A cada novo lead que entra no seu funil de vendas imediatamente você inicia uma contagem regressiva para sua próxima conversão. E com essas cinco dicas poderosas a conquista é garantida!
Se você trabalha na área de vendas, certamente já sabe o que é um lead (e se não sabe confere esse nosso post aqui) e sua importância para gerar conversões em vendas no processo comercial. Automaticamente isso melhora os seus resultados, ajuda a atingir metas e ainda pode aumentar a lucratividade de sua empresa quando você utiliza estratégicas de inbound sales para potencializar as ações.
Logo, sua maior preocupação passa a ser uma só: não deixar que nenhuma oportunidade escape durante o processo de gestão de leads!
Então se você também quer saber como realizar uma gestão de leads matadora, confira essas super dicas que preparamos para te ajudar:
Use um CRM para vendas
Com um software de gestão de leads ou CRM para vendas a área comercial consegue controlar de perto todas as oportunidades e trabalhar para convertê-las em vendas de maneira mais focada e eficiente. Além de captar o recebimento de cada lead, a equipe pode programar o recebimento de alertas para não deixar nenhum contato passar batido e ainda automatiza a distribuição e controle entre o time de vendas, mantendo o histórico para que qualquer ação possa ser realizada com base no acompanhamento do processo comercial.
Essa automatização traz mais agilidade e eficiência para a conversão de leads em vendas e ainda promove mais autonomia para tomada de decisões com base em dados atualizados em tempo real, como o acompanhamento das metas de vendas, por exemplo.
Então nada de economias tortas! Um sistema de gestão de leads vai trazer mais economia para você, que deixa de executar retrabalhos e controles paralelos e ganha mais tempo para investir em leads qualificados, que estão realmente em fase de fechamento, garantindo mais lucratividade para o seu negócio.
Olho na origem!
Saber qual é a origem do seu lead pode ser uma jogada de mestre para a sua estratégia de vendas. Além de indicar os motivos que o levaram até sua empresa, você ainda incrementa sua argumentação com itens poderosos simplesmente por passar a conhecer um pouco mais o seu lead.
Além disso, se você sabe exatamente quais campanhas (ou origens) geram mais leads para o trabalho comercial, pode economizar o alto investimento com ações não quantitativas e focar seus esforços em ampliar o número de leads no pipeline, elevando os ganhos do negócio como consequência.
Outro ponto a favor é que com número em mãos, além da facilidade em comprovar e fortalecer seu trabalho, a equipe de marketing também pode focar seus esforços na estratégia de trabalho ao invés de perder tempo com levantamentos sem fim de números para defender o ROI de uma campanha.
Padronize seu processo comercial
Não importa se você trabalha com uma equipe comercial em campo ou inbound sales. Ter um processo para orientar cada etapa do trabalho comercial é fundamental para manter o time alinhado, o trabalho organizado e seus leads bem atendidos. E um bom CRM com foco em vendas também pode e ajudar muito nesta etapa!
Com o sistema você pode estabelecer o processo de atendimento comercial e colocar toda equipe na mesma página, facilitando o acompanhamento e até mesmo continuidade se um outro vendedor precisar assumir uma conta que já estava em andamento antes.
Além disso, dessa forma você potencializa a agilidade no atendimento, ampliando a experiência positiva dos seus leads com o retorno breve de cada contato. E o melhor: no momento certo!
Acelere a distribuição
E já que falamos em agilidade no tópico anterior, distribuir rapidamente seus leads também é uma ação fundamental para trazer sinergia ao processo de vendas!
Um momento perdido não é apenas um momento. Pode significar uma venda não realizada ou até mesmo um lead desinteressado. E você não quer isso de modo algum para o seu negócio, certo? Então mãos à obra!
Estabeleça uma metodologia que permita distribuir seus leads para o time comercial assim que eles caem no seu filtro. Um software de gestão de leads pode fazer isso automaticamente para você a ainda emitir alertas para que seus vendedores possam agir no mesmo momento.
Acompanhe e mensure cada detalhe
Medir, sempre! Essa é a regra básica para acompanhar os resultados de qualquer tipo de negócio. E com vendas não seria diferente.
Se você quer manter o controle de sua gestão de leads, é essencial acompanhar os indicadores e KPIs que a equipe determinou para medir o sucesso das vendas. Seja o índice de metas, vendas por consultor ou mesmo faturamento mínimo por período, o mais importante é que você encontre meios de manter essas métricas em dia e atualizadas em tempo real.
A tecnologia pode novamente dar uma forcinha neste sentido. Se você mantém um CRM atualizado, não precisa se preocupar em levantar números, já que eles estarão disponíveis em dashboards para você – e sempre atualizados!
Agora que você já sabe o que fazer, é só partir para o ataque!
Agora que você passou por nossas cinco dicas básicas superpoderosas para ajudar a construir uma gestão de leads matadora para o seu negócio, é hora de agir!
Invista em um software de gestão de leads, que além de trazer controles e métricas ainda impulsionará as ações da equipe comercial na gestão das oportunidades e conversão de leads em vendas.
O Followize pode te ajudar na distribuição dos contatos e agilizar o fluxo em todo o processo de atendimento com o envio de alertas que você pode programar de acordo com seu perfil de atuação comercial. E a cada nova ação você pode ter uma reação imediata e manter seu lead sempre aquecido, garantindo taxas de conversão acima da média.
Saiba mais sobre o sistema solicitando uma demonstração: