Nada de teoria! No post de hoje trouxemos exemplos práticos e simples para que você possa entender como o gatilho mental de atração pode ser uma excelente estratégia para atrair e gerenciar leads em seu negócio.
Quantas vezes você já se pegou lendo um conteúdo que te captou simplesmente por falar sobre uma dificuldade que você enfrenta em seu dia a dia? E quantas vezes neste processo descobriu produtos ou serviços que nem sabia existirem e foi procurar mais informações sobre eles? Quantos deles você comprou?
Essa dinâmica que funciona como se alguém estivesse lendo a sua mente se chama “gatilho mental” e é uma das principais técnicas de atração utilizadas em estratégias digitais para chamar a atenção de um determinado público para uma marca.
Nem sempre começar o contato com o público falando do produto é o melhor caminho. Até porque muitas vezes ele nem sabe ao certo que está procurando por aquele produto. O processo de despertar necessidade e desejo no consumidor também ganhou novos contornos com o universo digital. E as empresas que sabem aproveitar essa tática são justamente aquelas que conseguem levar um maior número de leads para o seu funil de vendas.
Vamos tomar como exemplo um negócio bastante específico: uma empresa que intermedia o processo de aprovação de vistos para imigração, emigração e viagens em geral. Esse tipo de serviço pode ser aplicado a uma infinidade de casos diferentes, desde viajantes que desejam fazer uma viagem internacional de férias até pessoas que estão em busca de uma mudança de vida que inclui morar em outro país, ou trabalhar em uma empresa que tem unidades internacionais e uma série de outras peculiaridades.
Como, então, chegar a todas essas pessoas de um jeito simples? Justamente explorando aquela que provavelmente seja uma de suas maiores dificuldades nesse contexto: o processo de solicitação e aprovação de um visto.
E nós tópicos a seguir vamos te mostrar com exemplos práticos como é possível fazer isso de forma natural e eficiente. Acompanhe!
1. Trabalhe as dores do seu cliente
Para qualquer pessoa que deseja viajar a um país que exige visto o processo de conquista desse visto é, inevitavelmente, um fator crítico de sucesso para que a viagem aconteça, certo?
No entanto, muitas vezes as pessoas não vão até a web procurando empresas que apoiem esse tipo de dificuldade. Elas estão lá em busca de respostas e informações muito mais básicas, digitando buscas similares a “Como conseguir um visto americano”, por exemplo, ou ainda “Passo a passo para tirar seu visto americano” e por aí vai.
Para situações como essa, um dos caminhos mais interessantes para criar um gatilho mental de atração é ter um blog que gere informações e conhecimentos sobre o processo, dificuldades, desafios, detalhes e até mesmo histórias de quem já conseguiu seu visto. Imagine, por exemplo, escrever um post falando “Como tirar seu visto em 3 passos simples” e detalhar neste conteúdo o processo de funcionamento da solicitação e aprovação de um visto.
Dentro deste material você pode até mesmo citar a existência de empresas especializadas em apoiar esse processo e colocar um link para o seu site.
Outra possibilidade é despertar o lado emocional, grande responsável pela tomada de decisão do ser humano. “O visto não precisa ser o vilão do seu sonho de intercâmbio”, “Saiba como conseguir o visto americano para uma lua de mel inesquecível”, “Como ter uma carreira internacional e quais vistos você precisa ter sempre à mão”… Esses são somente alguns exemplos de gatilhos mentais de atração para esse tipo de negócio.
Mas você deve lembrar de sempre oferecer um conteúdo de qualidade e pertinente por trás desses gatilhos para que eles não percam a credibilidade e nem você perca o seu lead!
2. Mostre empatia
Uma vez que você tenha conquistado a atenção do seu lead, mostrar empatia e transmitir a ideia de que você sabe quais são suas dificuldades e está disposto a ajudá-lo é um passo importante para continuar esse processo.
Claro que não faz sentido prestar o seu serviço, o seu ganha pão, sem cobrar nada. Mas você pode transformar um pedaço do processo em uma espécie de degustação. No caso do visto, por exemplo, por que não criar um e-Book ou uma série de vídeos contando o passo a passo necessário e dando dicas que são diferenciais importantes para facilitar a vida do seu lead?
Ao final, você pode reforçar que existem empresas que podem tornar todo esse procedimento ainda mais simples e amigável, apoiando em cada etapa. Essa sensação de segurança e de “não estar sozinho” também funciona como um importante gatilho emocional na era atual, em que as pessoas tem medo de errar e não querem mais fazer tudo sozinhas. Já parou para pensar porque tantas empresas que vendem, em essência, “atenção”, estão se dando tão bem no mercado de hoje?
3. Seja o melhor amigo do lead, aquele sempre presente
Com todo esse material de apoio criado, você também pode entrar com técnicas de anúncio direcionado e remarketing para estar presente em todos os lugares que o lead estiver, ativando de diferentes modos o gatilho mental de atração.
Por exemplo: por que não uma publicação em forma de anúncio amigável incentivando o lead a conquistar a viagem dos sonhos? De lá, é só levar para o blog da sua empresa falando sobre como planejar a viagem ideal e não ser barrado pelo visto.
Ou ainda criar um fluxo de nutrição para que ele se inscreva em uma série de materiais com todas as dicas para planejar uma viagem segura, tranquila e perfeita?
Todos esses canais de apoio te fazem se tornar uma lembrança recorrente para que o lead te procure quando precisar de algo relacionado ao produto ou serviço que você oferece.
4. Captou o lead? Não o perca de vista!
Aqui chegamos àquele momento crucial em que o pirata encontrou o tão desejado baú de tesouros mas não sabe como levar para o navio porque é muito pesado. Aí ele deixa pra trás uma parte valiosa desses tesouros porque não se preparou… Acontece a mesma coisa quando você conquista uma porção de leads e não sabe o que fazer com eles!
O primeiro passo é criar uma sistemática de controle para não perder nenhum lead de vista. Um dos caminhos é contar com uma ferramenta de gestão de leads. Essa tecnologia vai permitir que você possa receber, distribuir, gerenciar e conduzir cada uma das oportunidades que sua empresa atrai com os gatilhos mentais de atração utilizados. E mais do que isso: concentrar todas as informações, histórico e comportamento do lead em um só lugar para ajudar seu processo de vendas e negociação comercial.
Quem já entendeu essa lógica na prática foi o Peterson Turola e a equipe da Netvistos, que passaram a utilizar uma sistema de gestão de leads e sentiram imediatamente os benefícios da tecnologia no dia a dia da empresa. “Após uma pesquisa buscando a melhor opção de sistema web para gerenciar nossos leads, encontrei o Followize. Sistema prático, de fácil utilização e adaptável de acordo com a necessidade do usuário. Há dois anos eu fiz uma ótima escolha com excelente custo x benefício e um suporte muito bom também”.
E você, está esperando o que para começar?
Seja qual for o seu segmento, o gatilho mental de atração é o start para alavancar novos negócios e uma boa gestão de leads o segredo para garantir suas conversões. Veja como o Followize pode te ajudar neste processo: