Esqueça as histórias da carochinha sobre gestão de leads! Neste post vamos desmistificar quatro barreiras que impedem muitas empresas de adotar essa estratégia que pode ser um grande propulsor de vendas.
Geralmente nós sempre pontuamos aqui no blog as vantagens e benefícios da gestão de leads em uma organização. Mas por incrível que pareça, ainda existem alguns mitos e misticismos acerca do assunto que fazem com que muitas empresas e gestores ainda tenham medo de investir nessa estratégia como uma força para o motor de vendas.
Por isso hoje vamos fazer o exercício contrário. É hora de desmistificar tudo aquilo em que acreditam de errado sobre gestão de leads. Bora lá entender melhor com a gente?
1. Gestão de leads custa caro
Esse é o primeiro grande mito em qualquer coisa que envolva tecnologia e inovação. Já há alguns anos a tecnologia deixou de ser sinônimo de alto investimento para se tornar acessível a qualquer empresa. E mais do que isso: sinônimo de economia para muitas delas!
Pois no caso da gestão de leads, essa lógica não poderia se aplicar melhor.
Uma empresa que não conta com um software de gestão de leads normalmente pratica seu controle em planilhas. Não que isso seja errado, mas você já parou para contabilizar quanto tempo sua equipe de vendas perde atualizando informações e compilando dados descentralizados? Mais do que isso: você já tentou metrificar quantos leads são perdidos por falta de um controle automatizado e dinâmico?
Pois então. Ao invés de fazer a conta do quanto você investe em uma ferramenta de gestão de leads, primeiro faça os cálculos para entender qual é o tamanho do seu custo sem a ferramenta. Depois equilibre as informações e calcule quanto você ganha ao investir em uma tecnologia preparada para otimizar a sua gestão de leads e você perceberá que mesmo com os valores mensais direcionados para a ferramenta, você ainda promoverá uma economia significativa de recursos em sua gestão. Isso sem contar o aumento em sua lucratividade, já que sua equipe passa a atuar de forma mais focada em leads realmente qualificados ao invés de perder tempo controlando e reunindo dados em planilhas e informações paralelas.
Então não, gestão de leads não custa caro. A falta de uma boa gestão de leads em sua empresa é que pode sair caro para o crescimento da sua organização.
2. Não funciona
Sabe quando você recusa comer um legume porque é ruim e sua mãe diz “como você pode saber se é ruim se nem experimentou”?…. Pois então! Dizer que a gestão de leads não funciona é a mesma coisa: só fala isso a empresa que ainda não testou a experiência na prática.
O ser humano é naturalmente resistente a mudanças. Faz parte de sua natureza. E boa parte desse mito vem daí. É mais fácil dizer que algo não funciona do que tentar praticar uma nova estratégia. O novo sempre vem permeado por medo e insegurança.
No caso da gestão de leads, o medo está atrelado ao risco do investimento (mito 1 deste post, já devidamente desmistificado) e a falta de resultados após sua implementação. Mas para contradizer a ausência de resultados, temos as empresas que já superaram essa etapa e estão coletando grandes números com o apoio da gestão de leads.
O Grupo Santa Emília, por exemplo, triplicou suas conversões em vendas depois que começou a utilizar o Followize, um software de gestão de leads que apoia todo processo comercial, da captação do lead ao fechamento da venda. Hoje o volume de vendas online representa 15% do total da companhia. Na PG Prime, outra empresa usuária do Followize, esse número chega a 30%. Então se a sua dúvida é saber se a gestão de leads realmente apresenta resultados, é bom dar uma espiadinha nesses cases:
3. Eleva a carga de trabalho da equipe
Vamos repetir um ponto lá do mito 1 novamente: quanto tempo mesmo a sua equipe perde centralizando informações de planilhas paralelas?
Com uma tecnologia preparada para a gestão de leads, elimine esse tempo e sua equipe ganha tempo de sobra para investir em novas negociações. Pronto, mito desfeito!
Acreditar que a tecnologia duplica a carga de trabalho da equipe é completamente errado. Sempre que existe inovação, ela vem cercada de benefícios para automatizar processos e práticas internas. Claro que é importante investir um tempo de qualidade na fase de implementação e muitas vezes a equipe acaba sobrecarregada durante um curto período por esta razão.
Mas existem ferramentas de gestão de leads que são baseadas na lógica click and go, prontas para uso e sem exigir que sua equipe passe muito tempo focada em implementação. É só manter os processos alinhados e sair aproveitando o tempo com mais qualidade, produtividade e resultados muito melhores.
4. Não é seguro
Os mitos sobre segurança de dados na internet existem em qualquer negócio. E não seria diferente na gestão de leads.
O importante, neste caso, é saber que tipo de solução você vai escolher para o seu negócio. É fundamental conhecer bem os produtos e serviços disponíveis no mercado e dar preferência àqueles que utilizam as mais modernas características tecnológicas, inseridos em um ambiente adequado e seguro com a disponibilização de SLA de 99.9% da rede, infraestrutura de acesso à internet, monitoramento, suporte e sistema de segurança lógica por firewalls, assim como protocolos SSL (secure socket layer) para transmissão de dados, a mesma utilizada por bancos online.
No mais, limitar o potencial de crescimento da sua empresa por um mito que já não faz mais sentido é o mesmo que utilizar apenas caixa eletrônico para suas transações bancárias. E nós temos certeza que isso você não faz, não é mesmo? 😉
Deixe os mitos de lado e venha para a Followize
Se você não quer deixar que os mitos impeçam a sua equipe comercial de decolar, venha ser um usuário Followize e entenda na prática como a gestão de leads pode transformar a realidade comercial em sua empresa:
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