Conheça algumas estratégias que podem atrair mais leads para sua escola ou universidade e amplie as oportunidades de conversão em seu sistema de ensino.
A gestão de leads pode ser uma excelente arma estratégica para gestores que estão em busca de aumentar o número de alunos em seus cursos. Seja uma escola ou universidade, conquistar novas oportunidades é o caminho para manter as salas de aula sempre cheias e o faturamento girando na direção do crescimento.
Nós já falamos um pouco sobre algumas dessas vantagens no post “Gestão de leads para escolas e faculdades: desvende esse universo”. E se você ainda não conferiu, recomendo que leia agora mesmo!
Por isso hoje vamos mostrar 5 materiais que podem te ajudar na etapa de captação de novos leads para o seu sistema de ensino. Afinal, toda instituição de ensino produz muito conteúdo, então nada mais justo do que usar isso a seu favor! Fique de olho 😉
Vídeos, palestras e webinars
O mundo é digital. Não precisamos discutir mais sobre isso. Se você fez a lição de casa direitinho, sabe que estar presente onde seu público está e, mais do que isso, “no momento certo” é o grande segredo para conquistar novas oportunidades.
Muitas vezes a grande barreira que impede um novo aluno de buscar um curso, seja ele de que natureza for, é a falta de conhecimento sobre o que ele oferece. E disponibilizar alguns materiais para sanar esse gap é o primeiro passo para atrair a atenção de futuros alunos.
Invista em palestras e webinars em que você possa envolver o público para captar inscrições e leads. As possibilidades são infinitas: desde um tira dúvidas sobre o curso em questão até um bate-papo pontual com uma personalidade influente relacionada ao curso em pauta.
Vamos aos exemplos práticos: se você tem uma escola com diversos cursos técnicos, uma das possíveis estratégias é ter um vídeo explicativo sobre cada um deles detalhando para quem o curso se destina, a grade curricular, possibilidades de atuação em carreiras e outras informações que normalmente são buscadas pelo público-alvo de cada um dos cursos. Outra alternativa é gravar palestras de profissionais parceiros contando sua experiência e disponibilizar ao público através de um mecanismo de inscrição.
Costumamos dizer por aqui que um webinar pode ser aquela “carta na manga” sempre que você precisa entrar em contato com o público de forma mais próxima, mas não invasiva. Então use e abuse dessa oportunidade.
Minicursos com certificação
Oferecer cursos online ou EAD – Ensino a Distância – são, claramente, uma alternativa cada vez mais presente. Mas geralmente isso envolve já ter conquistado o aluno. Você já pensou na possibilidade de oferecer pequenas pílulas de conhecimento sem custo ou por um investimento quase simbólico que pode ser uma excelente fonte de captação de leads para cursos mais amplos?
As aulas gravadas te ajudam a ter um curso de longa vida na web e ainda dão um gostinho ao aluno a respeito de alguma temática que ele demonstre ter interesse. Exemplos: 04 aulas para melhorar seu entendimento de planilhas, Uma introdução ao marketing digital, Teoria das Espécies: como tudo começou, e por aí vai.
Você disponibiliza o curso, ao concluir o aluno recebe seu certificado e você tem seus dados para trabalhar com ele a nutrição de outros cursos que podem estar associados ao seu foco de interesse.
Materiais de aula
Quantos e quantos materiais são produzidos para transformar o ensino em sala de aula em uma realidade? Imagine se você pudesse aproveitar apenas 1% desse conteúdo a seu favor e disponibilizar para o público através do universo digital.
Existe uma riqueza intangível no conhecimento e compartilhar isso com a internet pode ser um grande imã de leads. Claro que esse material deve ser previamente avaliado e devidamente creditado aos responsáveis, mas mesmo orientações básicas utilizadas nas primeiras aulas de um curso já podem dar o gostinho que o seu lead precisa para se interessar em cadastrar seus dados para ter acesso ao material. Um exemplo: Técnicas para aprender inglês e não esquecer mais.
Outra opção é aproveitar alguns trechos estratégicos de apostilas e materiais elaborados pelo corpo docente. Geralmente acadêmicos possuem uma tendência natural a contribuir com este tipo de ação e podem ser uma fonte inesgotável de conhecimento para você aproveitar em conjunto!
Apresentação do curso
Você também pode reaproveitar os materiais que estão no seu site sobre o curso em um PDF e disponibilizar isso como um material para ser lido no melhor momento pelo seu lead. Há muitos casos em que o futuro aluno gosta de ter opções em mãos para analisar todas juntas em momento mais adequado ou mesmo comparar essas opções.
Claro que é interessante que neste material você ofereça informações que vão além do que está disponível no site, até mesmo para não perder sua credibilidade. Mas um exemplo é disponibilizar a grade curricular completa em um link de download.
Disponibilize provas e testes online
A mina de ouro para a sua equipe comercial!
Todo estudante adora fazer testes em que não será, de fato, avaliado em troca de uma posição. É o momento em que ele pode errar, em que pode testar seus conhecimentos sem medo, repetir, pedir ajuda, treinar.
Por isso, colocar à disposição provas antigas, testes online ou simulados é como abrir um baú para captar uma mina de ouro. Além de trazer uma enorme possibilidade de captação de leads, se você tiver uma sistemática para analisar esses resultados pode até mesmo traçar um plano com seu time comercial para oferecer descontos, pacotes e ofertas direcionadas aos alunos com melhor potencial ou aqueles que precisam de maior foco em um curso específico. Aí suas possibilidades ficam praticamente infinitas!
Explorar esse caminho pode ser uma forma de nutrir continuamente a sua base de oportunidades e ainda sair na frente da concorrência com uma abordagem personalizada, direcionada e única.
Mas claro, sem esquecer de manter o controle com boa ferramenta de gestão de leads para garantir que nenhum deles se perca, não é mesmo? Se estiver precisando de uma ajudinha com isso, fale com a gente!