Descubra 4 dicas simples de estratégias para aumentar vendas na sua empresa e, consequentemente, melhorar os resultados da corporação.
Alguns vendedores deixam para buscar os resultados no último dia do mês — ou no último mês do ano — e, assim, ficam desesperados para vender. Além de ser ruim para o profissional, essa atitude atrapalha o crescimento empresarial.
Nesse cenário, talvez seja a hora de dar um passo para trás e entender, com base em tudo o que foi feito até agora, como impulsionar os resultados de forma consistente e recorrente. E são esses dois fatores que vão evitar o desespero do último minuto.
Portanto, confira a seguir 4 dicas de estratégias para aumentar vendas em qualquer período do ano. Siga as recomendações para vender sempre e evitar colocar o futuro do negócio em risco. Boa leitura!
1. Revise o que já foi realizado
Primeiro, analise os resultados alcançados e tente fazer o caminho reverso de como eles foram atingidos. Para isso, descubra quais foram as abordagens mais eficazes, quais foram os argumentos mais assertivos feitos pela equipe de vendas, entre outros pontos considerados relevantes.
Com todas essas perguntas respondidas, é possível agir com base no que já tem funcionado, diminuindo a chance de erros. Essa é uma ótima dica dentro das estratégias para aumentar vendas.
Depois de analisar o que deu certo, é hora de revisar também o que não deu certo. Nesse caso, identifique quais ações não trouxeram o resultado esperado, quais as principais objeções feitas pelos clientes e quais os indicadores que trouxeram maior dificuldade ao time de vendas.
2. Converse com o time de vendas
Se quer conhecer estratégias para aumentar vendas, saiba que interagir com a equipe é uma ótima forma de descobrir novas formas de vender. Além disso, essa interação ajuda no engajamento dos colaboradores.
Apesar dos indicadores de performance, relatórios de vendas e resultados alcançados serem importantes, há insights que só uma boa conversa pode trazer. Por isso, não perca tempo. Reúna todo o time comercial para um bate papo sobre as próximas ações para bater as metas de vendas.
Nessa conversa, procure ouvir mais do que falar. Pergunte a opinião das pessoas, peça que compartilhem seus principais desafios e tente descobrir qual etapa de venda é a mais difícil de superar. O objetivo dessa conversa é identificar o que pode ser melhorado dentro da venda, desde a abordagem dos vendedores à conversão.
Por exemplo, se o vendedor estiver com dificuldade na elaboração de um orçamento adequado, auxiliá-lo com ferramentas específicas pode aumentar o número de conversões. Se o problema é o número de reuniões diárias com possíveis clientes, que pode ser para mais ou para menos, talvez seja a hora de melhorar a distribuição dessas reuniões entre todo o time.
Nem sempre o fator que tem impedido a empresa de alcançar resultados ainda mais expressivos é óbvio. O papel do gestor é investigar – e rápido – até encontrar.
Leia também: 5 estratégias matadoras para conduzir uma abordagem de vendas mais eficiente
3. Não tenha medo de mudar
Depois de revisar o que foi feito até o momento e ouvir o time de vendas, é necessário tomar uma ação. Muitas vezes, uma das estratégias para aumentar vendas está em mudar o rumo para chegar até atingir o objetivo.
Muitos gestores podem ter certa resistência na hora de mudar o planejamento definido, normalmente, no começo do ano. No entanto, muitas vezes a mudança é a melhor solução.
Lembre-se que muitas mudanças podem acontecer durante o ano, seja uma greve de grandes proporções – como foi a parada dos caminhoneiros em maio de 2018 –, uma mudança drástica no governo ou a entrada de um grande concorrente no mercado, por exemplo.
Portanto, o grande trunfo do gestor é saber quando é a hora de mudar a rota. Assim, explorar novos caminhos pode ser a chave para alcançar os resultados que não foram atingidos.
4. Conte com uma boa gestão de leads
Como vimos, o grande segredo para bater as metas de vendas é apostar na otimização das conversão em vendas. Entender o que deu certo, coletar feedbacks com os vendedores e mudar, se necessário, vão levar ao caminho dos objetivos atingidos.
E é aqui que entra a última das estratégias para aumentar vendas: uma boa gestão de leads. Um software de gestão de leads trata de fazer todo o trabalho demorado, que é a organização de todos esses contatos.
Dessa forma, é possível eliminar retrabalhos, evitar riscos de informações incompletas e inconsistentes – muito comuns quando esse tipo de trabalho é feito manualmente –, e acessar o histórico completo de cada lead.
Outra vantagem importante é que esse software pode ser acessado por qualquer membro da equipe de vendas. Ou seja, se algum vendedor pedir a conta ou precisar tirar férias, é possível que qualquer outra pessoa dê andamento no trabalho, sem que haja prejuízos.
Portanto, para evitar que o desespero da virada de mês, ou ano, abale o resultado dos vendedores, é essencial apostar nas 4 estratégias para aumentar vendas que trouxemos aqui. Coloque as dicas em prática e veja os resultados crescerem!