Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Como aumentar a produtividade na empresa

Como aumentar a produtividade na empresa: 9 passos para aplicar agora e otimizar o tempo

Saber como aumentar a produtividade na empresa é essencial para otimizar os resultados e fazer cada minuto valer mais. Descubra como fazer isso em 9 passos.

Quantas vezes você já se perdeu em meio a tantas tarefas? Ou se perguntou algumas vezes: “o que era para fazer mesmo?”. É normal termos dias em que a produtividade está mais baixa de vez em quando, mas o problema começa quando isso se torna um hábito.

Portanto, mais do que depender da força de vontade, é preciso saber como aumentar a produtividade na empresa. Nesse ponto, existem muitas técnicas e ferramentas para auxiliá-lo e, assim, tornar seu dia mais produtivo.

Veja abaixo algumas de nossas dicas para aumentar a performance no trabalho. Boa leitura!

 

1- Marque seu tempo

Uma das principais dicas de como aumentar a produtividade na empresa é a Técnica Pomodoro. Nela, por exemplo, você pode configurar um alarme para trabalhar por 20 minutos ininterruptos. 

Nesse tempo de foco, se algo vier à sua mente, anote em um papel. Toda a distração deve ser mantida longe, inclusive avise seus colegas de trabalho: “estou em modo Pomodoro”. Isso ajuda muito em momentos de preencher relatórios, planilhas ou em alguma outra tarefa que não pode ser interrompida.

 

2- Pare um pouco

Sim, fazer uma pausa faz bem. Levante, espreguice, tome água ou vá ao banheiro. Quanto mais tempo passamos em frente ao computador mais nossa postura tende a ficar “torta”, e consequentemente, temos dores nas costas, lombar e pescoço. E a dor tira a concentração, não é mesmo?

Então, saber como aumentar a produtividade na empresa é importante, assim como descansar em intervalos bem definidos.

 

3- Durma bem

Uma boa noite de sono evita que você fique bocejando o tempo todo e sinta-se cansado. Para aumentar sua produtividade, descubra qual tempo seu corpo precisa para descansar e fique atento. Algumas pessoas conseguem dormir bem em apenas 6 horas, outras, precisam de pelo menos 8 horas.

Portanto, descubra quanto tempo é ideal para que as energias estejam totalmente recuperadas. Dormir é uma das melhores ferramentas para quem deseja aprender como aumentar a produtividade na empresa.

 

4- Coma coisas saudáveis e hidrate-se

Refrigerante, doces e bolachas: todas as “tranqueiras” podem ser incrivelmente deliciosas, mas podem ser maléficas para sua saúde, deixando o cérebro com tanta energia que ele vai acabar ficando disperso. E lembre-se de tomar água! Deixe uma garrafinha na mesa, assim fica mais fácil manter-se hidratado.

A alimentação é um “hack” excelente para aqueles que desejam saber como aumentar a produtividade na empresa. Então, faça bom uso delas para ter mais disposição e, por consequência, ter melhor desempenho profissional. 

 

5- Ajude os outros

Às vezes seu colega de trabalho está dispersando o grupo só porque viu uma matéria engraçada na internet. Chame-o de canto, ou por algum meio (Skype ou WhatsApp) e avise-o para prestar atenção na frequência dessas ações.

E o mesmo vale para você. Nada de ficar dispersando no trabalho, pois essa tendência, obviamente, vai atrapalhar bastante a sua rotina produtiva. Então, cobre os outros e, principalmente, cobre a si mesmo.

 

6- Use lembretes

Agendas, calendários, ferramentas, post-its… Use os lembretes para não deixar passar aquela data importante! Uma dica preciosa: o “alarme duplo” pode ser extremamente eficiente para fazer algo que tem prazo irrevogável. No caso de um evento, configure para lembrar uma semana antes e um dia antes. Sempre ajuda os esquecidinhos!

 

7- Foque nos resultados

Você sabe aonde quer chegar? Se isso não está claro, fica muito mais difícil traçar o plano de ação para conquistar os resultados necessários. Se a ideia é vender mais, tenha claro quais são as metas e o que é preciso para aumentar sua produtividade e chegar lá mais rápido.

 

8- Diminua o tempo das reuniões

Para ter uma reunião produtiva e eficiente, escolha apenas dois tópicos para abordar e anote-os. Mais que isso, a probabilidade da conversa dispersar e parar em outros assuntos é muito maior. Também estipule um prazo, de 15 a 30 minutos são suficientes para dois temas distintos.

E essa é uma das principais dicas de quem deseja saber como aumentar a produtividade na empresa, lembre-se disso. 

 

9- Organize-se

Pode ser com ferramentas online como Evernote, Wunderlist ou Trello, ou até mesmo a boa e velha agenda, planners ou post-its. Encontre sua melhor forma de se organizar e de saber quais são suas prioridades. 

A organização é essencial para profissionais de alto desempenho. Assim, se você deseja ter uma performance diferenciada, vai precisar se organizar com extrema eficácia.

 Gostou do conteúdo sobre produtividade no trabalho? Continue navegando pelo blog da Followize para conferir mais novidades e dicas importantes.

Comments

Post a Comment