Entender quais são os desafios financeiros da educação no mundo pós-covid e como superá-los é o primeiro passo para construir uma estratégia de recuperação assertiva e focada em acelerar uma nova fase de crescimento.
A pandemia afetou o mundo da educação de forma bem dura aqui no Brasil. Muitas instituições entraram em uma crise sem precedentes e agora começam a olhar para o futuro, buscando soluções para a educação no mundo pós-covid.
Mesmo que a doença ainda não tenha cura, as organizações estão buscando meios de oferecerem seus serviços educacionais com qualidade e, principalmente, em alta demanda, visto que vários alunos também estão enfrentando dificuldades para pagar por cursos e treinamentos.
Então, como será a educação no mundo pós-covid? É exatamente esse tema que trataremos ao longo desse conteúdo, oferecendo algumas sugestões para que as instituições continuem atuantes e lucrativas no mundo atual.
Transformação digital
A transformação digital, por meio do ensino remoto, será essencial para a educação no mundo pós-covid. Mesmo que uma cura rápida seja encontrada para o novo coronavírus, as instituições precisam encontrar meios flexíveis para o ensino presencial.
Assim, o ensino EAD — cada vez mais — deve ganhar relevância nesse “novo normal”. Mesmo que as pessoas voltem para as salas de aula, é importante achar uma alternativa que funcione com o mundo parado, como aconteceu no ano de 2020.
E o caminho para isso é usar o melhor da tecnologia para oferecer um ensino de alta qualidade, acessível e que não dependa — totalmente — da presença física de alunos e professores.
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Marketing digital
O marketing digital também é uma excelente medida para a educação no mundo pós-covid. Por meio de estratégias online, as instituições conseguem administrar melhor seus recursos e gerar leads qualificados na internet.
Nesse quesito, redes sociais, otimização SEO, anúncios pagos no Google, campanhas de marketing de conteúdo e atendimento via WhatsApp podem ajudar na geração de leads extremamente qualificados e preparados para investir em conhecimento.
Assim, atuando de forma totalmente estratégica, o marketing digital pode ser uma opção acessível para gerar receita recorrente e aproveitar o crescimento na busca por educação à distância.
Gestão de leads
A educação no mundo pós-covid também precisa de gestão de leads para otimizar a conversão das instituições de ensino. Reduzir o desperdício em propaganda e aumentar as matrículas de alunos é essencial para melhorar os resultados.
Aqui, a tecnologia também é uma aliada importante. Por meio de sistemas especializados na gestão de leads, como é o caso do Followize, as empresas de educação podem administrar sua base e oferecer comunicação alinhada aos discentes.
Por sinal, a personalização é essencial para atrair novos alunos e gerar dinheiro para as instituições. Para isso, nada melhor do que fazer uma gestão de contatos de cada persona da instituição de ensino.
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Renovações antecipadas com desconto
As renovações antecipadas com desconto também podem ser uma grande estratégia para a educação no mundo pós-covid. Essa ação, focada em incentivar os alunos a pagarem antecipadamente por um curso, pode dar um alívio para o caixa das empresas.
Além disso, uma vez que um curso foi pago antecipadamente, o compromisso dos alunos pode aumentar, visto que o valor investido não vai ser ressarcido. Então, é importante pensar em meios diferenciados para incentivar novas matrículas.
Indo além, dependendo da quantidade de meses de antecipação, os descontos poderiam se tornar progressivos. Isso daria a possibilidade das empresas de educação trabalharem com saldo em conta e, dessa forma, não serem afetadas com a perda maciça de alunos em poucos meses.
Flexibilização do pagamento
Por sinal, a flexibilização das formas de pagamento de cursos e treinamentos precisam ser revistas urgentemente. Com dificuldades financeiras, mas entendendo a importância dos estudos, os alunos precisam encontrar meios de estudar sem comprometer todo seu dinheiro.
Assim, mais alunos poderão ter acesso às instituições de ensino, o que é bom para as empresas e também para o país que ganha com pessoas mais qualificadas e preparadas para o mercado de trabalho.
Diferentes modelos de aprendizagem
O modelo atual também precisa ser revisto urgentemente. A educação no mundo pós-covid, em sua grande maioria, não pode ser apenas oferecida no modelo presencial, onde muitas pessoas ficam impossibilitadas de ter acesso às salas de aula.
Portanto, novas modalidades de ensino, que misturem a parte presencial com a virtual, ou novos formatos de transmitir o conhecimento além de um professor apresentando o material por todo o tempo, por exemplo, podem atrair mais interessados.
Transmitir o conhecimento por vídeo, texto e áudio, ou por dinâmicas mais práticas, podem ajudar os alunos no engajamento com os cursos. Assim, uma vez que outra crise surja, esses alunos poderão brigar mais para permanecerem matriculados e ativos.
Além disso, a dinâmica do conhecimento também precisa evoluir, onde os novos conhecimentos precisam ser rapidamente absorvidos pelos cursos, visto que algumas áreas — T.I. e Marketing, por exemplo — mudam rapidamente de um ano para outro.
E educação no mundo pós-covid precisa mudar
É certo que a educação no mundo pós-covid precisa mudar e evoluir para um modelo melhor. Os meios tradicionais já não são mais tão indispensáveis como foram nos últimos 30 anos.
Assim, com criatividade e compromisso com os alunos, as instituições de ensino terão que se reinventar para conquistar e reter os alunos do futuro. Seja no modelo presencial com flexibilidade ou totalmente online e diferente do EAD atual, é certo que as empresas de educação vão precisar mudar bastante.
Desse modo, a geração de receita voltará aos patamares pré-pandemia, mas agora com uma nova visão de futuro: que as mudanças adotadas não serão abaladas por crises econômicas ou outros fatores externos que, eventualmente, possam surgir.