As empresas que prepararam sua estrutura digital estão sobrevivendo a um dos momentos mais conturbados da economia global na história contemporânea. E a gestão de leads se tornou uma estratégia essencial para apoiar este processo com mais eficiência.
Quando uma crise econômica se instaura, a primeira ação de qualquer empresa geralmente é reduzir custos. Quando essa crise é um parâmetro sem precedentes recentes e também sem previsão de término ou impacto futuro, essa ação se torna um mecanismo natural de defesa e sobrevivência. Economizar, no entanto, precisa ser um ato estratégico em momento assim.
Desde que o Coronavírus chegou ao Brasil, muitas empresas estão se adaptando diariamente a rotinas diferentes e imprevisíveis, aguardando o retorno da tão desejada normalidade. O grande ponto, no entanto, é que a normalidade a que estávamos habituados nunca mais voltará.
A necessidade de sobrevivência criou um novo comportamento no consumidor contemporâneo, que se rendeu de uma vez pro todas ao mercado digital e hoje apresenta hábitos que fazem parte daquele que já é considerado “o novo normal”. E acompanhar essa tendência é uma premissa básica para toda e qualquer empresa que deseja continuar existindo no mercado do amanhã.
Neste cenário, a gestão de leads deixa de ser apenas mais uma estratégia entre tantas para se tornar uma estratégia essencial de apoio às vendas e ao processo de adaptação ao novo perfil do consumidor. E se a sua empresa ainda tem medo de investir nesta ferramenta ou pensa em cortar a gestão de leads para reduzir custos, é melhor rever seus conceitos o mais rápido possível. E neste post vamos mostrar em cinco motivos o por que disso!
1) Você precisa estar perto do seu cliente potencial
Durante pelo menos 60 dias uma grande parte dos estabelecimentos e negócios teve de manter as portas fechadas para o consumidor. Alguns puderam se adaptar ao delivery, outros não. Mas todos sentiram o impacto imediato dessa medida na receita mensal.
Mas em plena era digital, onde o consumidor continuava com potencial de compra, mas agora focado quase 100% no universo web, uma pergunta gritante ecoou nos bastidores de tantas reclamações: por que não adaptar seu negócio para as vendas online?
É bem verdade que essa questão pode ser incômoda para alguns, mas o fato é que a possibilidade de dar continuidade aos negócios é totalmente real. Mas para isso é preciso sair da zona de conforto.
E a partir do momento em que você opta por abraçar a possibilidade da venda online, estará mais próximo do que nunca do seu consumidor. Contudo, sem uma gestão de leads eficiente, ter presença online e consumidores online pode ser o mesmo que tentar caçar borboletas com uma rede furada… É a gestão de leads que vai garantir que cada oportunidade que passou pelo contato com a sua marca evolua para uma possível venda real, transformando leads em conversão para o seu negócio.
2) As vendas online estão crescendo
De acordo com uma análise da ACI Wordwide, a pandemia gerou um aumento de 209% no mês de abril no comércio online no mundo inteiro, em comparação com o mesmo período do ano passado. E para a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o comércio eletrônico deve crescer cerca de 18% em 2020, movimentando cerca de R$106 bilhões, sendo o marketplace, microempresas e compras feitas pelo celular que mais irão contribuir para esse cenário.
Esse mesmo estudo comparou as vendas on-line do período de fevereiro e março deste ano com o mesmo período do ano passado. E a análise revela que as categorias de destaque são supermercado com 80%, saúde com avanço de 111% e beleza e perfumaria com aumento de 83%. Mas não são apenas este os setores a avançar na estratégia digital. No caso dos automóveis, as fabricantes já dispõem de soluções de vendas online para atender os clientes (que podem até realizar test-drives sem risco de contágio), bem como enviar o carro/moto para as suas casas.
Ou seja: enquanto as lojas físicas amargaram uma queda quase sem precedentes no consumo, o mercado digital conseguiu compensar parte desse prejuízo por meio das estratégias de vendas online. E se levarmos em conta que a gestão de leads tem papel fundamental para que o número de conversões em vendas seja maios do que as empresas que não controlam seus leads e oportunidades, então esse avanço pode ter um impacto ainda maior no crescimento da receita.
