Descubra como gerar mais conversões de vendas com 7 estratégias simples e eficazes no dia a dia da empresa.
Aumentar a conversão de venda pode ser um grande desafio para um time comercial. No entanto, com disciplina, consistência e, claro, conhecimento, é possível transformar os números ruins para se destacar como uma equipe de alto desempenho.
Mesmo em tempos de crise, existem boas oportunidades para quem decide olhar com carinho para o mercado. Assim, é importante procurar estratégias, quebrar objeções e não cair no conformismo de esperar a crise passar. É preciso agir.
Dito isso, separamos 7 estratégias para aumentar a conversão das vendas e fazer os números decolarem. Sejam vendas online ou offline, aproveite para anotar tudo e colocar em prática as dicas que vamos trazer ao longo do conteúdo. Boa leitura!
Dica 1 para aumentar a conversão de venda: surpreenda o lead
Surpreender o lead positivamente é sempre uma boa estratégia para aumentar a conversão nas vendas. Nesse caso, entregar mais do que foi combinado pode, muitas vezes, ser o diferencial que faltava para concretizar um negócio.
No entanto, é preciso reforçar que só fazer um esforço extra na hora de vender é um problema. Ir além da entrega precisa ser um comportamento presente em toda a empresa, seja durante as negociações ou durante um atendimento pós-venda.
Dica 2 para aumentar a conversão de venda: foque no relacionamento
O relacionamento é a base da venda e se você, vendedor, não sabe disso, possivelmente está perdendo muitas chances de aumentar suas conversões. Apesar desse tema parecer óbvio, muitos profissionais ainda acham que a venda se resume em fazer o cliente comprar.
Mesmo que seja uma verdade parcial, a venda também é uma construção de relacionamento, pois vai proporcionar indicações de novos contratos para sua empresa em negociações que são mais fáceis de fechar — justamente pela recomendação de um cliente atual.
Então, para aumentar a conversão de venda, use como estratégia a construção do relacionamento com seu lead. Você verá a diferença nos resultados em pouquíssimo tempo, pode acreditar. A partir dessa abordagem, vender será apenas uma consequência da construção de laços.
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Dica 3 para aumentar a conversão de venda: aprenda com os feedbacks
O relacionamento do passo anterior pode proporcionar aprendizados bem interessantes para a sua carreira como um vendedor campeão. Ainda, esse mesmo relacionamento pode te ajudar a aumentar a conversão só com base no aprendizado de cada negociação ganha — ou não.
Assim, os feedbacks são essenciais para trazer conhecimento do que fazer em cada conversa e oferta com os leads. Se bem assimilados, as críticas e elogios atuarão como combustível para a sua carreira em vendas. Então, utilize isso como estratégia para vender mais.
Dica 4 para aumentar a conversão de venda: descubra o que seu lead acredita
Outra boa estratégia para aumentar a conversão de venda é conhecer aquilo que seu lead acredita e utilizar a informação para vender mais. E aqui a recomendação não é abusar desse conhecimento como um ponto fraco, mas sim adaptar o discurso para quebrar as objeções do cliente.
Então, conforme o relacionamento — que falamos na dica 3 — se desenvolve, você poderá entender a linha de raciocínio do prospect para, assim, desenvolver um plano que realmente seja um diferencial na negociação.
E o sentido oposto também é possível. Ao descobrir as coisas que o lead não acredita, é possível encerrar a negociação precocemente e sem perder muito tempo em reuniões que não vão resultar em nada.
Dica 5 para aumentar a conversão de venda: fale com o decisor da negociação
Toda negociação tem sempre uma pessoa que é a responsável por decidir os rumos do negócio. Mesmo que a conversa aconteça com um grupo de diretores, por exemplo, sempre vai existir alguém que tem uma voz mais ativa e consegue influenciar seus colegas de trabalho.
Então, quanto mais cedo você identificar essa pessoa, mais fácil será dar um rumo para a sua negociação, seja ela positiva ou não. E como estamos falando de uma relação comercial, se fizer sentido para o prospect, possivelmente essa identificação do decisor vai ajudar bastante a aumentar sua conversão de venda.
Portanto, fique sempre atento nas conversas, ouça bastante e tente identificar quem é a peça chave — e principal barreira — que deve ser convencida em uma reunião de vendas.
Dica 6 para aumentar a conversão de venda: defina uma rotina de follow-up
O acompanhamento durante as etapas que antecedem uma venda são essenciais para ajudar a aumentar a conversão. Dependendo da estratégia que você adotar, o follow-up vai proporcionar a criação de um relacionamento que, de fato, resultará na assinatura do contrato.
No entanto, você precisa ter em mente que o follow-up não pode ser uma perseguição ao lead. Você precisa ter controle de cada acompanhamento que fizer em um intervalo bem espaçado e definido, para que o lead não fique cansado das suas abordagens.
Assim, utilize o follow-up como um aprendizado. Entenda por qual motivo o lead não decidiu pela compra e construa seu discurso e estratégia de vendas para tentar convencê-lo. E os aprendizados valem para as próximas experiências.
Da mesma forma, também é importante saber a hora de finalizar esse acompanhamento e dedicar o tempo para outro negócio mais promissor e com mais chances de acabar bem. Lembre-se de sempre ter equilíbrio na hora de fazer o follow-up.
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Dica 7 para aumentar a conversão de venda: faça a gestão de leads
A última dica desse conteúdo para aumentar a conversão é um passo básico, mas bastante ignorado por muitas empresas: a gestão de leads. Essa estratégia, quando bem feita, vai aumentar bastante seu índice de conversão como vendedor.
Para isso, é preciso ter um processo bem desenhado, além de um sistema especializado no gerenciamento dos prospects, que vai facilitar seu processo e ajudar na transformação dos resultados.
Com uma estratégia de gestão de leads bem desenhada e executada, dificilmente a sua taxa de conversão de venda ficará em níveis baixos. Assim, mesmo que não aconteça do dia para noite, é importante apostar no gerenciamento dos contatos para fazer as vendas decolarem, com ou sem crise econômica.