A tecnologia pode ser sua aliada para conquistar novos clientes e aumentar as oportunidades de conversão em sua base de leads. E neste post a gente mostra alguns hacks incríveis para te ajudar a usar esses benefícios a seu favor.
Uma corretora de seguros já tem uma série de barreiras para derrubar diariamente. Da burocracia documental à concorrência que cresce mais a cada semana, ainda precisa ficar de olho em todas as tendências para traçar novos caminhos, inovar em sua estratégia de mercado e vender mais para crescer.
A tecnologia é hoje uma das grandes aliadas de qualquer equipe neste contexto. Se fossemos listar a diversidade de atividades rotineiras que foram simplificadas com a chegada dessa grande parceira estratégica, poderíamos ficar alguns dias conversando sobre o assunto. A questão é que usufruir dos benefícios dessa aliada, no entanto, está muito mais focado em como as empresas utilizam essa prática e se escolhem as melhores opções para sua realidade. Do contrário, a tecnologia pode acabar se tornando um enorme desafio a ser vencido, e não é isso que ninguém quer.
Mas hoje nós separamos uma dica especial para que a sua corretora de seguros possa usar a tecnologia a seu favor! Listamos ferramentas que não apenas poderão agilizar rotinas, mas trazer também mais praticidade, segurança e inúmeras vantagens para apoiar suas vendas e as vendas de sua empresa. Confira!
1. CRM para gerir clientes e Gestão de Leads para aumentar vendas
O CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com clientes) é uma solução que permite à equipe de vendas gerenciar de perto todos os detalhes da gestão comercial, de ponta a ponta.
Mais do que acompanhar a entrada do cliente no portfólio, o CRM tem como principal objetivo acompanhar o ciclo de vida e comportamento do cliente enquanto parte da carteira da empresa, facilitando a criação de ações focadas em fidelização e satisfação do cliente. Por isso, acaba se tornando uma solução utilizada pelas equipes de marketing, vendas, atendimento e serviços.
Por essa razão, muitas equipes optam por utilizar um sistema de gestão de leads para ter mais eficiência e foco exclusivo no trabalho comercial. Desenvolvido para apoiar as equipes comerciais no controle e multiplicação das vendas, um sistema de gestão de leads tem como principal missão controlar todo processo de gestão comercial, da captação o lead até a conversão em vendas.
Então se o seu objetivo é controlar clientes e garantir fidelização, a solução mais indicada é o CRM, que vai oferecer informações no curto, médio e longo prazo para que sua equipe possa elaborar estratégias de negócio focadas na continuidade do cliente para o portfólio.
Mas se o seu objetivo é aumentar vendas, então o software de gestão de leads (como o Followize) consegue trabalhar de modo mais focado nas ações necessárias, trazendo mais agilidade para as conversões e melhores resultados para as metas comerciais.
Juntas as duas ferramentas podem proporcionar uma atuação completa para a empresa, potencializando ao máximo os resultados enquanto cada uma atua de modo mais eficiente em seu nicho de especialização.
2. WhatsApp Business para relacionamento com o público
Não existem dúvidas de que o WhatsApp é hoje a ferramenta mais utilizada para comunicação em qualquer esfera de negócio. E se ela funciona tão bem, muitas vezes com mais agilidade e eficiência do que um e-mail ou uma ligação telefônica, por que não utilizá-la a favor das vendas? Afinal, atendimento rápido é sim um importante fator para aumentar vendas!
A grande vantagem é que agora existe uma versão do aplicativo focada em negócios: o WhatsApp Business. Um dos seus principais ganhos é a possibilidade de envio de respostas automáticas para os usuários, agilizando o contato entre público e empresa.
Ou seja: sua empresa pode criar respostas que serão enviadas instantaneamente para os usuários, de acordo com palavras-chave específicas, e que são enviadas logo após o primeiro contato da pessoa. E ainda pode monitorar as estatísticas de mensagens entregues, lidas e recebidas.
Você pode criar um perfil corporativo, cadastrando informações relevantes sobre seu negócio, como nome, e-mail, endereço, website, redes sociais, entre outros, o que também ajuda a criar uma forma de acesso rápido do usuário aos dados importantes que podem conduzi-lo a sua empresa (como contato para uma cotação via e-mail ou site, por exemplo).
