Ir além do lugar comum pode ser garantia certa para as suas conversões. Sabe aquele ingrediente que dá um toque especial na receita do sucesso? É sobre alguns deles que vamos falar neste post!
Sabe quando você segue todas as dicas do manual de instruções direitinho antes de ligar sua televisão nova e, por algum motivo, quando liga, não funciona? Isso também pode acontecer com a gestão de leads!
Mesmo que você siga as instruções à risca, deixe tudo redondinho e sua equipe esteja pronta para ação, existem alguns pontos que podem limitar sua possibilidade de conversões se você não ficar atento. E se dá para crescer muito mais, por que não arriscar?
No post de hoje separamos quatro práticas infalíveis para uma boa conversão que vão te ajudar a dar aquele up nos resultados e não correr o risco de deixar falhas.
Estruture direitinho seu funil de vendas
Um funil de vendas capenga é igualzinho a uma peneira furada: não vai te servir de nada.
Além de ser o termômetro necessário para que você saiba em que fase está cada lead e quais serão as estratégias em cada uma delas, você também precisa manter o seu processo de vendas bem estruturado de acordo com as etapas do funil, bem como os indicadores que acompanham cada fase.
Se esses elementos não tiverem bem alinhados e não andarem juntos, nenhuma ação será tão efetiva quanto deveria. Além disso, uma estratégia completa e integrada para o seu funil de vendas garante um acompanhamento de metas mais eficiente e facilita até mesmo a definição de novos objetivos para o gestor e a equipe comercial.
Tenha seus processos à mão, sempre
Essa etapa é ainda mais impactante. Sabe a televisão que não liga depois que você segue o manual de instruções? Imagine que aqui você não tem o manual de instruções para consultar. Pronto. É exatamente assim que acontece quando você tem leads entrando no seu funil de vendas e não tem processo comercial documentado.
Ao colocar sua frente de vendas na ativa, é preciso que todos falem a mesma língua e sigam os mesmos passos para ter maior sucesso em suas conversões. Você pode usar uma ferramenta especializada, uma planilha ou qualquer outro tipo de controle que ajude a manter as informações sempre facilmente acessíveis e que automatizem o máximo possível seu processo de vendas.
Assim você garante maior controle para a gestão, melhor performance para a equipe e resultados arrasadores.
Dica extra: você também pode ter um mapeamento de objeções e argumentos para cada uma delas que ajudem seu time a se tornar cada vez mais ativo no processo de conversão.
Não tenha medo de usar o telefone
A era digital está recheada de vantagens, mas muitas equipes comerciais caem no erro de esquecer de algumas das boas e velhas técnicas de vendas: o telefone!
Com toda a correria do dia a dia e a facilidade gerada pelos aplicativos de mensagens, o telefone parece ficar a cada dia mais obsoleto. Essa, no entanto, pode ser uma arma de ouro para alavancar as suas conversões.
Se feita no momento certo e com um script estratégico, uma ligação pode ser garantia de conversão para mais um fechamento em suas vendas. Então deixe de lado o medo de usar o telefone, alinhe o melhor momento para ligar de acordo com o perfil do lead e corre para o abraço.
Tenha sempre um olho em suas métricas
Medir constantemente os seus resultados faz parte das boas práticas de qualquer empresa, departamento ou setor do mercado. Quando o assunto são suas conversões em vendas, ter o olho atento às métricas pode ser o mapa para encontrar o melhor trajeto até o crescimento.
A análise de métricas e indicadores pode pontuar onde existem falhas, ajudar a melhorar seus processos e redefinir parâmetros importantes para otimizar a performance da sua equipe no processo comercial. Então saiba quais são as mais importantes para sua empresa e não deixe de controlá-las.
Bônus: saia do lugar comum todos os dias!
Apesar de termos mostrado neste post apenas quatro práticas que funcionam para uma boa conversão, você também pode identificar novas possibilidades todos os dias em sua rotina comercial. Por isso, estudar o mercado e acompanhar o que funciona melhor de acordo com a sua experiência também pode ser fonte para muitas práticas incríveis de conversão.
O que você nunca pode deixar de fazer é monitorar os seus leads! Esse é o primeiro e mais importante passo para que todo o ciclo funcione bem até a conversão.
Você costuma seguir alguma outra prática infalível de conversão com seus clientes? Qual acredita ser a mais eficiente? Compartilhe conosco nos comentários!
E se você quiser alguma dica de como gerenciar com eficiência sua base de leads, veja como o Followize pode te ajudar:
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