Sem falar no fato de que, uma gestão ativa, a gestão de leads pode garantir que os fechamentos se estendam não apenas durante a crise, mas também no pós-pandemia, já que você tem uma rica base de leads para trabalhar a qualquer momento e muita das sementes plantadas agora poderão gerar bons frutos quando o poder aquisitivo da população melhorar. O que nos leva diretamente ao próximo ponto…
3) A compra presencial vai retornar, mas o comportamento digital não vai retroceder
O consumo digital não é algo novo no mundo. Há mais de 10 anos a compra online vem se popularizando com avanços incríveis. Mas ainda existiam barreiras para boa parcela da sociedade que continuava inserida apenas no consumo presencial puramente por hábito ou medo. A pandemia, contudo, veio para quebrar essa barreira.
Quando o medo de contrair o vírus nas ruas se tornou maior do que o medo de consumir online, a venda digital passou a ser uma necessidade para alguns, que ao perceberem que é possível e não gera os temidos riscos fantasiados antes, podem adotar esse hábito como algo rotineiro e reduzir consistentemente o consumo presencial em favor do digital.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Coresight Research, nos Estados Unidos, os consumidores estão mais cautelosos ao fazer compras em lojas físicas e estão se voltando cada vez mais para o e-commerce como um meio seguro para obter suprimentos básicos. E de acordo com outra pesquisa realizada pela instituição, a maioria dos entrevistados disse que irá manter o comportamento de compra online, mesmo após o fim da pandemia.
O fato é que todos sairão mais digitais do isolamento, seja pessoas ou empresas. E apesar do consumo digital já ser algo que vinha ocupando espaço na rotina de compra das pessoas, ele vem sendo essencial, e conquistando públicos que ainda não tinha alcançado.
E neste novo cenário, a gestão de leads passa a ser a diferença crucial entre o seu sucesso e do seu concorrente. Se você não investe em gestão de leads, mas seu concorrente sim, pode se preparar para comer alguma poeira digital neste processo.
4) Sua estratégia precisa estar melhor alinhada do que nunca
Se a ordem é economizar para sobreviver, mas cortar custos com gestão de leads não é uma boa ideia, o que fazer então para diminuir as despesas?
Resposta fácil: use os dados que a gestão de leads traz a seu favor!
Com um bom processo de gestão de leads você pode identificar quais canais trazem mais resultados em seus fechamentos de vendas e investir exclusivamente neles, por exemplo, reduzindo custos com investimentos em canais que não geram um retorno válido e tornando suas campanhas de marketing muito mais rentáveis.
Além disso, contar com uma ferramenta de gestão de leads ajuda sua equipe a se tornar mais produtiva, o que permite que você consiga aumentar as atividades sem ter que ampliar o time em tempos de retenção. E se o seu sistema de gestão de leads for online, dá até para manter o home-office por longo prazo e economizar com estrutura física, algo que vem sendo adotado por muitas empresas neste momento!
Então a gestão de leads é um investimento que pode te ajudar a economizar muito mais em vários outros pontos do seu negócio.
5) Você fortalece sua estrutura para cenários incertos
A pior face da verdade sobre o Coronavírus é que ninguém sabe quando isso vai acabar. Ainda não há vacina e mesmo que ela seja criada rapidamente, existe um tempo até que seus testes e efeitos sejam capazes de estabilizar o contágio e os riscos para a humanidade. Mas não dá para esperar esse momento chegar para manter os negócios girando. A lei da adaptação nunca foi tão necessária na prática.
Logo, entender que todas as razões que citamos até agora podem preparar sua empresa para este momento tão delicado significa entender também que você está estruturando e fortalecendo sua empresa para cenários incertos que podem surgir a qualquer momento!
A pandemia do Covid-19 veio para fazer o homem entender que nem sempre está no controle do mundo. Mas você pode estar no controle do seu negócio e deixa-lo pronto para enfrentar qualquer cenário!
Ainda não pratica gestão de leads ou precisa de uma mãozinha para melhorar a sua estratégia?
Então entre em contato com o nosso time e entenda como uma solução para gestão de lead em nuvem pode trazer à sua empresa todas as vantagens de uma estratégia de vendas pronta para enfrentar qualquer desafio!