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Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

#06: Analisando os dados

Finalmente chegamos ao sexto post da série “Como gerenciar leads com sucesso” para falar sobre análises e relatórios. Nessa parte mais prática, trazemos dicas sobre como tirar o melhor proveito da ferramenta e quais são métricas que você pode avaliar. E se você quiser conferir os textos anteriores, é só clicar nos links abaixo:

  • #01: Implementando a cultura digital na empresa
  • #02: Definindo processos internos
  • #03: Conhecendo as plataformas de negócios
  • #04: Planejando as ações
  • #05: Agilidade no atendimento

Porque a integração é importante para a análise?

Antes de chegar na parte de análise propriamente dita, você precisa saber como ter um processo de trabalho definido, desde a captura do lead à conclusão do processo de vendas.

A integração entre Marketing e Vendas é importante porque na hora da análise esses departamentos vão definir em conjunto quais são os leads mais qualificado para aumentar as vendas. Com o sistema da Followize esse trabalho em equipe ficará mais fácil de ser administrado, já que todos poderão acessar e analisar os dados de um certo período em tempo real.

Ações como “qual campanha investir” ou “quantas vendas precisamos ter neste mês” poderão ser definidas juntas, além de analisar o que deu certo e o que não deu.

Entendendo este conceito, vamos finalmente para a parte da análise.

O que analisar, afinal?

O departamento Comercial ficará responsável por estudar alguns itens. Para ficar mais fácil, listamos quais são eles aqui embaixo:

  • Qual é a média de tempo de atendimento?
  • A equipe tem capacidade de absorver o volume de leads recebidos?
  • Qual é o período do Ciclo de Vendas? Dias? Semanas? Meses?
  • Qual o número total de agendamentos? E desse total, quantos foram realizados?
  • Quantas vendas foram realizadas?
  • Qual o ticket médio?
  • Quais sãos os principais motivos de declínio durante a negociação?
  • Qual é a representatividade das vendas online?

Já o departamento de Marketing ganha a missão de buscar tudo o que tem a ver com os custos que as ações tiveram para conseguir esses leads. Confira:  

  • Qual é o volume de leads, vendas e taxa de conversão por origem (Exemplos: Google Adwords, Facebook, etc)?
  • E o custo por lead e venda, total e por origem?

Todas essas respostas poderão ser encontradas com a ferramenta da Followize. Assim, ficará ainda mais fácil analisar todos os dados e saber por qual caminho seguir.

A ideia desse post é mostrar que os departamentos  podem e devem trabalhar em conjunto na análise com o objetivo de otimizar os investimentos de marketing (qualificando os leads) e desempenho da equipe. Só não se esqueça das reuniões! Realizadas com as equipes, elas garantirão um melhor acompanhamento do que foi realizado e do que poder ser melhorado.

Se você quiser saber mais sobre como funciona a nossa ferramenta, solicite uma demonstração no botão abaixo!

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