Aprenda como usar Inbound Marketing para atrair leads qualificados em massa e, da mesma forma, reduzir os custos de aquisição.
Com a evolução da tecnologia e da forma como as empresas se comunicam com os consumidores, o mercado de marketing também vem passando por intensas transformações ao longo dos últimos anos.
Neste novo cenário, o consumidor ganhou uma nova voz e passou a ter papel ativo na presença e repercussão de marcas e produtos. E, assim, o marketing precisou se adaptar à uma nova estratégia para atender perfis modernos e diferenciados de consumo.
O público não quer mais propagandas lhe dizendo o que fazer e em que marca confiar. O novo consumidor quer mais: quer saber como as empresas podem contribuir para suas reais necessidades e dificuldades. E neste contexto surgiu uma nova forma de potencializar negócios: o inbound marketing.
Hoje vamos explorar um pouco mais sobre esse novo modelo de marketing e fazer uma breve introdução do tema para, além de dicas para botar a mão na massa. Então, se você quer saber como usar Inbound Marketing na prática, confira o guia que preparamos, logo abaixo.
O que é inbound marketing?
O inbound marketing, em tradução literal, quer dizer “marketing de entrada” ou “marketing de atração”. Em linhas gerais, sua função é ganhar o interesse do público (daí o conceito de “atração”) por meio da criação e compartilhamento de conteúdos úteis para se comunicar com o consumidor sem falar de produto e, dessa forma, criar um relacionamento de longo prazo, sempre estabelecendo confiança e fidelização para a marca no processo.
A principal diferença entre esse novo formato do marketing e o marketing tradicional — hoje chamado de “outbound marketing”— é que no modelo antigo a oferta de produtos e serviços era o centro da ação e os consumidores eram acionados pelas marcas.
Já o inbound faz o oposto: o conhecimento e a oferta de soluções (e não produtos ou serviços) são o centro da ação e os consumidores é que acionam as marcas pelo efeito de atração, tornando os resultados mais assertivos e qualificados para quem realmente tem interesse nos temas apresentados.
Ou seja, o inbound marketing atrai potenciais clientes, faz com que eles encontrem sua empresa, se comunica com eles, entende suas necessidades e cria o encantamento necessário para que eles vejam em seu produto a solução ideal para seus problemas. Se no marketing tradicional o fator psicológico era centrado na mensagem, no inbound marketing ele está em todos os aspectos, da mensagem à jornada trilhada pelo consumidor.
Como o Inbound Marketing pode ajudar seu negócio a crescer
A propaganda tradicional como conhecemos está morrendo. Os formatos tradicionais de anúncios e presença forçada de marca estão deixando de ser o principal atrativo para fomentar o consumo entre o público. Como, então, driblar este desafio e aumentar as vendas?
Se levarmos em conta o crescimento do comércio eletrônico e o quanto as marcas devem estar a cada dia mais presentes neste universo, o inbound marketing apresenta-se como a solução ideal para essa questão, já que é capaz de criar um efeito de atração e peneira, trazendo o público para o funil de vendas e conduzindo-o em cada etapa da jornada de compras até a tomada de decisão.
E não é apenas na atração de leads que o inbound marketing oferece benefícios. Veja alguns pontos que tornam essa prática mais vantajosa para as marcas em geral:
- Atração de leads através de conteúdo qualificado;
- Captação de contatos qualificado e com real interesse nas soluções oferecidas;
- Economia com equipe de vendas e possibilidade de atuação com inbound sales;
- Maior visibilidade com menor custo;
- Segmentação do público;
- Educação, evangelização e fidelização do público;
- Maior índice de conversão;
- Construção de credibilidade e autoridade para a marca.
Como usar Inbound Marketing
O primeiro passo que você precisa saber na hora de como usar Inbound Marketing é ter bem definido o briefing do seu projeto, alinhar as ações entre as equipes de marketing e vendas e trabalhar na definição das personas (público-alvo) que melhor representam o seu cliente ideal. A partir daí, um universo de possibilidades se abre para que você possa trabalhar diferentes estratégias de atração e retenção.
Entre os pilares do Inbound Marketing estão práticas como blogs, emails, mídias sociais, ebooks, infográficos, webinars, pesquisas, fóruns, vídeos, SEO e outras ações que contribuam para fortalecer a presença online de uma marca ou empresa. A lógica é estar presente em vários canais e utilizar diversos formatos para responder as dúvidas da sua persona.
Com essa premissa em mente, as ações devem ser criadas com foco em cada etapa do funil de vendas. Portanto, na hora de aprender como usar Inbound Marketing na prática, leve em consideração o público, além do seu momento de compra. Assim, você evita tentar vender para aqueles que, ainda, não estão preparados para a conversão.
Controle os leads gerados pelo Inbound Marketing
Nunca é demais lembrar: para ter sucesso em suas ações, você precisa controlar seus resultados! Com o inbound marketing é a mesma coisa, o ROI precisa estar sempre na ponta dos dedos para que você possa garantir que está na direção certa e mudar as rotas quando for necessário.
E uma das maneiras mais eficientes de ajudar a medir a eficiência do inbound marketing, bem como potencializar a continuidade do lead em seu funil de vendas, é através da gestão de leads. Saber como usar Inbound Marketing também consiste em entender como gerenciar os leads.
Com um sistema de gestão de leads você pode detectar a origem dos leads e checar quais são as estratégias com melhor retorno, além de manter o termômetro do lead sempre aquecido ao realizar as ações necessárias da equipe de vendas sempre no time ideal.
Se você quer entender essa realidade na prática, solicite uma demonstração com Followize, um software de gestão de leads que ajuda você a acompanhar de perto cada etapa da vida do seu lead, e amplie suas oportunidades de conversão ao implantar novas estratégias de inbound marketing: