Mesmo nos momentos de crise é importante manter a calma e não deixar a máquina de vendas parar. Confira três passos para driblar os gargalos no funil de vendas e aumentar as vendas em sua concessionária.
Ainda em recuperação dos impactos herdados pelas crises dos últimos anos, o setor automobilístico vive agora um novo momento de incertezas com a greve dos caminhoneiros e a crise dos combustíveis. No entanto, como toda crise, após o fim do caos tem início um novo período de crescimento e retomada econômica. E é preciso estar preparado para aproveitar as oportunidades.
Ao longo de 2018 ainda existe uma boa perspectiva de mudanças que devem ter impactos ainda mais significativos nos próximos anos, após a mudança de governo prevista com as eleições presidenciais. Os desafios não serão poucos, mas as empresas que estiverem prontas quando esse movimento começar, certamente terão mais chances de se destacar e conquistar bons frutos antes da concorrência.
Por isso, no post de hoje vamos explorar três importantes passos para eliminar os gargalos no funil de vendas em sua concessionária e fortalecer sua presença no mercado para que seu time esteja pronto para o ataque quando a hora de aumentar as vendas chegar.
Invista em marketing digital
Trabalhar o marketing digital com foco em vendas pode ser uma excelente estratégia para ajudar a dar aquele gás nas oportunidades que serão trabalhadas por seu time comercial. A grande vantagem é que, na era digital, o investimento em marketing pode ser muito mais direcionado, assertivo e econômico.
Através da internet você pode atingir um grande público em um curto espaço de tempo de uma maneira fácil e barata. Além de terem um alcance surpreendente, as redes sociais, por exemplo, oferecem opções para que você mantenha o relacionamento com os seus clientes através de promoções, materiais informativos e outros tipos de conteúdo. Dependendo do seu nicho de atuação e tipo de divulgação, é possível até mesmo criar uma espécie de “cultura digital” sobre o setor, transformando sua marca não apenas em uma máquina de vendas, mas também em uma referência no setor. Imagine explorar a temática de viagens terrestres a bordo de um veículo que você deseja destacar em sua concessionária! Muitas vezes fazer uma parceria com um influenciador digital do setor pode ajudar a criar uma tendência nos apaixonados por viagens e criar uma nova fatia de mercado a ser explorada por sua empresa.
Outro caminho que você pode explorar na internet é o feedback dos consumidores como estratégia de marketing. A opinião de quem já viveu uma experiência tem uma credibilidade muito maior que qualquer anúncio. E tecnologia é o que não falta! Colete um depoimento em vídeo do seu cliente, mostre na prática o resultado e satisfação relacionada à compra.
E, claro, nunca deixe de investir em promoções e campanhas de atração e bons CTAs. Chamadas como “na troca do seu carro antigo, aproveite nossas ofertas” ou “seu primeiro carro” atraem a atenção do público, pois transmitem a sensação de que ele terá vantagens ao fechar o negócio com a sua loja.
Essas dicas podem ser um bom caminho para explorar melhor o marketing digital em sua concessionária, assim como investir em estratégias de inbound sales focadas no setor automotivo para reduzir custos e aumentar seu lucro.
Monitore o mercado
Não adianta investir em marketing e “achar” que vai ser assertivo se você não estiver alinhado com seu mercado e sua concorrência. O “achismo” pode ser o caminho mais curto para o fracasso, sempre. Então nunca se esqueça da importância e poder dos dados em seu dia a dia.
Primeiro de tudo: entenda o mercado em que você está inserido, seu contexto, momento econômico, tendências. Estude o que pode impactar esse mercado e fique sempre de olho. Essa dica vale tanto para índices gerais quanto para dados mais focados, caso você atue em algum nicho específico do setor automobilístico. Saber tudo sobre carro é essencial, mas se o seu vendedor não estiver antenado com a economia no setor automobilístico e as tendências, ele pode perder argumentos de vendas valiosos.
Depois, lembre-se de manter seus inimigos sempre por perto! Brincadeiras à parte, ter um olho no seu negócio e outro na concorrência é outro passo fundamental para conseguir estar sempre um passo à frente do risco. Sabe todos aqueles dados e métricas fundamentais de vendas online que você controla em sua concessionária? É importante conhecer também as de seus concorrentes! Isso pode te ajudar a entender onde estão as suas fraquezas e as deles.
Informações são subsídios estratégicos para o seu planejamento de vendas. Todas elas!
Crie metas e prepare sua equipe
Muito bem. Você atraiu o público, está por dentro do mercado e da concorrência e tudo corre a seu favor. O próximo passo é jogar a bola para o seu time de vendas fazer gol. Então nem é preciso dizer o quanto é importante que eles estejam bem preparados, certo? Você não vai querer que uma bola fora te faça perder o jogo.
Investir na integração e treinamento da sua equipe pode gerar um retorno incalculável para o seu negócio. Um bom time comercial deve estar integrado com o marketing da empresa, treinado para fazer um atendimento acima da média e ter jogo de cintura para driblar todos os desafios que o mercado naturalmente apresenta.
E você não deve esquecer de manter uma boa liderança para que a máquina de vendas esteja com todas as suas engrenagens bem alinhadas e em pleno funcionamento. Então crie metas e estratégias de vendas realistas e transparentes, mas também desafiadoras para estimular sua equipe a buscar sempre mais.
No entanto, enquanto eles cuidam do seu futuro cliente, alguém precisa atuar nos bastidores para apoiá-los e manter cada vendedor sempre com oportunidades a serem trabalhadas em mãos. Por isso, sempre que um novo lead entra em sua base, é importante ter um processo bem definido de vendas e garantir uma distribuição ágil e eficiente para não sobrecarregar uma parte do time enquanto outra fica ociosa. Uma solução para resolver essa questão e aumentar os índices de conversão em vendas é utilizar um software de gestão de leads para concessionárias, que automatiza uma série de ações para garantir o funcionamento contínuo da sua máquina de vendas.
Mãos a obra
Seguindo esses passos sua concessionária estará pronta para enfrentar qualquer período difícil nas vendas. Com o acompanhamento diário e semanal sobre o desempenho de sua equipe e do mercado você pode acompanhar tendências e implementar ações rápidas para reverter os resultados de possíveis quedas ou estagnação.
E com Followize você consegue acompanhar todos os resultados de forma prática, rápida e atualizada, trazendo mais flexibilidade e imediatismo para a tomada de decisões comerciais. Assim você sabe quais ações estão sendo mais eficientes e conhece de perto a performance de sua equipe.