Tudo isso gera mais um importante canal de comunicação para sua corretora de seguros e o principal, uma plataforma ágil para não perder clientes para a concorrência!
3. Skype e Google Hangout para a comunicação
As barreiras geográficas não existem mais. A chegada da internet quebrou as limitações regionais e a vinda de diversas ferramentas de comunicação veio para sedimentar a possibilidade de fazer qualquer tipo de negócio de qualquer lugar do mundo!
Ferramentas como o Skype e o Hangout, por exemplo, permitem que você faça chamadas de voz ou vídeo com o mesmo impacto de uma reunião presencial e a facilidade de não ter problema com deslocamento dependendo da agenda e local em que seu cliente esteja.
Você pode até mesmo inovar e criar um levantamento técnico muito mais dinâmico para preparar a sua proposta de seguro.
4. MailTrack para acompanhar seus e-mails
Nada é mais impactante do que ligar para um cliente no mesmo instante que ele está lendo seu e-mail certo? A boa notícia é que isso é possível sim!
Com algumas ferramentas de rastreamento e monitoramento de e-mail você pode fazer o acompanhamento ativo de todas as mensagens que envia aos seus clientes e criar novas estratégias de abordagem ativas no momento certo.
O Mailtrack é um plugin disponível para usuários do Gmail que conta ainda com um plugin no Chrome para que você receba notificações em tempo real sobre seus e-mails lidos, abertos e até mesmo checar relatórios completos sobre o comportamento de seus contatos.
A versão gratuita já é bastante eficiente, mas para usuários avançados há ainda opções pagas com funcionalidades mais completas e que oferecem uma experiência além da média que certamente não representam nenhum custo se comparado com os resultados que você pode ter em suas vendas!
5. Ferramentas para automação de marketing
Vendas e marketing não existem de forma distinta. Ou melhor, até podem existir de modo não oficial, mas os resultados desses dois setores juntos é muuuito melhor do que separados.
Por isso, investir em inbound marketing para trazer novos leads à sua base e no marketing de relacionamento para fidelizar e criar oportunidades de cross-sell e up-sell são estratégias complementares à atuação da equipe comercial que podem multiplicar resultados positivos.
Mas para que você faça isso de modo eficiente e dinâmico, contar com uma ferramenta de automação é fundamental.
Hoje o mercado brasileiro conta com ferramentas como o RD Station, o Dinamize e o Lahar, que oferecem funcionalidades para atender desde as funções mais simples, como disparos de e-mails, até a automação completa de marketing, incluindo criação de landing pages, gestão de mídias sociais e tratamento da base de contatos por meio de lead scoring e lead tracking. Tudo focado em criar melhores resultados para suas campanhas e otimizar o seu ROI.
Além disso, algumas das empresas trabalham com parceiros estratégicos que são credenciados e preparados para fazer a gestão da ferramenta e criar planos de ação focados criar o melhor aproveitamento de cada funcionalidade.
6. Small PDF e Tiny PNG para não correr riscos
Mandar um e-mail para o lead e correr o risco de perder uma oportunidade porque ele foi parar na caixa de spam não dá, né?!
Por isso é primordial usar ferramentas que auxiliem o intercâmbio de arquivos para profissionais que trocam material de modo online quase diariamente, tornando dinâmica a execução de suas tarefas e reduzindo o risco do não recebimento de informações.
O Small PDF deixa o seu arquivo menor, sem perda de qualidade, para envio por e-mail, box transfers e outros. O programa ainda é um excelente conversor de PDF, tendo muitos formatos disponíveis. Assim, fica muito mais fácil enviar e receber arquivos pesados, como documentos e PDFs grandes.
Para imagens, como fotos do RG ou da carteira de motorista, uma boa opção é o TinyPNG, que reduz o arquivo consideravelmente sem perder qualidade, conservando ainda suas camadas de transparência.
Conclusão
Viu só como fazendo uma boa seleção de ferramentas fica mais simples criar estratégias que podem aumentar as vendas de seguro de sua corretora? Além disso você ainda cria uma dinâmica para melhorar a experiência do cliente e fidelizá-lo, aumentando as taxas de retenção da sua empresa.