Nunca abandone seu lead, jamais. Não troque um lead pelo primeiro rabo de saia que aparecer com os olhos brilhando pelo seu produto. Às vezes a empolgação só vai gerar custo e investimento para sua empresa e não dar em nada, enquanto aquele lead que você vinha aquecendo há algum tempo está quase inclinado a fechar negócio.
Ser fiel ao seu lead é importante para manter a conexão que você estabeleceu com ele ao longo do trajeto. Assim, ele também será fiel a você e não irá se atirar nos braços do primeiro concorrente que passar na esquina.
Respeite seu lead
Não há nada pior do que desrespeitar o próximo. E a mesma lógica funciona para um lead, que é um ser humano do outro lado da ponta comercial.
O seu lead merece seu respeito e que você sempre pense em como manter um relacionamento saudável, honesto e duradouro. Não minta para o seu lead, isso quebrará a confiança criada até este momento. Nem o engane. Olhe para seu lead como alguém que você admira e que irá sempre respeitar.
Ame seu lead
Ame seu lead sobre todas as circunstâncias: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, antes e depois de conquista-lo. Entregue-se de corpo e alma. Amar seu lead é o primeiro passo para ser capaz de vê-lo como um ser humano e gerar ações e iniciativas que fortaleçam o respeito e união neste relacionamento.
Quando um lead se sente cuidado e amado, ele também tende a te dar amor em troca. Ele vai defender sua marca com unhas e dentes em qualquer situação, porque sabe que há muito mais envolvido do que uma simples relação contratual. Existe parceria, sinergia, troca.
Deu pra perceber que a lógica é a mesma de um relacionamento matrimonial, não é? Então agora vamos te ajudar a testar isso na prática!
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