Enquanto o consórcio desponta como uma notável alternativa aos demais recursos financeiros do mercado, a gestão de leads pode ajudar a trazer ainda mais crescimento aos negócios do setor. Saiba como!
Desde que a crise financeira assolou o mercado brasileiro em 2015 e a restrição do crédito para financiamentos trouxe muitas dificuldades para a população, o setor de consórcios tem vivenciado uma experiência de crescimento favorável em diversos nichos. De acordo com a ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, enquanto em agosto de 2014 as negociações para residências urbanas atingiram a casa de 62,8%, em outubro de 2016 o número chegou à 71,1%.
Mas não é apenas no núcleo residencial e de veículos – os tradicionalmente mais comuns – que os efeitos podem ser notados. A legislação que ampliou a possibilidade do consórcio também em áreas como a educação, saúde e turismo ajudou a impulsionar o crescimento das solicitações e trouxe novas possibilidades para que as empresas do setor possam explorar oportunidades.
E mesmo que a economia volte a dar sinais de retomada, o consórcio ainda continua se destacando como uma importante alternativa aos demais recursos financeiros do mercado. Se somarmos todos esses fatores, existe um cenário altamente favorável para que as empresas de consórcio atuem de forma mais agressiva na divulgação de seus produtos como forma de levantar leads e novas negociações. E é aí que entra o apoio da gestão de leads como uma válvula propulsora para a máquina de vendas do setor.
Pensando em te ajudar, separamos três bons motivos que explicam por que implementar a gestão de leads em seu consórcio pode ser uma excelente estratégia para aumentar as vendas. Confira só!
O universo digital está cheio de oportunidades
Qualquer pessoa que busque uma alternativa financeira para adquirir um bem ou serviço geralmente tem uma primeira iniciativa em comum: pesquisar na internet. Os usuários querem saber mais detalhes sobre o produto ou serviço, valores e como podem conseguir recursos para viabilizar sua aquisição. Contudo, em tempos nos quais juros bancários e financiamentos podem se tornar um pesadelo a cada mês, os consórcios conseguem gerar mais atração por terem um custo menor e também oferecerem processos menos burocráticos de contratação.
Além disso, existe um outro importante potencial no setor. Enquanto os financiamentos são buscados para aquisição imediata, o consórcio permite trazer uma outra parcela de público chamada de “poupadores”, que são os compradores que não se importam em receber o bem depois de algum tempo, pois acreditam no processo do investimento mensal como forma de economia de longo prazo.
Assim, se você tem muitas pessoas em busca de métodos mais econômicos e acessíveis e a necessidade latente de algumas aquisições como residência e veículos, o número de oportunidades de negócios que podem ser geradas através da web é quase infinito! A questão é: você sabe aproveitá-las?
Se você não tem um bom processo de gestão de leads em seu consórcio, cada novo possível contato pode se perder por falta de controle e uma boa estratégia. Então o primeiro passo é revisar se você tem uma página com CTAs claros e atrativos e certificar-se de que cada novo cadastro é centralizado em um banco de dados em que você possa consultar e tomar as ações necessárias. Existem sistemas de gestão de leads desenvolvidos especificamente para apoiar empresas neste desafio e que podem ainda trazer outros benefícios, como o lembrete de follow up e o histórico de cada contato.
Lembre-se que existe uma grande vantagem nesse processo: é muito mais fácil vender algo para quem está interessado do que tentar oferecer um produto de forma invasiva para quem nunca acessou o seu site.
Indicações podem criar uma máquina de geradores de leads e você precisa controlá-las
Imagine agora que você tem uma boa página, está captando vários leads e conseguindo promover muitas conversões em vendas. Pense agora quantas oportunidades você consegue multiplicar se trabalhar o poder da indicação com suas conversões.
No ramo de consórcios é muito comum existir um alto índice de indicações entre conhecidos e amigos. Se você utilizar a sua base de conversões para, por exemplo, solicitar três indicações de possíveis interessados em entrar no grupo, automaticamente você terá iniciado um novo processo de venda pré-qualificada e com ainda mais chances de conversão para sua carteira.
Essa é uma estratégia que pode potencializar a sua geração de leads e agilizar o crescimento das conversões em curto, médio e longo prazo, pois indicações e referências são itens de qualidade e que não perdem a validade ao longo do tempo. E você pode até mesmo pensar em pequenos mimos ou benefícios para seus indicadores, que vão continuar gerando novas oportunidades para seu negócio ao longo do tempo.
Mas é importante que todas essas indicações sejam captadas e controladas de modo adequado para que seu time possa trabalhar imediatamente com cada contato e não perder o momento da ação. Você pode enviar emails direcionando para uma landing page de indicação de contatos com cadastro de nome, telefone e email, por exemplo. Com um sistema de gestão de leads é simples integrar essa página ao software, mantendo o controle de cada nova entrada, que já pode ser automaticamente distribuída no time de vendas para dar início ao processo comercial.
Sempre existem potenciais clientes em sua base
Existe uma crença errada de que uma vez inativo, um lead não tem mais serventia para uma empresa. Mas ao pensar assim, muitos negócios acabam descartando grandes oportunidades.
Algumas vezes o lead pode apenas não estar no momento certo de compra. E se você o descarta, acaba perdendo a chance de fazer novos negócios do futuro. Se você tem um bom controle e leads, esse lead ficará em sua base e você poderá reativá-lo no momento certo, aumentando suas oportunidades de conversão.
Além disso, não se pode esquecer que, uma vez cliente de um consórcio, um lead pode voltar a ser um potencial cliente para o consórcio de outros produtos no futuro. Ou seja, sua base pode ser um arsenal constante de oportunidades se você tiver o controle adequado das informações e souber gerenciá-las com maestria.
Automatize os processos e ganhe agilidade com um software de gestão de leads
Você já percebeu com esses três motivos que uma gestão de leads bem estruturada pode alavancar suas vendas e aumentar os ganhos do seu consórcio, certo? E um dos caminhos mais simples para trazer essa eficiência ao seu time é contar com um software de gestão de leads para apoiá-los.
Além de auxiliar no cadastro e controle das informações, um sistema de gestão de leads pode ainda realizar alertas para novos leads, ações, follow ups e relatórios de vendas que tornarão sua gestão muito mais simples e eficiente.
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