A tecnologia pode ser um diferencial para elevar os resultados na sua gestão de leads e aumentar a conversão de oportunidades em clientes através de um controle detalhado e o apoio fundamental ao seu time de vendas.
Você já tem um time de Marketing e Vendas ativo, mas ainda não conta com um sistema de gestão de leads ou CRM para organizar e centralizar o controle de atividades e resultados da equipe? Não se apavore, essa ainda é a realidade de muitas empresas além da sua.
Normalmente em períodos de retração econômica as empresas tem receio de fazer novos investimentos, mas quem já utiliza um sistema de gestão de leads ou CRM garante: o retorno vale a pena! Além de ampliar significativamente os resultados, a tecnologia ainda apoia o aumento da produtividade e a economia com deslocamentos da equipe, que pode atuar focada em inbound sales ou mesmo em visitas apenas aos leads que já estão em etapa de fechamento.
Para te ajudar nessa decisão, elencamos a seguir 6 razões para utilizar um software de gestão de leads em sua organização. Confira e comece seu plano de mudança agora mesmo!
1. Estratégia
Este é o principal ponto guia de todas as vantagens que a tecnologia pode proporcionar à gestão de leads: uma atuação mais estratégica e eficiente ao controle de suas oportunidades, desde que o lead inicia sua jornada no funil de vendas até a etapa de conversão.
Além disso, ainda oferece visões de apoio que facilitarão o seu processo de tomada de decisões como gestor. Medir quais são as origens de seus leads com maior potencial é importante para saber onde concentrar seus investimentos de marketing. E essa é apenas uma das estatísticas que um CRM pode oferecer à sua empresa além de outras possibilidades como status dos leads e uma série de relatórios que podem apoiar o acompanhamento do seu planejamento, ajustes de rotas e visões estratégicas.
2. Organização e Controle
Nada pode ser pior do que uma equipe desalinhada para os resultados dos negócios. Com um sistema de gestão de leads todo seu time tem uma visão clara de cada etapa do processo e status de cada lead. Além disso, você pode fazer a distribuição de leads entre sua equipe de vendas automaticamente, manter o controle constante de cada etapa e tarefa a ser realizada, bem como fazer o acompanhamento das ações realizadas e estimar quanto falta para uma provável conversão.
3. Profissionalismo
Além de facilitar o lado da sua equipe, um sistema de gestão de leads ainda passa uma excelente impressão sobre sua empresa para o contato. Imagine receber uma ligação apenas um minuto depois de ter baixado um material do site de um fornecedor? Pois com alertas e controles que a tecnologia permite, você consegue elevar a experiência do cliente acima das expectativas.
4. Agilidade
Não poderia faltar o benefício que rege a regra de ouro das boas vendas: agilidade no processo! Saber o momento certo de agir e não perder uma oportunidade quente é fundamental, e com o apoio de um CRM você consegue manter controle total sobre as informações e dados, sabendo exatamente o momento de agir e contando ainda com o apoio de alertas para não deixar passar nada importante.
5. Integração e Produtividade
Se o sistema de gestão de leads que você escolher for flexível, ele ainda pode permitir integrações importantes com outras soluções que você já utiliza para ampliar ainda mais as possibilidades de resultados para o seu negócio. Um exemplo é a integração com ERPs ou mesmo seu website, promovendo ações mais eficientes e com retorno imediato.
Com todas as informações centralizadas e sem a necessidade de passar muito tempo em campo, sua equipe se torna muito mais produtiva e focada em leads que já estão na boca do termômetro de vendas. Isso pode gerar uma energia muito maior de fechamentos, já que eles podem atuar de modo mais analítico em cada caso ao invés de gastar tempo com etapas de afinamento do lead.
6. Economia
Este ponto pode te convencer de que vale a pena investir em um software para controlar as vendas se você ainda estiver relutante: suas despesas com viagens, deslocamentos, hospedagem e alimentação podem reduzir muito com um sistema de gestão de leads. Como todo acompanhamento das etapas é feito online, seu time pode se concentrar em realizar as ações com estratégias de inbound sales e partir para visitas presenciais apenas nas etapas finais de fechamento, se for realmente necessário.
Se você utilizar todas as possibilidades que um sistema de gestão de leads oferece, crescimento será um reflexo natural das suas vendas e do seu faturamento ao longo do tempo. E a maior vantagem é que, utilizando a estratégica correta, você provavelmente começará a sentir esse reflexo muito mais rápido do que imagina.
Comece agora mesmo!
Se nenhum desses argumentos foi o suficientes para te convencer, então está na hora de você testar esses benefícios na prática! Conheça o Followize, um software de gestão de leads que ajuda você a acompanhar de perto cada etapa da vida do seu lead, e amplie suas oportunidades de fechamento: