Saiba que você já conquistou o lead
Mude a forma como você conversa com os leads
Os textos prontos já não têm mais vez na era do consumidor moderno. É preciso conhecer seu cliente em potencial e considerá-lo como uma pessoa de verdade, não como um comprador compulsivo. Portanto, você precisa se informar sobre ele e saber até onde ele chegou no relacionamento com a sua empresa.
Mantenha a equipe de marketing atualizada
A equipe de marketing é responsável por criar ações para que se possa atingir o máximo de pessoas e apoiar o lead durante sua jornada de compra. Portanto, é você que está diretamente fazendo o inbound sales que será o canal principal para o aprimoramento destas estratégias.
Saiba em qual estágio do funil de vendas seu lead está
- Agendamento de um call – Confirme dados, colha mais informações e dê algumas prévias do seu serviço ou produto, mas não detalhes. O call aconteceu
- Agendamento de visita presencial – Apresente a proposta personalizada citando suas conversas anteriores, detalhando e deixando seguro sobre o assunto de forma que você demonstre querer compartilhar conhecimento.
- Resposta final – Demonstre o quanto está animado e mostre porque acredita na venda e quer iniciar.
- Fechamento de negócio – Combine um prazo para que isso aconteça, afinal seu planejamento depende desta negociação!
O que fazer durante a call de vendas no Inbound Sales?
Conduzir um call de vendas não é tarefa simples e a importância do desenvolvimento dessa técnica é muito relevante, justamente por ser a etapa que mais influenciará seu lead. Por isso é preciso se atentar a alguns detalhes na hora de conversar com seu público.
- Aprenda a ouvir: muitos vendedores esquecem deste detalhe, mas vai muito além de apenas estar disponível durante o call. É preciso realmente entender as principais dores e dificuldades do cliente e ajudá-lo da melhor forma possível. Mesmo que, muitas vezes, esse primeiro contato não seja para fechar uma venda, ele precisa ser impactante de alguma maneira.
- Entenda a jornada de compra: essa pode ser uma das maiores dificuldades em todo o processo de inbound sales. É fundamental que sua equipe de vendas entenda todo o processo de compra para conseguir fazer um call capaz de converter e fechar negócio! O principal passo nesse momento é o treinamento do time, mas com uma boa ferramenta de gestão de leads você pode automatizar e apoiar esse processo de forma dinâmica, trazendo mais eficiência ao dia a dia comercial.
- Prepare-se para cada call: é fundamental entender cada call como único. Quando falamos com clientes diferentes, percebemos que suas dificuldades diferem entre si. Por isso, um bom time de vendas precisa estar comprometido com o preparo pré-call: estude o cliente, busque informações sobre ele e descubra como sua empresa pode ajudá-lo a suprir determinada necessidade. Inbound sales é oferecer o produto ou serviço certo, na hora certa!
- Avalie: é preciso que você avalie os atendimentos realizados anteriormente pelo seu time de vendas. Onde estavam as maiores dúvidas dos leads? Quais foram suas maiores dificuldades ao longo do call? É fundamental ter todas essas questões em mente para aprimorar os processos.
- Foque na conversão: o time de vendas precisa estar alinhado e entender que estamos falando com pessoas e não com máquinas. Isso significa que alguns detalhes podem influenciar de forma positiva (ou negativa) no processo de vendas. Por isso, acompanhar cada detalhe é fundamental para criar uma estratégia própria de conversão. A partir disso, para evoluir é muito importante que se tenha métricas de conversão por etapas, ciclo de vendas, números de ligações diárias, tempo de retorno de contato entre outros. Esses dados facilitam o controle da sua equipe e são ótimas ferramentas para geração de insights.
Entenda na prática