O segredo para um lead ser bem gerenciado é a agilidade no atendimento, pois, quanto menor o tempo de atendimento, maior a possibilidade de conversão em venda. Seguindo a lógica, “o último lead é sempre o mais quente”, exatamente porque foi a última pessoa a demonstrar interesse pelo produto ou serviço. Continuando a nossa série “Como gerenciar leads com sucesso”, vamos falar sobre esse assunto tão importante.
Porém, se você quiser conferir os textos anteriores, é só clicar nos links abaixo:
- #01: Implementando a cultura digital na empresa
- #02: Definindo processos internos
- #03: Conhecendo as plataformas de negócios
- #04: Planejando as ações
Afinal, você sabe como atender um lead de maneira eficiente? E quantos leads é possível tratar em um dia, você conseguiria responder? E em uma semana? Em um mês? Continue lendo e saiba tudo isso aqui no post! 😉
Organização
Se você leu nossos textos anteriores, sabe que a primeira coisa a fazer é definir quem vai cuidar dos leads. Ou seja, organize sua equipe antes de começar a colocar a mão na massa. Vai ficar muito mais fácil quando cada um souber o papel que vai desempenhar e o que se espera sobre metas e resultados.
Distribuição
Normalmente, as empresas contratam vendedores online que ficam encarregados especialmente em entrar em contato com os leads. No caso de lojas físicas, o vendedor online irá fazer um tipo de “triagem” com o lead, para saber o grau de interesse que ele tem no produto ou serviço e irá encaminhá-lo para o vendedor de showroom, por exemplo.
Essa distribuição pode ser tanto pré-definida quanto aleatória. Em nosso software você tem a opção de escolher qual tipo é a mais adequada para a sua equipe de vendedores.
Métricas
Quantos leads estão entrando? Quantos estão sendo tratados? Preste atenção nos números. Se 500 leads chegam por dia e sua equipe está deixando pendente mais que a metade ou apenas um terço, é um alerta: será que o volume de leads não está muito grande para a equipe? Ou então, será que os leads não estão muito desqualificados? Isso é assunto para conversar com o departamento de Marketing, além de também conversar com a gerência e reavaliar se não precisa contratar mais uma pessoa para auxiliar no processo.
Nossa ferramenta
Com o sistema da Followize você tem duas funcionalidades que vão te ajudar a ser mais ágil no atendimento:
- Notificações: no canto superior direito você consegue saber quais são os novos leads e ter controle pela dashboard, com informações sobre os que estão em tratativa, pendentes, finalizados, quantos agendamentos foram realizados, vendas faturadas, taxa de conversão e muito mais.
- Pushs: para quem usa a versão mobile, o app da Followize tem a funcionalidade de ser mais prático e avisar quando um novo lead caiu, alertamento diretamente pelo celular.