Informações centralizadas, desburocratização de processos, redução do ciclo de fechamento das vendas, aumento das conversões e equipe mais produtiva? Temos! Veja as incríveis vantagens da gestão de leads para corretoras de seguros.
Investir em estratégias e ferramentas para aumentar o potencial de vendas de uma empresa é sempre motivo de muita reflexão para os gestores à frente do negócio. O grande erro está em normalmente olhar para o investimento como uma “despesa” e não calcular os benefícios que a ferramenta pode trazer para a operação – ou seja, o “retorno”.
No mundo das corretoras de seguros a busca por uma solução que crie um cenário de crescimento é cada vez mais latente, sobretudo com o surgimento dos novos perfis digitais e o aumento significativo da concorrência.
Mas com um bom planejamento comercial e o apoio da gestão de leads é possível sim driblar este cenário e crescer com bons diferenciais quando você tem um produto de qualidade e uma equipe engajada.
A seguir vamos te mostrar quatro benefícios incríveis que a sua corretora pode ter ao aplicar a gestão de leads como estratégia para alavancar vendas. Acompanhe!
1) Organização e centralização das oportunidades
Agilizar os processos de gestão dos leads é muito mais simples e eficiente quando você tem todas as informações que precisa em mãos, não é mesmo? Nada atrasa mais um processo do que ter dados em diferentes lugares e precisar levantar novos detalhes antes de dar continuidade ao follow up com um lead.
Agora imagine quanto a sua equipe pode evoluir se tiver tudo armazenado em um único lugar? Ao invés de passar metade do tempo reunindo dados, seus recursos podem focar na negociação e aumentar as chances de fechamento com mais atenção aos gatilhos, argumentações e combate à objeções ao invés de atuar com pequenas burocracias cotidianas.
Mais simplicidade, mais resultados!
2) Redução do ciclo de fechamento
O ciclo de fechamento nas vendas de seguros pode variar de acordo com o tipo de seguro, ticket médio e perfil do cliente. Se a sua empresa está estrategicamente preparada, esta é uma informação que você certamente já tem em mãos!
Mas algo que todo empreendedor busca é um caminho para reduzir o tempo necessário desde o início do contato até o fechamento da venda. Ou seja, o tão sonhado ciclo de fechamento reduzido.
Pois este é outro ponto em que a gestão de leads pode ser uma ferramenta incrível de crescimento. E a lógica é simples: se a sua equipe de vendas não perde mais tempo centralizando informações e pode atuar com maior ênfase em argumentação de vendas e no foco da negociação, também são maiores as chances de agilizar o tempo de maturidade do lead para a tomada de decisão.
Sem contar ainda que, com um bom software de gestão de leads, você pode programar alertas e agendas para não deixar nenhum follow up passar batido e ainda informar o vendedor sempre que o lead tiver uma nova ação ou comportamento dentro do ciclo de vendas.
E, claro, se você reduz seu ciclo de fechamento, seu retorno chega mais rápido – e o crescimento da empresa também!
3) Aumento da conversão em vendas
Apesar de serem pontos muito próximos, não se trata de mais do mesmo, então preste atenção…
Reprise básica: ao utilizar um sistema de gestão de leads, sua equipe perde menos tempo revisando informações e coletando dados, foca com mais eficiência a negociação, argumentação e gatilho de vendas e, de quebra, consegue reduzir o tempo do ciclo de fechamento.
Logo, pense o seguinte: a partir do momento em que isso acontece, se o time tem mais foco na conversão, elas automaticamente aumentarão frente ao cenário anterior, em que existia muita perda de energia com burocracias.
Mas some à essa equação o fato de que o ciclo de venda reduzido abre margem para aumentar o volume de negociações que são atendidas, o que também eleva o índice de conversão dentro de uma mesma base que antes não era trabalhada com tanta amplitude por falta de tempo ou estratégia.
Pronto! Meus parabéns, você conseguiu criar uma mecânica de crescimento das conversões em vendas para sua corretora 🙂
4) Crescimento da produtividade dos corretores
Com todos os pontos vistos até agora, já fica claro o poder de eficiência que você coloca na mão de sua equipe com uma estratégia de gestão de leads aplicada ao comercial.
Em qualquer situação, o perfil mais comum da área de prospecção e vendas está focado em trazer o lead para a tomada de decisão. E muitas vezes não é raro nos depararmos com casos em que os processo se tornam verdadeiras barreiras para que isso aconteça de forma simples e natural.
Com a gestão de leads esse cenário muda! As inúmeras atividades paralelas podem ser centralizadas em um único ponto focal, levando até o vendedor tudo que ele precisa saber a qualquer momento. Com isso, todo tempo gasto antes na caça de informações pode ser dedicado à negociação em si, criando um novo cenário para a produtividade do seu time.
Então não perca mais tempo…
Se você está em busca de crescimento e quer turbinar as suas vendas de seguros, já percebeu que contar com uma solução de gestão de leads pode ser uma alternativa importante.
Então deixe de lado as pedras no caminho e adote essa estratégia para sua empresa. Veja como é simples: