O caminho de um lead até a tomada de decisão envolve algumas etapas de aquecimento até que ele esteja pronto para a compra. Mas você sabe como detectar cada etapa do termômetro do lead durante sua jornada?
Vira e mexe você lê por aqui no Blog Followize esse termo: “termômetro do lead”. Mas afinal, que raio de termômetro é esse?
Hoje vamos te explicar em mais detalhes o que é o termômetro do lead, os possíveis graus de aquecimento de um lead, por que você deve estar sempre atento à essa métrica e como ela pode te ajudar a saber a hora certa de realizar uma venda.
Você sabe o que é o termômetro do lead?
Em linhas gerais, podemos dizer que o termômetro do lead é a métrica que qualifica e identifica o grau de preparação do seu lead para a decisão de compra. Mas vamos explicar melhor isso na prática.
Imagine que um contato interessado acessa seu site e baixa um ebook. Você logo pensa: “oba, mais um lead para minha cesta!”. Mas existe um universo de possibilidades para este contato que vai desde um estudante realizando uma pesquisa acadêmica até o CEO de uma empresa interessado em aumentar suas vendas. Neste caso, informações como o cargo, setor e tamanho da empresa, por exemplo, são essenciais para formatar um filtro inicial de qualificação do seu lead, evitando que você queime cartucho no momento errado ou perca tempo investindo em contatos frios.
Além disso, você também pode acompanhar quantas interações o lead teve com sua página, que também pode demonstrar maior ou menor grau de interesse de acordo com seu comportamento de navegação. Esse resultado pode ser ampliado com a definição das conversões em sua página, já trazendo um lead muito mais qualificado e com uma base de informações mais completa.
Assim, quanto mais filtros de qualificação você tem em suas ações, mais eficiência e assertividade seu time de vendas ganha. Com isso você saberá qual o caminho de nutrição a ser seguido para cada lead até que ele esteja “em ponto de bala” para o fechamento, garantindo o sucesso com menor esforço.
Lead a 0º
Xiiiii, tá frio, hein…. Se você tem um lead a zero graus, então ainda falta muito para acender os holofotes em direção à essa oportunidade. Um lead a zero graus pode ser um estudante com acesso aos seus materiais (mas você nunca deve esquecer que um dia ele pode ser um profissional com tomada de decisão e lembrar da sua marca se você conseguir se tornar uma referência para ele!), alguém que caiu na sua página por engano ou simplesmente um usuário em busca de algum conhecimento específico que você compartilhou.
Mantenha-o em sua lista de nutrição fria, pois nunca se sabe quando ele pode aquecer a temperatura. Mas nunca, jamais, em tempo algum o menospreze! Ele pode um dia se tornar o seu melhor e mais importante cliente.
Lead a 10º
Aqui a coisa já começou a ter algum significado, mas ainda está longe de ser interessante. Um lead a dez graus é o contato que está na sua etapa de atração do funil de vendas. Normalmente ele está em busca de conhecimento e ainda nem reconhece que tem uma necessidade ou problema a ser resolvido. Essa é a hora em que você pode muni-lo de informações interessantes e depois avançar com materiais mais complexos para ver como ele vai se comportar.
Um lead a dez graus é como um dia no final do inverno: você sai de casa encapotado, mas a qualquer momento a temperatura pode subir! Então olho nele!
Lead a 20º
Muito bem, agora começou a ficar interessante! Com uma temperatura a vinte graus já dá para fazer bastante coisa, inclusive ajudar o seu lead a reconhecer que ele tem uma dificuldade ou necessidade a ser suprida.
Esse lead normalmente já tem mais conhecimento e está em busca de possíveis soluções, mas ainda um pouco perdido. É o momento em que você começa a agir com mais presença, ajudando-o a identificar possíveis caminhos para resolver o que é preciso. E lembre-se que esse lead tem muito potencial, então é importante apoiá-lo, mas não cansá-lo, pois ele ainda pode se esquivar de você.
Lead a 30º
Começou a ferver o caldeirão! Se seu lead chegou aos trinta graus do termômetro, pode deixar usa equipe mais do que pronta para agir porque aqui pode dar negócio!
Ele já sabe que tem um problema e quer uma solução para resolver o mais rápido possível. Mas ainda precisa entender que solução é esse e porque ela é a mais indicada. Então tire da manga todos os seus melhores argumentos e coloca lenha nessa fogueira pra deixar a temperatura muito, muito , muito quente, porque tem oportunidade forte à vista!
Lead a 40º
Ferveeeu!!! O lead está no ponto certo, pronto para tomar sua decisão. Agora só depende de você fazer a sua parte. Se você já mostrou sua solução e ele já sabe o que precisa, é só uma questão de condução e sutileza para fazer o gol.
Não tem nada mais lindo que um lead a quarenta graus. É como o Rio de Janeiro para turistas, ou como o banho perfeito no inverno. Você não consegue resistir. E a mesma coisa acontece com o lead que está nessa temperatura: se você tomar a iniciativa certa, é conversão garantida!
Mantenha o termômetro do seu lead sempre no controle!
Mais do que acompanhar a temperatura e aquecimento dos seus leads, você precisa ser capaz de acompanhar constantemente o termômetro do seu lead. E neste momento entra em ação um apoio essencial: a tecnologia!
Com um sistema de gestão de leads você pode acompanhar cada etapa e ação realizada pelo seu lead e ter uma visão mais clara do índice de aquecimento e em que temperatura do termômetro seu lead se encontra para saber exatamente o que – e quando! – fazer. Assim, seu time de vendas ganha muito mais segurança e autonomia para trazer mais conversões aos seus resultados.
Conheça o Followize, um software de gestão de leads que ajuda você a acompanhar de perto o termômetro do seu lead, e amplie suas oportunidades de fechamento: