Confira 4 dicas para trabalhar seu pipeline e aumentar as conversões na etapa de meio de funil de vendas, essencial para conquistar novos clientes e melhorar o desempenho dos negócios.
O meio do funil, etapa na qual o prospect está procurando uma solução para seu problema, é tradicionalmente deixada de lado por algumas empresas e, por esse motivo, impacta negativamente os resultados. Assim, aumentar conversões nesse sentido é essencial para conquistar mais clientes e melhorar as vendas.
Apesar de muitas empresas realizarem um bom trabalho de topo de funil, onde chamam a atenção de possíveis clientes com eficiência, é necessário manter o acompanhamento de todo o processo, se atentando também para outros estágios igualmente importantes para o fechamento de novos negócios.
Por isso, preparamos um conteúdo especial com 4 dicas para aumentar conversões no meio do funil de vendas da sua empresa. Continue lendo até o final!
O que é meio de funil de vendas?
De forma simplificada, o meio do funil de vendas é onde o lead demonstra grande interesse no produto ou serviço que você fornece. Aqui, ele está muito próximo da etapa de compra, mas ainda não concretizou o negócio.
Portanto, aumentar conversões nesse estágio é essencial para que os vendedores fechem mais vendas, já que os leads estão suficientemente aquecidos para dar esse passo e só precisam de um “empurrãozinho” para tal.
Assim, mais do que ter um topo de funil sempre cheio, que é o primeiro ponto de contato de um lead com a sua marca, é necessário olhar para a etapa na qual ele está muito próximo de, finalmente, virar um cliente.
Qual é a importância do meio de funil?
O meio de funil é um estágio muito importante para qualquer empresa. Após ter o conhecimento do problema e descobrir que existe uma solução para esta “dor”, lá no topo do funil, o lead começará a sua jornada para buscar, de alguma forma, algo que resolva a sua situação.
Assim, é justamente nesse ponto que sua empresa precisa estar preparada para ajudar, oferecendo o produto ou serviço ideal neste momento. E essa “ajudinha” deverá ser feita no meio do funil de vendas, que irá mostrar a solução ideal – que, neste caso, é o que você está vendendo.
4 dicas para aumentar conversões no meio do funil
Agora que estamos por dentro do que é o meio do funil de vendas, bem como a sua importância, vamos falar como a conversão nesse estágio pode ser melhorada. Basicamente, existem 4 formas para isso:
1. Artigos de blog
Os artigos de blog ainda são aliados fundamentais para ajudar no processo de conversão dos leads no meio do funil de vendas, justamente por serem extremamente didáticos para o público-alvo, fazendo com que eles realmente sejam ajudados nesta etapa.
Portanto, investir em conteúdos profundos e com informações ricas é essencial para aumentar conversões nesse estágio. Então, nesta etapa é bom fornecer números, dados e informações alinhadas com o que os leitores esperam.
2. E-book
O e-book é um conteúdo mais profundo que o artigo de blog e certamente faz a diferença quando o objetivo é aumentar conversões no funil de vendas. Além de ser extremamente eficiente, esse formato de conteúdo é simples de ser distribuído, o que vai ajudar qualquer empresa que busque atrair mais leads.
Esse material possibilita uma abordagem profunda sobre determinado tema, o que definitivamente ajuda o lead na aquisição de um novo conhecimento ou de uma solução para seu problema.
E aqui deixamos outra dica: procure fazer a distribuição desses materiais sem mencionar a palavra e-book, já que o termo está “queimado” no mercado, graças às empresas que não investem para entregar um material com real qualidade. Assim, procure criar e oferecer guias, templates, checklists, planos de estudo, entre outros, para distribuir seus e-books de modo mais eficiente.
3. Ferramentas
Outros materiais poderosos para aumentar conversões no meio de funil são as ferramentas para auxiliar o lead em uma tarefa específica e relacionada com o problema dele, claro.
Apesar de serem itens mais complexos em relação à criação, pois podem envolver o trabalho de desenvolvedores de software, designers e outros profissionais, uma ferramenta bem planejada e executada vai fazer a diferença nos resultados, pode apostar.
4. Newsletters
As newsletters ganharam força nos últimos anos e têm sido usadas estrategicamente para aumentar conversões no meio do funil de vendas de várias empresas. Muito além de uma simples comunicação por e-mail com seu lead, elas podem ajudar – de verdade – o usuário e, com isso, influenciar na decisão de compra dos mesmos.
Mas lembre-se que é fundamental que as newsletters sejam utilizadas estrategicamente para essa função. Assim, elas precisam ser bem planejadas e executadas, para que os destinatários se interessem pelo conteúdo que ela pretende entregar. Caso contrário, além de um cancelamento de inscrição, você poderá ser marcado como lixo eletrônico, o que não é um bom negócio.
Leia mais no blog: 6 erros que podem dificultar o fechamento das vendas
Para aumentar conversões é preciso ser lembrado
O grande objetivo de uma boa estratégia de meio de funil é ser lembrado pelos leads para, assim, influenciar em sua decisão no momento da compra. Portanto, essa etapa de vendas é crucial para gerar prospects qualificados e que realmente possam fazer bom uso do que sua empresa tem para oferecer.
Além de influenciar positivamente na evolução do negócio, seu conteúdo de meio de funil também será um grande aliado para quebrar qualquer objeção que o lead venha a ter, inclusive para aumentar a confiança de que o produto ou serviço adquirido será um grande diferencial para o futuro.
Sendo assim, com tudo o que falamos até aqui, é hora de repensar e retrabalhar essa importante etapa de vendas para aumentar conversões, melhorar os resultados e fazer de 2021 um grande ano para os negócios. E não esqueça de controlar todos os leads com um bom software de gestão de leads!